Aspectos Gerais
A Grécia, também conhecida oficialmente como República Helênica, é uma das mais antigas civilizações do mundo, local conhecido por muitas pessoas como o berço da cultura ocidental. É um país localizado no continente europeu, que faz parte da União Europeia e conta com um grande número de ilhas paradisíacas no seu litoral.
Está localizado no extremo sua da região que é mais conhecida como Bálcãs, na península chamada de Peloponeso. O seu território total tem aproximadamente 132000 quilômetros quadrados, para se ter uma base de comparação é mais ou menos o tamanho do estado do Ceará, no entanto um pouco menor.
É um dos destinos de verão mais procurados de todo o planeta, mas não para por aí, seu turismo histórico e cultural é muito importante, atraindo milhões de visitantes anualmente. Sua capital é Atenas e esta cidade conta com uma população de aproximadamente 800 mil pessoas, no entanto, ao considerarmos todas sua região metropolitana esse valor é cerca de 4 milhões de pessoas. O país como um todo tem por volta de 12 milhões de habitantes.
A população grega está constituída como civilização a pelo menos 3000 anos, mesmo tempo em que a região de Atenas é habitada. Hoje essa cidade é uma das cidades globais e uma das mais cosmopolitas do mundo. É uma cidade animada, moderna, que une a tradição ao tecnológico e é o centro administrativo, cultural e político do seu país.
Alfabeto Grego
O alfabeto utilizado na língua grega é um dos mais antigos do planeta e acredita-se que ele tenha sido criado por volta do século IX a. C. (século 9 ou 800 a. C.). O alfabeto é composto principalmente por símbolos, que nos outros países do mundo conhecemos como símbolos matemáticos e símbolos físicos, tal como os famosos, β beta, γ gama, θ teta, Ω / ω e ômega.
Cada letra possui duas representações que podem ser parecidas como no caso do teta ou diferentes como no caso do ômega. Os símbolos gregos são utilizados também para nomear estrelas e outros elementos na área de astronomia e astrofísica.
Idioma
A língua falada e oficial do país é o grego, uma língua bem difícil para nós brasileiros, pois inclusive eles utilizam outro alfabeto, é falada por toda a sua população nativa e em algumas regiões ainda existem variações ainda mais complexas do que grego o tradicional. O alfabeto grego conta com diversas letras e símbolos que a maioria dos ocidentais sequer consegue identificar. O nome do país em sua própria língua é escrito da seguinte maneira: Ελλάδα.
No entanto o país é muito estruturado para o turismo e por esse motivo nas principais cidades e ilhas sempre há placas tanto em grego, quanto em inglês, além disso muitos dos habitantes principalmente as pessoas que trabalham na área hoteleira e gastronômica falam o inglês para se comunicar com quem vem de outros países, afinal eles sabem que o grego é uma língua difícil e muito pouco falada fora da Grécia.
História
Iremos abordar brevemente a história Grega, o país que possui suas origens há mais de 3 mil anos antes de Cristo, se somadas, as suas origens apresentam cerca de 5 mil anos, teve seu ápice de glória por volta do século 5 a. C., época em que o famoso monumento grego, o Parthenon foi erguido.
Por volta do ano 500 a. C. começou a se estabelecer a famosa democracia grega, isso aconteceu após uma revolta que tirou um governo autoritário e tirano do poder. Os líderes da revolução estabeleceram diversas reformas políticas no sentido de garantir os direitos e estabelecer regras para a sociedade.
Existiam naquela época 3 tipos de habitantes na Grécia, os cidadãos nativos que gozavam de todos os direitos, os estrangeiros e os escravos, até para os escravos haviam leis, as quais determinavam que eles não podiam passar por maus tratos. Com a democracia grega foram criados conselhos administrativos, legislativos, conselho de magistrados, reuniões do povo, cargos para política externa, etc. Essa democracia terminou por volta de 400 a. C. quando Atenas foi derrotada por Esparta.
Por volta de 150 a. C. foi anexada militarmente à Roma ou melhor, ao Império Romano, mas os contemporâneos dizem que nunca foi conquistada intelectualmente e culturalmente, pois a sociedade grega tinha uma certa superioridade de conhecimentos sobre Roma. Uma frase famosa do filósofo Horácio diz “A Grécia embora capturada manteve seu conquistador em cativeiro”.
Com o declínio do Império Romano, entrou em cena o Império Bizantino, que anteriormente era apenas um fragmento do Império Romano, era chamado de Império Romano do Oriente, mesmo assim já dava sinais de caminhar pelas suas próprias pernas, já que até a sua capital foi mudada de Roma para Constantinopla, atual Istambul que antes chama-se Bizâncio, mas teve seu nome alterado em homenagem ao imperador da época, Constantino.
Quanto mais o Império Romano Oriental aproximava-se das raízes gregas e de seus costumes, mais afastava-se dos costumes latinos ocidentais e a ruptura era cada vez maior. O Império Bizantino permaneceu fortalecido e independente por mais de 2 mil anos, até ser conquistado pelos turcos otomanos, o que aconteceu no ano de 1453.
Por quase 400 anos os gregos viveram sob os domínios dos turcos, o que só acabou com a Revolução grega ou também conhecida como Guerra da Independência Grega. O dia da comemoração de independência é 25 de março.
A guerra teve vários altos e baixos, várias revoltas, mas seu início oficial foi no ano de 1821 e perdurou até 1832, os gregos tiveram o apoio do Reino Unido, França e da Rússia. A ajuda das nações amigas foi essencial para que os gregos vencessem as últimas batalhas no ano de 1828, no entanto as negociações teóricas com o império otomano já derrotado foram até 1932, quando oficialmente foi reconhecida a sua independência.
Fronteiras
O país faz fronteiras com os países, Albânia, Bulgária, Macedônia e Turquia. No mar o país está no limite de 3 diferentes mares são eles: Mar Mediterrâneo, Mar Egeu e Mar Jônico.
Religião
Na Grécia atual a grande maioria da população se declara grega ortodoxa, com uma mínima porcentagem de católicos, muçulmanos e ateus. A igreja ortodoxa grega é muito consolidada e se trata de uma antiga ramificação do cristianismo que vem de uma ruptura que aconteceu há alguns séculos atrás.
A igreja ortodoxa se separou da igreja católica que tem sua sede no Vaticano e foi a religião oficial do grande Império Bizantino. É uma igreja um pouco mais rígida que a sua semelhante católica, além disso não acreditam em alguns dos dogmas católicos e não dão tanta importância a todos os sacramentos.
Uma outra grande diferença entre as duas igrejas é que a ortodoxa não acredita na supremacia de uma pessoa, nem de um bispo, como ocorre na religião católica que é toda estruturada na hierarquia, onde as hierarquias são municipais, depois estaduais, nas quais tem-se os bispos regionais e acima de todos está o santo Papa.
Na igreja ortodoxa, em geral até existe um soberano que para a igreja grega, é chamado de Patriarca de Constantinopla, mas ele não governa ou toma decisões pela igreja, apenas é símbolo de sua unidade, cada país ou região tem seu próprio patriarca, por exemplo na Rússia, ele é chamado Patriarca de Moscou.
Além disso os ortodoxos não acreditam no purgatório, possuem uma quaresma de 47 dias, não possuem imagens de santos e anjos, apenas retratos e o celibato é mais flexível. Dentro todos os pontos, um dos mais diferentes para os ocidentais é que o natal não é comemorado no dia 25 de dezembro, mas sim no dia 7 de janeiro, pois seguem um calendário que se chama juliano, enquanto os católicos seguem o gregoriano.
Economia
Não é segredo que a Grécia viveu nos últimos anos a maior crise dos seus tempos modernos e vem se recuperando a passos lentos. Após a crise mundial de 2008, a economia grega entrou em colapso, seu déficit orçamento foi gigante, as pessoas tentavam tirar dinheiro do país e os bancos algumas vezes tiveram que fechar as portas para não quebrar.
Após muitas medidas rígidas impostas pelo Fundo Monetário Internacional, o FMI e a União Europeia, muito dinheiro foi injetado no país, mas isso aconteceu às custas de muitas exigências. O dinheiro gasto com medidas sociais para a população diminuiu, muitas pensões foram cortadas, direitos trabalhistas foram diminuídos e na prática o resultado não foi nem de perto o esperado. A economia por certo tempo continuou estagnada e o desemprego chegou aos 27%, quando se considera somente a parcela jovem essa taxa chegava aos 50%. Muitas pessoas deixaram o país, os acordos não deram certo e outros novos acordos foram feitos. A União Europeia forneceu muito dinheiro pois se a Grécia saísse da zona do euro a sua moeda poderia perder a credibilidade aos investidores.
Durante esse tempo um dos setores mais sucateados foi a saúde pública e a taxa de mortalidade da população grega cresceu enquanto a taxa mundial decrescia, as pessoas começaram a falecer com doenças que podiam ser tratadas. No entanto a partir de 2017, começou-se a ver uma luz no fim do túnel, a economia começou a dar os primeiros sinais de recuperação, cresceu 1,4 % no período, o que já é um início, as taxas de desemprego também estão caindo mesmo que lentamente.
No dia 19 de agosto de 2018 teve fim os planos de resgate financeiro e submissão da Grécia às exigências da União Europeia. O balanço que fica é que as medidas extremas tomadas não deram certo, só recentemente as taxas de desemprego começaram a cair, os valores se tornaram abaixo de 20 % somente em 2018, mas o verdadeiro resultado desses anos todos é um grande número de pessoas vivendo na miséria, cerca de 30% da sua população.
Apesar de tudo isso, o povo grego continua sendo um povo alegre e amigável, que recebe muito bem os seus turistas, que tem uma das melhores culinárias do planeta, que possui ilhas paradisíacas e que não perde as esperanças. Posso dizer com certeza que os turistas que visitam o país desejam que a Grécia, mesmo que devagar, continue se recuperando dessa crise e que volte a oferecer uma boa qualidade de vida aos seus cidadãos.
Moeda
A moeda oficial da Grécia é o euro, moeda largamente utilizada na Europa e aceita em praticamente todos os países membros da União Europeia. O euro é mais valorizado do que o dólar americano, portanto seu valor consequentemente é bem maior do que a nossa moeda brasileira, o real. Em uma consulta realizada em agosto de 2019, foi observado que o euro tem variado de 4,00 até 4,70 reais brasileiros.
Gastronomia
É impossível falar da Grécia sem falar da sua culinária que é uma das mais famosas do mundo e é também referência quando pensamos em alimentação equilibrada. A famosa gastronomia mediterrânea, como todos já sabem é regada à muito azeite de oliva.
Na Grécia você também pode fazer o turismo gastronômico, há várias opções de bons restaurantes e todo um roteiro alimentar, assim como opções de comidas doces e salgadas que te deixarão com água na boca. Tenha o prazer de praticar o ritual alimentar dos gregos, o ritual de comer e beber sem pressa, apenas degustando e admirando o sabor.
Os itens mais consumidos na Grécia além do azeite, são os frutos do mar, frutas, verduras e legumes, os alimentos frescos em geral, pouco se faz fritura, porque a preferência nacional é o assado e o grelhado. O azeite é um pouco diferente do consumido no Brasil, possui uma pureza maior.
Os gregos costumam variar o cardápio, existindo o dia dos peixes, o dia das lulas e polvos (muito consumidos no país), o dia do carneiro, etc. Além disso, as frutas secas como amêndoas e damascos tem lugar garantido nos pratos gregos.
A carne de vaca não é muito consumida, até porque a Grécia não possui grandes áreas para pastagem e preserva as que tem, mas além dos frutos do mar, a carne de cordeiro, de carneiro e de porco também são utilizadas.
Um dos maiores segredos da culinária grega são os temperos, um verdadeiro grego utiliza muitas ervas para dar sabor à sua comida. Eles gostam não de disfarçar, mas de realçar o sabor dos alimentos. É uma culinária principalmente orgânica, equilibrada e deliciosa. A seguir alguns exemplos de pratos típicos do país.
Pratos Salgados
Moussaka: Essa delícia se assemelha à nossa tão conhecida lasanha, mas sem a massa, pois consiste em uma combinação de deliciosas camadas, suas camadas são formadas por carne de cordeiro moída, berinjelas que são usadas como uma das camadas, tomates, temperos, molho e o ingrediente que não pode faltar, o azeite.
Salada grega: A salada grega ganhou o mundo todo nas últimas décadas isso porque ela é mais incrementada do que a salada tradicional que conhecemos. Sua combinação essencial é um misto de azeitonas, tomate, pepino, cebola e o famoso queijo feta, queijo feito do leite de cabra ou de ovelha. Para temperar ao invés de usar molhos prontos, usam muitas ervas, como o orégano, manjericão, tomilho e também pimenta. A finalização fica por conta do azeite de oliva.
Gemista: A palavra que dá nome ao prato já diz do que se trata, em grego gemista significa recheado. Essa receita consiste em um tomate ou um pimentão, nos quais tira-se o seu miolo e em seguida é recheado com arroz. Esse prato também é temperado com ervas e em seguido ele é dourado no azeite. O grande segredo está nos temperos.
Tzatziki: Essa comida consiste em uma espécie de molho feita a partir do iogurte grego, limão, cebola e pepino. É também temperado com ervas, azeite, sal e tem até mesmo um toque de menta. É servido como um molho para ser passado no pão pita, geralmente conhecido como pão árabe.
Skordalia: Esse prato consiste em um purê de batatas incrementado com alho, nozes, amêndoas e azeite.
Keftedes: Quer uma coisa mais grega do que bolinhos e polvo ou de carneiro? É no que consiste esse delicioso prato.
Klêftiko: É um prato delicioso e antes de comer ele já te ganha pelo visual. Consiste em uma carne de pernil de cordeiro assada no forno, juntamente com batatas regadas à muito limão, azeite e orégano.
Gyros: Gyros é uma espécie de sanduíche com particularidades gregas, ele é feito com o pão pita que é enrolado em volta do seu recheio, que por sua vez é composto de carnes, legumes e até mesmo existem opções de adicionar batata frita ao recheio. O mais tradicional é rechear com tomate, cebola e o molho Tzatziki, molho tradicional grego já descrito acima. Esse alimento é barato e é uma ótima opção quando você precisa de um lanchinho rápido antes de chegar até seu ponto de interesse.
Dolmades: é muito tradicional na Grécia e assemelha-se à um charuto, ele pode ser escolhido como aperitivo, tira gosto ou como um lanche, é recheado de arroz e enrolado em folhas de uva.
Pastitsio: Seria o equivalente grego da macarronada brasileira ou italiana. O prato é composto por uma massa com molho, no entanto seu molho é feito de tomate com carne de carneiro moída ou com frutos do mar.
Mezes: é geralmente os aperitivos gregos, aquelas comidas de beliscar enquanto tomar um suco e principalmente uma cerveja. Geralmente os aperitivos são feitos com pães, azeitonas, queijos, carnes e até alguns legumes, com muito tempero, azeite e molho. Você vai encontrar os mezes em restaurantes típicos dessa comida, são os mezepoleíon, ouzerí ou tsipourádiko.
Pratos Doces
Baklava: Essa é uma deliciosa sobremesa muito típica da Grécia. É uma torta com uma massa folhada muito levinha e que derrete na boca recheada com nozes e geralmente servida com sorvete.
Iogurte Grego: Ao contrário do que muitas pessoas pensam o iogurte grego verdadeiro não é igual ao que é vendido com mesmo no Brasil com o mesmo nome. Além de sua consistência ser mais grossa e encorpada, ele é bem menos doce do que o que conhecemos. Para comer esse prato os gregos costumam misturar o iogurte com mel e frutas, principalmente frutas secas.
Kantaifi: Essa é uma sobremesa muito apreciada no país. É composta pelos famosos fios cabelo de anjo, amêndoas ou nozes, canela e para sua calda utiliza-se açúcar, limão, água e baunilha. Como ela é bem doce é apreciada em pequenas porções, pouco maiores que um bombom.
Bebidas
Frappé: O frappé essa espécie de café gelado é uma das bebidas mais consumidas na Grécia, é muito comum você ver um grego na rua segurando o seu frappé. Geralmente é servido com cubos de gelo e muita espuma, feita com leite. Essa bebida é tipicamente grega, até porque foi inventada no país na década de 50.
Ouzo: é uma bebida alcoólica feita a partir da fermentação da casca de uva, que pode chegar a ter um teor alcoólico de 44%, altíssimo, portanto, cuidado com as doses dessa bebida. Ela é aromatizada com anis e pode ser misturada com água, ou com pedrinhas de gelo para refrescar. Não se assuste, quando misturada ela pode ficar num tom esbranquiçado, é normal. Atenção ao pedir a bebida pois a palavra Ouzo se pronuncia Uzo.
Mythos: Para os amantes de cerveja essa é a mais tradicional do país, não que os gregos sejam os melhores cervejeiros do mundo, mas essa é tipicamente grega. É composta pelos famosos fios cabelo de anjo, amêndoas ou nozes, canela e para sua calda utiliza-se açúcar, limão, água e baunilha.
Quebrando Pratos
A tradição de quebrar pratos na cultura grega remonta de cerca de 4 mil anos atrás e geralmente ocorre durantes grandes eventos e celebrações. Apesar de ser uma das maiores manifestações culturais gregas atualmente é proibido por lei essa atitude em locais públicos e estabelecimentos públicos, mas a prática ainda acontece em eventos particulares.
O simbolismo que traz esse costume é o de desapego pelas coisas materiais e a eliminação de energias negativas, tudo isso ocorre em meio às festividades e geralmente acompanhado de muita dança, portanto o costume acontece em meio à um clima muito alegre o que reforça a teoria de eliminar toda a negatividade.
Clima
O clima na Grécia é o clima mediterrâneo que conta com inversos frios e chuvosos e verões quentes e secos. Lembre-se as estações do ano no hemisfério norte são o contrário do hemisfério sul, portanto a época que se deve ir para pegar as praias e ilhas paradisíacas são principalmente os meses de julho e agosto, acrescentando o final de junho e o início de setembro à esta conta.
Preços Por Estação
No verão, as praias e ilhas gregas ficam extremamente lotadas de turistas de todo o mundo e devido à alta procura os preços podem ser bem altos, tanto de acomodações, quanto das refeições, mas são os meses mais quentes e com menor probabilidade de chuvas, chance praticamente 0.
A primavera que vai de março a junho é uma opção melhor aos que querem economizar, pois os preços em geral são bem mais baixos e o clima já está esquentando, mas ainda não possui as altas temperaturas do verão e por esse motivo algumas vezes, principalmente nos primeiros meses de primavera, pode ser um pouco incomodo para entrar no mar. Escolha datas da primavera que já se aproximem do verão.
Nos meses do outono as temperaturas são intermediárias, se for viajar neste período, dê preferência ao fim de setembro e mês de outubro pois em novembro as temperaturas passam a cair e em dezembro já é sentido um frio intenso no país, além do aumento do aumento considerável das chuvas.
O início de outubro é um período excelente para ir à Grécia, pois os turistas já diminuíram, os preços são menores e as temperaturas ainda são agradáveis para pegar praia. O inverno grego é muito frio, as temperaturas caem consideravelmente e chove muito, as visitas dos turistas diminuem tanto que muitos voos até as ilhas são cancelados.
Atenas
A capital e maior cidade do país é cheia de história e grandes monumentos, além disso também é a porta de entrada no país, todos os voos que chegam à Grécia inicialmente param em Atenas, se a cidade não for o seu destino você deverá seguir em conexão até outro lugar.
A cidade tem esse nome em homenagem à deusa da mitologia grega Atena. Essa deusa é a deusa da civilização, da sabedoria, das artes de estratégia, é uma deusa dentre os 12 deuses do Olimpo. Seu nome escrito em grego é Αθήνα. Na Grécia antiga Atenas foi uma cidade-estado.
O clima em Atenas é um pouco mais quente do que nas outras cidades, isso acontece por causa da cadeia de montanhas que existe em volta da capital, fazendo que sobre a cidade quase sempre fique um clima quente, seco e abafado, devido à menor frequência de ventos.
Há em Atenas muitas opções de hotéis e restaurantes para os visitantes, há opções para todos os bolsos, mas saiba que os preços são menores nos meses fora do verão que vai de junho até setembro. O seu roteiro de viagem pela cidade vai depender do tempo em que você vai passar no local, no geral, os turistas desejam conhecer principalmente a Acrópole.
Atrações
Acrópole: Seu significado é cidade alta, as acrópoles eram construídas no alto das montanhas para assim se ter uma visão melhor dos seus entornos e favorecer a defesa da cidade. Há várias acrópoles na Grécia, mas indiscutivelmente a mais famosa de todas é a acrópole de Atenas que foi construída por volta de 400 a. C.
Neste local há diversos monumentos históricos e construções de valor imensurável. As principais atrações que são vistas ainda de pé no local são: O Propeliu, o Parthenon, o Erecteu e o Templo de Atena. A Acrópole é um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, mas a cidade não para por aí, há também um outro patrimônio da humanidade que é o Mosteiro de Dafne.
Erechtheion: Esse local é o famoso templo que possui as estátuas femininas como parte de suas colunas, o nome dessas figuras é cariátides. Esse templo foi consagrado à Atena e Poseidon e foi construído por volta de 400 a. C. Segundo a lei havia uma fonte de água salgada e uma oliveira no local, como forma de expressão dos deuses, além disso conta-se que ali vivia uma serpente que quando recusava alimento era sinal de má sorte.
Museu da Acrópole: Este é um lugar onde se pode ter uma verdadeira aula de história da Grécia antiga, lá encontram-se diversas obras, manuscritos, documentos, artefatos e até parte dos templos, é o museu mais completo sobre a antiguidade grega.
Restaurante da Acrópole: Costuma ser muito bem avaliado e além disso, conta com uma vista linda da cidade e da região.
Colina Filopapo: Este local é muito próximo à Acrópole e conta com uma vista privilegiada deste monumento, também conta com um do pôr dos sóis mais lindos da Grécia, com a Acrópole ao fundo. Se prepare que para chegar ao topo você precisa subir a colina a pé, então se prepare, pois, vai precisar de muita disposição, mas garanto que a vista será recompensadora.
Mosteiro de Dafne: é um mosteiro construído durante a época Bizantina, ele é um belo exemplar da arte arquitetônica desta época. Foi construído em um local que antes abrigava o templo de Apolo. No local há uma igreja tipicamente bizantina.
Ágora de Atenas: É um espaço ao ar livre que foi muito importante na Grécia antiga. Em uma ponta ficavam os edifícios públicos, cada um com uma diferente atribuição, com sua diferente função na vida pública. Do outro lado ficavam as lojas e mercados. Na ágora em si aconteciam as reuniões, os debates, discursos e outras manifestações políticas. Além disso, do local era possível ver a Acrópole, o Areópago e a pnyx, esses dois últimos eram locais onde o supremo tribunal e as assembleias se reuniam, respectivamente. Quando estiver na Ágora vale a pena conhecer o Templo de Hefesto, que o templo grego mais preservado atualmente, ainda é possível ver no local suas colunas e teto originais.
Templo de Zeus Olímpico: Primeiro devemos esclarecer que na mitologia grega Zeus é o soberano de todos os deuses do Olimpo, os deuses gregos. Sua construção teve início no século XV a. C. e seu fim aconteceu somente no governo de Adriano. Atualmente só restam algumas de suas colunas, o templo foi quase todo destruído pelo tempo e por constantes saques de pessoas que queriam usar suas pedras e mármores. O templo está dentro o sítio de Olimpeu, este sítio arqueológico inclui alguns templos menores, uma basílica, algumas termas e construções típicas da Grécia antiga.
Museu Arqueológico Nacional de Atenas: Neste museu está grande parte das antiguidades gregas, muitas obras de arte, esculturas datadas desde o período Neolítico na região, passando pela Grécia antiga até o fim da era romana. Foi inaugurado em 1829 e teve um pequeno período no qual suas obras não foram exibidas, foi durante a Segunda Guerra Mundial, quando diante dos riscos de bombardeios todas as suas peças foram transportadas e armazenadas em locais que fossem a prova de bombas. Foi reaberto em 1945 e funcionou até 1999 quando por causa de um terremoto teve que ser fechado, reabriu em 2004 e funciona até hoje recebendo turistas de todo o mundo. Conta inclusive com peças da antiguidade egípcia como sarcófagos e múmias.
Museu Bizantino e Cristão: Como o nome já diz, é um museu dedicado à era Bizantina e também aos artefatos religiosos. Nele há obras de arte, esculturas, mosaicos, tecidos, vestuários e também manuscritos antigos. Além de ser um belo local para se visitar.
Museu Benaki: Este museu inaugurado em 1930 é um local de arte, história, arqueologia e estudos das culturas e civilizações. Esse museu foi criado pelas mãos de um apaixonado colecionador e entusiasta de história, Antonis Benakis, que era membro de uma família muito rica, o que lhe permitiu ao longo da vida adquirir peças de diferentes períodos históricos e de diferentes culturas, fazendo seu acervo crescer cada vez mais.
O prédio onde está instalado o museu ocupa a antiga mansão da família Benakis e foi cedido por todos os irmãos para a criação do museu. O museu cresceu ainda mais nos anos que se seguiam, pela doação em dinheiro e doação em acervo de muitos colecionadores, criando o que se vê hoje, que é uma das maiores coleções de antiguidade em toda a Grécia. É o único museu grego que possui peças, manuscritos e acervo em geral de todos os seus períodos históricos. Na sede em Atenas ficam as peças relacionadas à Grécia, mas hoje ele tem outras filiais pelo país e frequentemente expõe parte de seu acervo em outros países.
Igreja de Panaghia Kapnikarea: O local onde está localizada esta igreja era antigamente um templo provavelmente dedicado à Atena ou Deméter, mas o local como é visto hoje foi erguido no século XI. É uma das construções mais antigas com seu estilo arquitetônico da Grécia, atualmente funciona como uma igreja ortodoxa. Vale muito a pena a visita, pois além de sua beleza rústica exterior, que também é muito interessante, para conhecer sua arquitetura interior.
Plaka: Plaka é um bairro ateniense, o qual apresenta uma arquitetura única e muito linda, que se assemelha à de algumas ilhas gregas, com muitas flores, charme e casa pintadas. Fica ao pé da Acrópole e é um dos lugares mais bonitos, atrativos e bem conservados da cidade. Possui diversos becos e ruas que formam labirintos, onde hoje funcionam inúmeros restaurantes.
Psirri: Este bairro fica localizado no centro histórico da cidade, ele conta com diversos bares e restaurantes e é um dos lugares mais aconchegantes da cidade, é cheio de luzes, decoração típica e ao primeiro olhar pode parecer um pouco estranho, com todos os seus grafites, mas é um local seguro como qualquer outro da cidade e onde as pessoas vão para sentir um clima das pequenas cidades gregas. Ele fica ao redor da praça de mesmo nome.
Thissio: Esse é o bairro onde está localizada a Ágora grega e também o imponente Templo de Hefesto, é um dos locais de mais história e charme da cidade. A lenda é que o bairro recebeu esse nome porque o herói Teseu, herói da mitologia grega, está enterrado ali. No bairro também existe um cinema ao ar livre que é o mais antigo do mundo. O acesso é facilmente feito por metrô e vale a visita também pelas opções de bares e restaurantes. Neste bairro também está o Museu Benaki.
Monte Licabeto: Esse lugar é o ponto mais alto da cidade, nele se tem uma bela vista da Acrópole e também do mar Egeu.
Jardim Nacional: Esse é um parque dentro da cidade de Atenas, que mais parece um oásis, se você quer incluir um passeio junto da natureza no seu roteiro, ele é o lugar certo.
Metrô
O metrô de Atenas possui 3 diferentes linhas e 65 estações, atualmente tem uma linha inclusive que vai até o aeroporto da cidade, a linha azul, é possível se localizar no local que muitos trechos possuem identificações em inglês.
Praias Continentais
Se você está em está em Atenas e não vai conseguir esticar sua viagem até as ilhas gregas vale a pena visitar algumas praias pela região da capital, não é mesmo? Afinal você está na Grécia.
Praia de Alimos: é uma praia privada, portanto para acessá-la você deve ir até um dos clubes à beira mar, geralmente eles cobram uma taxa que inclui o uso das áreas do hotel, assim como guarda sol, espreguiçadeiras, etc. Indicamos o Akiti tou Iliou. Está praia está a cerca de 12 quilômetros de Atenas.
Vouliagmeni: É uma praia com ondas, portanto muito procurada pela galera do surf, mas no local também há um lago de mesmo nome em que as pessoas podem optar por se caso desejarem fugir das ondas. Conta com infraestrutura muito boa ao seu redor.
Glyfada: é uma praia de águas transparentes e muito bonita. Há locais públicos e locais privados ao longo de sua extensão. A região tem ótima infraestrutura para o dia e para a noite. Está a 13 quilômetros de Atenas.
Astir: é uma praia privada que pertence ao Astir Palace Beach Hotel, ao qual se paga uma taxa em média de 25 euros, dependendo da opção que escolher, mas você terá a sua disposição toda a estrutura do resort. A praia é linda, possui águas cristalinas. Está a aproximadamente à 20 quilômetros da capital.
Kokkino Limanaki: Esta é uma praia que esta a cerca de 40 quilômetros de Atenas, é uma belíssima praia cercada por montanhas avermelhadas com uma água azulzinha. Você precisa pegar uma pequena trilha para acessá-la mas vale a pena e é uma trilha bem tranquila. Você pode ir de carro ou de ônibus, mas não há linhas diretas então você deverá fazer conexão.
Cabo Sunion
O Cabo Sunion está localizado fora da capital grega, mas o percurso até lá é pequeno cerca de 70 quilômetros, em pouco tempo de estrada você chega. É um local muito bonito, que oferece aos turistas uma vista privilegiada do mar e natureza ao redor. No local existe o Templo de Poseidon, reconstruído por volta de 440 a. C., pois o templo original foi destruído pelos persas anos antes. É um espetáculo da natureza o pôr do sol que ocorre por lá e que você pode avistar ao lado do templo.
A história do local conta que ali foi onde Egeu, rei de Atenas se jogou ao mar quando avistou o barco de Teseu vindo ao longe com velas escuras. A lenda diz que Teseu foi lutar contra o minotauro e disse à Egeu que se saísse vitorioso voltaria com velas brancas. Na verdade, o que houve foi um mal entendido, pois Teseu saiu sim vitorioso, mas esqueceu de trocar a cor das velas. O nome do mar, mar Egeu é atribuído a esse rei que perdeu a vida no local.
Ilhas Cíclades
Muita gente não sabe, mas as famosas Mykonos e Santorini fazem parte de um arquipélago de ilhas chamado Ilhas cíclades. Esse arquipélago fica no mar Egeu e tem esse nome porque faz um círculo ao redor da ilha de Delos. No passado, todas as ilhas formavam uma só cidade, mas atualmente cada ilha é um setor independente administrativo. Neste arquipélago está o mais famoso cartão postal da Grécia, as casinhas brancas e telhado azul, concentradas principalmente em Santorini, uma das mais famosas ilhas gregas.
O clima nas ilhas em geral é quente e seco, não atinge temperaturas tão baixas no inverno quando comparadas às temperaturas do continente e no verão elas não costumam passar de 30º C por causa do padrão de ventos constantes no local. Chove pouco, mas quando chove é principalmente nos meses de inverno, especialmente dezembro e janeiro. Além disso a temperatura do mar costuma ser muito agradável, por volta dos 20º C.
Ilha de Mykonos
Mykonos é com certeza uma das mais famosas ilhas gregas, possui as tradicionais casinhas brancas com portas e janelas coloridas, principalmente no tom azul escuro. É uma das ilhas mais animadas da Grécia e oferece muitas opções para se curtir a noite e o dia, pois também possui muitas praias paradisíacas.
A ilha ganhou notoriedade devido à senhora Onassis, esposa de um milionário grego que nos anos 70, fez com que a ilha passasse a ser a queridinha de muitas celebridades, desde então sua fama ficou cada vez maior e hoje é uma das ilhas mais democráticas e procuradas. Oferece opções para todos os gostos, passeios família e também lugares para azaração.
O lugar mais badalado e que oferece a melhor infraestrutura é sua cidade principal e capital, Chora que é também conhecida como Mykonos Town. Nesta cidade há preços para todos os gostos, desde os hotéis de luxo onde ficam os famosos até acomodações mais simples para quem não quer gastar uma fortuna por lá, mesmo assim o preço nesta cidade é maior do que em outras, mas a localização e a proximidade com os principais pontos turísticos vale a pena, mas somente você sabe do seu orçamento.
Na ilha tem um aeroporto e você pode voar para lá a partir de Atenas e até de outras capitais europeias na época de alto verão, você também pode chegar lá de barco a partir das outras ilhas. Para se locomover na ilha há muitas opções, mas a mais escolhida em geral é o scooter, o carro pode não ser vantajoso pois além de gastar mais, muitas vezes não tem estacionamento tão perto dos pontos turísticos. Tem também a opção de ônibus, que apesar de demorar um pouquinho mais que as outras, geralmente tem veículos equipados com ar condicionado e muito confortáveis.
Em Mykonos Town os lugares são lotados a qualquer hora do dia e por isso é aconselhável que você reserve os lugares em restaurantes e bares, principalmente os de frente para o mar, na região chamada de Little Venice que nos presentei com uma vista incrível do pôr do sol. Muito próximo à Little Venice estão os moinhos de vento de Mykonos, que é lugar que vale a sua visita é muito lindo e com uma vista maravilhosa.
Praias
As principais praias de Mykonos são: Psarou Beach, Paradise Beach, Super Paradise Beach, Paraga Beach e Agios Sostis Beach. A seguir algumas dicas sobre elas:
Psarou Beach: É uma praia mais tranquila, por tranquila não entenda vazia apenas um pouco menos procurada do que as outras e tem um público de todas as idades, principalmente um público jovem. Conta um ótimo beach club chamado Nammos, que alguns inclusive consideram o melhor da ilha.
Paradise Beach: Essa praia é geralmente a mais lotada, tem muita gente mesmo, principalmente no verão, disputar um pedacinho de areia pode ser difícil, por este motivo também conta com vários beach clubs com djs, comidas e atrações o dia todo, por isso é impossível estar nessa praia sem ouvir as diversas músicas tocando.
Super Paradise Beach: é uma praia cheia mas possui menos opções de clubes, portanto tem menos muvuca, mas ainda assim a música pode ser ouvida da praia.
Paraga Beach: essa praia conta com muitos bares e opções de restaurantes, é uma praia bem bonita. Uma curiosidade de Paraga Beach é que lá tem uma piscina que você pode usar com a cobrança de uma taxa de consumação, essa piscina faz parte de um hostel do local.
Agios Sostis Beach: essa praia é a mais vazia normalmente, isso porque seu acesso é mais difícil do que as outras, não chegam ônibus no local e você precisa ir por sua conta, apesar de não ser difícil chegar lá. Além disso, não há alugueis de itens de praia no local e você deve, portanto, levar algumas coisas como, toalha, chapéu ou até um guarda sol se tiver, mas não leve muito pesa para não se cansar na caminhadinha até a praia, que é curta, mas é em declive. Essa praia também tem um ótimo restaurante que se chama Kik’s Tavern, que possui vista e comida maravilhosas.
Noite
A vida noturna na ilha é bem agitada tem inúmeras opções de bares, bares baladas e baladas no local. Há opções para diversos públicos, os locais sempre contam com djs muito bons e até atrações famosas, a principal boate local é a Cavo Paradise. Cheque a programação local assim que chegar na ilha. Apesar disso, também há opções para quem quer sossego, com muitos restaurantes bem no estilo família.
Ilha de Santorini
Santorini é uma das ilhas mais famosas de todo o mundo, isso com certeza você já sabe. Mas o que pode te surpreender é o fato de na ilha não ter praias tão bonitas quando comparadas às outras ilhas gregas. Sim isso mesmo, Santorini é um paraíso pela sua vibe, pela sua arquitetura de casinhas brancas e telhados, portas e janelas azuis, mas definitivamente não é o principal destino para praias.
Mas lhe garanto que isso não vai atrapalhar em nada sua experiência pois a cidade conta com lugares maravilhosos, vistas de tirar o folego e muitos hotéis com piscina, daquelas de borda infinita, a beira do mar. A ilha é bem maior do que você pensa e conta com diversas cidades.
Uma das coisas mais curiosas sobre a ilha é que ela resistiu a uma erupção vulcânica e por isso tem uma caldeira em seu centro coberta por água. Com a erupção, as lavas expelidas levantaram a cadeia de montanhas nas quais hoje se encontram muitas de suas cidades como Oia.
Para quem vai de avião, o aeroporto é cerca de 1 hora de distância das principais cidades locais e por lá não existem paisagens tão lindas como do outro lado da ilha, você pode também ir de barco, a partir das outras ilhas ou até mesmo de Atenas com uma viagem de cerca de 7 horas de duração.
Praias
Algumas das praias de Santorini são a Read Beach e a AMoudi Bay, a Red Beach é uma praia que não conta com areia, mas com um solo avermelhado que muitas vezes deixa sua água em tons mais escuros, é a principal praia de Santorini. A Amoudi Bay é uma praia sem areia isso porque para entrar na água você deve pular de um murinho para dentro do mar, por muitos essa é considerada a praia mais bonita e com águas mais cristalinas.
Além de tudo isso, Amoudi Bay não é tão procurada e tão lotada, isso acontece porque o acesso até ela é bem difícil e inclui caminhada e descida e depois subida de 250 degraus, mas com toda certeza é um lugar para se visitar, ainda mais que sua orla conta com vários restaurantes. Não vale a pena se hospedar perto das praias na Grécia, pois não ficam nas montanhas e não oferecem uma boa infraestrutura.
Atrações
Akrotiri: Esse lugar é um sitio arqueológico da idade do Bronze que por muito tempo ficou escondido embaixo das cinzas do vulcão, quando foi descoberto tinha muitas coisas preservadas, artefatos e estruturas físicas, atualmente é inclusive chamado de Pompeia grega, para quem não sabe Pompeia é um sitio arqueológico italiano, no qual uma cidade inteira ficou debaixo das lavas de um vulcão, muitas pessoas não tiveram nem tempo de fugir. A erupção do vulcão na Grécia aconteceu em torno de 1620 a. C. Você pode saber mais através do site oficial: https://www.santorini.com/archaeology/akrotiri.htm.
Pôr do Sol
Uma dica de onde ver o pôr do sol é antes da descida de Amoudi Beach, que oferece um ângulo privilegiado do mar. No entanto, quase todos os pontos das cidades altas, mas principalmente de Oia oferecem vistas privilegiadas desse espetáculo natural.
Onde Comer
Claro que tem milhares de opções de lugares para comer na ilha, para todos os gostos e preços, muitos dos lugares podem parecer mais caro ainda, mas isso acontece em grande parte porque o euro vale pelo menos 4 vezes a nossa moeda que é o real.
O interessante é se informar nos hotéis e em blogs da internet sobre dicas de restaurantes, aqui iremos deixar algumas sugestões:
Café Meteor: Não se engane pelo nome café, esse lugar oferece várias opções de drinks e de bebidas alcoólicas, é ótimo para ir no período do pôr do sol, está localizado em Oia. Também oferece aperitivos tipicamente gregos para você escolher o seu preferido, além de tudo isso ainda conta com uma fabulosa vista para o mar enquanto você escuta uma música ao vivo.
Taverna Remezzo: Esse restaurante é também uma espécie de varanda de frente para o mar, é coberto pela sombra das flores e uvas que formam um verdadeiro teto colorido pelo verde, rosa e roxo. As parreiras lotadas de cachos de uva são um espetáculo a parte. Ele fica na praia da Caldera, Santorini.
Mama Thira: Este restaurante ou como é chamado na Grécia, esta taverna, oferece pratos típicos gregos e é um local agradável e encantador. Tem dois andares de mesas, sendo o segundo um terraço de frente para o mar.
Bebidas
Duas indicações de bebidas para experimentar em Santorini, são as cervejas e os vinhos. Existe uma cerveja típica da ilha que é filtrada com água das rochas vulcânicas, chama-se Volkano.
Há vinhos cultivados na ilha, a criação de uvas é feita de uma maneira curiosa, como o calor no local é intenso, as videiras são plantadas no chão, enroladas e fazendo uma espécie de caverninha onde as uvas ficam escondidas dentro e com a sombra das folhas, escapam da exposição demasiada ao sol.
Os vinhos produzidos em Santorini são geralmente de dois tipos:
- Vinho seco: Tem um sabor mineral muito delicioso, tem um sabor forte e único. Uma sugestão é a marca Assyrtiko.
- Vinho doce: Experimente a marca Vinsanto que é produzida com a combinação de alguns tipos de uva.
Cidades de Santorini
Oia: Outra grande curiosidade que você precisa saber sobre Santorini é que a sua principal cidade é Oia, que se fala Ia, lá é o principal local onde se encontra a arquitetura pela qual a ilha é tão famosa, em contrapartida é a cidade que tem os mais altos valores para acomodação e alimentação, também é a cidade mais alta da ilha.
Nesta cidade desembarcam muitos cruzeiros e por isso as vezes fica muito lotada em certos períodos do dia, nesta hora basta fugir para as piscinas dos hotéis ou buscar ruas mais tranquilas. Em Oia o preço de um hotel com vista para o mar é no mínimo, nas acomodações mais simples cerca de 300 euros, esse valor pode ser menor em hotéis sem vista para o mar e sem piscina, cerca de 80 euros. As bebidas e comidas nessa cidade também tem preços altíssimos, bem maior do que a média grega.
Fira: Se você quer economizar é indicado que vá para a capital da ilha, conhecida como Thira ou Fira, as acomodações e opções de alimentação são bem mais baratas do que em Oia, tem uma arquitetura parecida, mas definitivamente não chega aos pés da imponente Oia.
Ilha de Delos
A ilha de Delos, muitas pessoas não sabem, mas é o maior centro arqueológico de toda a Europa. Essa ilha muitas vezes é deixada de lado pelas suas vizinhas Mykonos e Santorini, mas ela já foi o principal centro da Grécia antiga, rota de reunião dos gregos contra os espartanos e onde muitos tesouros foram guardados. Teve seu apogeu entre 3000 a. C. até 90 a. C.
Por muito tempo acreditou-se que o local não tinha de especial, até uma arqueóloga francesa encontrou as ruinas da antiga cidade, um verdadeiro museu a céu a abetto, muito mais conservado do que grande parte dos monumentos gregos.
Além de tudo isso, a ilha de Delos segundo a mitologia grega é um lugar sagrado pois foi o berço de deuses como Apolo e Ártemis, filhos de Zeus, não com sua esposa oficial, que era Hera mas com outra, chamada de Leto, a lenda diz que Hera expulsou Leto, que por sua vez foi buscar um abrigo nas cidades gregas, quando ninguém lhe aceitou foi para a ilha de Delos dar à luz à seus filhos e prometeu que por isso a ilha permaneceria para sempre acima do mar e que o templo de Apolo seria construído ali. De fato, o templo de apolo localizado na ilha é um dos mais importantes da história grega.
A ilha é habitada por menos de 20 pessoas que trabalham no local. Há barcos de outras ilhas para lá, principalmente de Mykonos, partem cedo e voltam no máximo até as 15 horas. Antes de ir embora vale a pena a visita no museu da ilha. Uma outra dica é levar água, roupas leves e um chapéu, não há muitas sombras e os preços no local são altos, tenha a sua própria água.
Na ilha também existem outros templos como o de Templo de Isis, que apesar de ser uma deusa egípcia tem seu templo até que bem conservado por aqui. Há também a casa de Cleópatra que na verdade não é a casa da famosa rainha do Egito, mas sim de uma senhora que queria exibir sua riqueza, há também a casa de Dionísio, praça dos leões e o teatro, escolha a sua ordem e vá conhecendo os pedacinhos da ilha.
É estranho imaginar que esse lugar com tantas ruínas e hoje praticamente desabitado um já foi uma das grandes cidades gregas, com templos, casas, clube e sede de jogos que atraiam pessoas de toda a região, pessoas que até pagavam tributos para ter a oportunidade de entrar na ilha. Neste lugar existiu uma grande civilização grega, uma cidade moderna e completa, com lindos projetos arquitetônicos.
Ilha de Ios
Esta ilha fica bem próxima à famosa Santorini. Cerca de 50 minutos de barco, que eles chamam de ferry boat. A partir de Mykonos, os ferry boats costumam demorar 1 hora e 45 minutos. Os principais lugares são Mylopotas, Chora e o porto. Você pode alugar um veículo ou andar por lá de ônibus, que geralmente são frequentes. Agia Theodoti é uma das praias mais lindas da ilha, mas a praia mais famosa chama-se Manganari e está cerca de 1 hora dos principais pontos da ilha, mas há ônibus que saem com horário marcado para lá.
É uma ilha com muita procura pelo público jovem, portanto as opções de lazer são muitas. Tanto de dia quanto de noite. Uma indicação é o Erego Beach Club que tem uma piscina de borda infinita e muitos drinks e petiscos regados a muita música. Ele ainda oferece puffs para quem quer relaxar nas águas da sua piscina.
Ande pelas lindas ruas da ilha, mas não deixe de ir até anfiteatro Odysseus Elitis que conta com uma linda vista para o mar e as montanhas, você pode ver também um filme ao ar livre que geralmente é gratuito, o único ponto é que pode ser que seja exibido em grego.
Em Chora que é sua cidade principal existe um lugar muito especial para se observar o pôr do sol. Em meio à sinos e torres de igrejinhas gregas que mais parecem que saíram de uma pintura. Para chegar até lá você deve caminhar até o topo do vilarejo, o que demora cerca de 15 minutos, lá em cima você terá a aquele que para muitos é a melhor visão da ilha para o pôr do sol.
Além das praias já citadas, a praia de Kalamos também é um tesouro de Ios, ela é mais vazia pois não tem uma estrutura de atendimento ao turista e sua estrada não é pavimentada, inclusive por esse motivo algumas pessoas praticam o nudismo neste local, apesar de não ser uma praia especificamente para isso.
Vilma e Pikri Nero: São duas praias diferentes e seu acesso é feito com barco. Você pode pegar esse barco em alguns locais de Ios, inclusive do porto, você paga cerca de 40 euros por pessoas e tem direito a 4 paradas, são águas cristalinas e inclui até mergulho para iniciantes. Vale o passeio.
De restaurantes as indicações são o Salt, que tem uma vista lista, fica na praia de Mylopotas e tem espreguiçadeiras para os turistas relaxarem após comer. Há também o Koumbara Taverna que está na praia de Koumbara, ele é todo decorado de uma maneira linda, além disso oferece uma vista incrível.
Ilha de Creta
Creta é a maior das ilhas gregas e fica localizada ao sul, no mar Egeu. Essa ilha possui 4 cidades principais, são elas: Chania, Heraklion, Rethymnon e Agios Nikolaus, cada uma com suas características únicas.
Na cidade de Chania, existe um porto no estilo veneziano e muitas construções medievais, é uma cidade charmosa, cheia de lojinhas e restaurantes. Há vários bairros que mostram o charme da cidade e contam um pouco de sua história
Heraklion é a capital da ilha e apesar do que a maioria diz, vale pelo menos um dia de visita. É cercada por muros da era medieval e tem uma praça que é um charme chamada de praça do leão, cercada por bares e restaurantes. A cidade conta com construções turcas, bizantinas, medievais, entre outros estilos.
Em Heraklion há também o Palácio de Knossos, local onde escavaram artefatos e construções datados da era do Bronze, o que faz do local um sitio arqueológico de grande importância. Além disso é onde encontram-se o lugar onde segundo a lenda viveu o minotauro, o ser mitológico que tem corpo de homem e cabeça de touro. A lenda diz que ele viveu no subsolo do palácio, de fato existe um labirinto instalado embaixo da construção, é vale sua visita.
Rethymnon é uma cidade medieval bem preservada que mistura itens da cultura veneziana e turca. Há lugares importantes próximos à essa cidade tal como o mosteiro Arkadi, que foi para onde quando os turcos invadiram Creta a população fugiu, mas os turcos descobriram e foram até o local, quando chegaram lá os nativos atearam fogo a si mesmo como forma de resistência.
Praias
Próximo à cidade estão muitas das mais belas praias da ilha como Agias Galini, Rodakino, Preveli, Plakias e Bali.
Agios Nikolaos: Nesta cidade há um belo lago, onde segundo a mitologia grega Atena e Artemis costumavam se banhar. Visite o centro histórico, algumas igrejas bizantinas de arquitetura inigualável e depois vá para as fabulosas praias tais como Ammoudi Beach, Ammos Beach, Gargadoros Beach uma praia de pedras e Almyros Beach. Em Creta está a praia que por muitas pessoas especializadas no assunto é a mais bonita de todo o continente europeu, será?
Chama-se Balos Beach e possui areais brancas e um mar calmo como uma piscina. O acesso é difícil, você pode ir de barco ou de carro, mas deve andar a partir de Chania cerca de 55 quilômetros e depois fazer uma trilha de mais 2 quilômetros, mesmo assim a praia é muito cheia no verão, muito mesmo, mas com certeza vale sua visita.
Elafonissi uma das praias mais bonitas da região, tem uma área reservada para o windsurfe e uma área para os banhistas, possui areia clara, em alguns lugares branca e em outros rosada e suas águas são calmas.
Vai beach: é uma praia de águas claras cercada por uma floresta de palmeiras e esse é seu diferencial, por isso sua paisagem é completamente diferente de outras praias europeias.
Falassarna Beach: Essa praia detém o título de uma das mais limpas e claras da Grécia, está próxima à vila de Plátanos e também presenteia o turista com um lindo pôr do sol.
Você pode chegar na ilha de avião ou de barco. Os aeroportos de Creta, sim tem mais de um, recebem voos não somente de Atenas, mas de diversas capitais da Europa.
Clima
O clima na ilha não atinge temperaturas tão baixas como em outras localidades do país, seu clima é mediterrâneo, mas um pouco mais árido do que de outras ilhas e chove pouco. Seu litoral divide-se em dois, norte e sul, no Sul as temperaturas são maiores e as chuvas menos frequentes, mas quando acontecem geralmente é no inverno.
Ilha de Rhodes
Essa ilha está localizada no mar Egeu, na região sudeste da Grécia e já muito próxima à costa de Turquia, no arquipélago Dodecaneso. Esta ilha é famosa tanto pelas suas praias quanto por sua história.
Na ilha assim como em Atenas, também existe um importante Acrópole, chamada Acrópole de Lindos, que fica na cidade de mesmo nome, no leste da ilha. Sua construção é do século 4 a. C. e nela há um Templo de Atena Lindia, que é sua principal atração. Além disso, a vista lá de cima é simplesmente maravilhosa, só tenha folego para subir e leve muita água.
A capital da ilha é a cidade de Rhodes, que possui construções medievais que estão entre as mais importantes e bem conservadas de todo o continente. Na cidade existe uma região chamada de Old Town ou cidade velha, neste lugar é onde estão as construções históricas, é realmente uma volta ao passado.
Palácio do Grande Mestre dos Cavalheiros, este palácio data do século XIV. É um verdadeiro castelo saído dos livros de história. Nele há câmaras no subsolo que contam com grande obras de arte do passado, que outrora foram roubadas.
Monastério Tsambika, este local que é datado do século XVII, além de ser valor histórico também é uma parada obrigatória pela sua vista. Ele fica no alto de um penhasco e tem um grande campo de visão, que inclui a cidade de Lindos.
Praias
Rhodes tem tantas praias maravilhosas que merecem um item apenas para falar delas. A seguir conheça as principais paradas à beira mar.
Praia Ixia: Essa praia possui padrão de ventos constantes e por isso é muito procurada por quem pratica esportes no estilo do windsurfe. Possui areia com muitas pedras e está próxima de grandes hotéis e resorts.
Praia de Lindos: Essa praia é bem próxima da Acrópole de Lindos, é uma praia muito bonita, tanto para quem está na areia quanto para quem a observa de cima, mas também a paisagem do entorno é muito linda, com a Acrópole ao fundo. Possui uma água azul esverdeada e esmeralda, que também é cristalina.
Faliraki: esta é a praia mais popular, em grande parte por apresentar a melhor estrutura. É uma praia extensa, tem cerca de 5 quilômetros, portanto tem áreas para todos os gostos, ao redor dela existem todo o tipo de comércio.
Antony Quinn Bay: é uma praia em meio a uma cadeia de pedras, você pode chegar de barco ou pela estrada descendo uma escadinha a pé. É uma das praias mais bonitas da ilha, vale muito a pena conhecer, mas chegue cedo pois como sua porção de aareia é pequena, existem poucos lugares com guarda sol e espreguiçadeiras que você pode alugar.
Prasonisi: Essa praia ou melhor essas duas praias é uma que das que mais atraem turistas. É um cabo com uma baixa montanha na ponta e que tem suas areias entre duas praias, uma de frente para a outra, é uma visão interessante apesar de estar um pouquinho longe de Rhodes, cerca de 90 quilômetros.
Praia de Elli: Esta praia fica na cidade de Rhodes e é uma das principais e mais visitadas da ilha, até mesmo pela facilidade de se chegar até ela. Tem uma ótima infra estrutura ao seu redor.
Clima
O clima local é o mediterrâneo que conta com verões secos e invernos mais chuvosos. Neste lugar os ventos intensos estão presentes durante o ano todo e por isso as temperaturas são mais amenas inclusive no verão, não passando de 30º C. A água do mar em média tem a temperatura de 23º C, principalmente nos meses de junho e setembro.
Ilhas jônicas
Essas ilhas estão localizadas na costa Oeste do país, é um arquipélago de cerca de 30 ilhas, dentre essas há as conhecidas como “Sete ilhas”, na qual situa-se as 7 principais que são Cefalônia, Citera, Corfú, Ítaca Lefkada, Paxos e Zakyntos, iremos falar sobre algumas delas.
As praias nessas ilhas são tão cristalinas, intocadas e paradisíacas que nem parecem reais. No geral, são ilhas muito influenciadas pelos costumes italianos, já que foram dominadas por esse povo durante muito tempo.
O clima costuma ser levemente diferente dos outros lugares da Grécia, isso porque está no lado contrário das outras ilhas e tem muita influência dos ventos que vem do norte da África e também pela corrente de ventos que vem do norte da Europa.
Da África vem os ventos quentes e da Europa vem os ventos frios, essa combinação faz com que o padrão de chuvas nas ilhas seja diferente, chove mais aqui do que em outras ilhas, mas isso não muda que o verão quase não chove e são os melhores meses para visita-la, a maior diferença é vista na paisagem, que apresenta mais verde enquanto as outras ilhas tem uma paisagem mais árida.
Ilha Cefalônia
Essa ilha é também conhecida como Kefalonia, ela é a maior ilha e a mais preservada do arquipélago, você pode ir até lá de carro ou avião, pois a ilha conta com um aeroporto. Como a ilha é grande o mais aconselhável é alugar um carro para andar por lá assim você faz tudo no seu tempo e não fica refém do transporte público.
Atrações
Praia de Antisamos: é uma das mais bonitas da ilha e conta com um mar azul e verde cristalino. É perto da cidade de Sami e é cercada por montanhas com muito verde.
Lago Melissani: é uma caverna a céu aberto, que tem um buraco na sua parte superior que foi feito por causa de um terremoto, possui águas cristalinas e o melhor horário para visitar o lugar é por volta de meio dia por causa da incidência da luz.
Fiskardo: é uma vila muito charmosa, nela há belas construções e lindas praias, inclua a Emplysi Beach em seu roteiro, é um dos destinos mais procurados de toda a ilha.
Assos: É uma vila que conta com vistas e restaurantes incríveis, além disso ainda atem uma bela e graciosa praia. No local há o castelo de Assos, que fica no alto do morro e para chegar lá deve-se fazer uma trilha de cerca de 30 minutos em trajeto pavimentado para chegar ao topo, mas a vista lá em cima vale muito a pena.
Myrthos Beach: essa praia é a mais importante da ilha e realmente vale a sua fama, tem uma beleza extraordinária de águas incrivelmente azuis. Para quem quer aproveitar muito bem essa praia é aconselhável se hospedar em Divarata.
Vouti Beach: é uma praia bem escondida no meio dessa ilha, que quase não há informações para chegar lá, quase não há placas e você deve pegar algumas estradas de terra, mas a praia vale tudo isso, é um paraíso de águas cristalinas e que é praticamente deserto.
Petani Bay: é uma das praias mais bonitas e exclusivas da ilha, é verdadeiramente linda com águas esverdeadas. Lá existem apenas duas propriedades, uma residência e o Petani Bay Hotel.
Ilha Corfu
Essa ilha possui um centro medieval histórico que é um charme à parte para os turistas, dentre as principais atrações estão os fortes da ilha, o forte novo e o forte velho os dois eram interligados por muralhas que protegiam o local. A cidade tem muitas ruazinhas estreitas, praças e até castelos, tudo no estilo veneziano, por isso pode te lembrar algumas cidades italianas. Assim como em Nápoles na Itália, há ruas em que as roupas são penduradas em varais, nas ruas. Desde de 2007, a cidade velha de Corfu é um dos Patrimônios mundiais da humanidade pela UNESCO.
Kanoni: Está a apenas 2 quilômetros da cidade de Corfu e por isso o acesso até lá é bem facilitado, lá existe uma cidade medieval e também os típicos banhos romanos, além disso, a vista a partir de lá é linda.
Paleokastritsa: Essa é uma vila, provavelmente a mais famosa da ilha e neste local também existe um mosteiro que segundo contam os locais, foi outrora um castelo, o nome do mosteiro é Mosteiro da Virgem Maria. Onde vivem alguns monges que seguem os costumes ortodoxos. Além disso, você pode ver no local uma extensa coleção de antiguidades, incluindo livros e manuscritos com data do ano de 1200.
Essa vila está localizada há 25 quilômetros de Corfu. É indicado que você alugue um carro para ir até lá, pois ao longo da estrada você vai passar por praias verdadeiramente maravilhosas e com certeza terá vontade de parar. Tem também praias que só se chega de barco, mas o passeio é oferecido geralmente com saídas a partir da vila. Há opções para todos os gostos.
Castelo de angelokastro: Um castelo do que foi construído por volta do século XIV, é um castelo bizantino de grande importância para o país, ele fica no topo de uma montanha rochosa. Você pode chegar até lá de carro, ainda bem, mas a estrada é bem estreita e tem curvas bem perigosas e por isso você deve ter cuidado, a sinalização é boa.
Kassiopi: é um vilarejo que conta com várias praias de água cristalina, com boa infraestrutura e que é um dos locais preferidos dos turistas. As duas principais praias são Bataria e Kanoni, elas são lindas, escondidas e suas águas possuem vários tons de azul esverdeado. Seu acesso é por uma estrada estreita que só passa um carro por vez. A vila ainda conta com um castelo, de mesmo nome.
O pôr do sol de Corfu é um dos mais apreciados da Grécia, faz frente aos famosos das ilhas cíclades, se informe em quais locais é observado o melhor pôr do sol, uma dica é a praia de Logos ou da varanda dos inúmeros restaurantes.
Ilha Lefkada
O forte desta ilha definitivamente é praia e possui exemplares de um azul incrível, imponente, cristalino, geralmente com falésias clarinhas de calcário. É aconselhável alugar um carro para transitar entre as praias. As principais praias são Kathisma, Mylos, Megali Petra, Vasiliki, Porto Katsiki e Egremmi. Essa ilha é a única que tem uma estrada que a liga com o continente, portanto você pode chegar até lá por autoestradas.
Ilha Paxos
A capital dessa ilha é Gaios, ela não é uma ilha muito grande e também não recebe muitos turistas, ela é interessante principalmente para quem deseja dias de tranquilidade. Nela também há praias muito bonitas de um azul cristalino, tal como Monodendri e Levrecchio. Há uma grande plantação de oliveiras nesta ilha, pois ela é uma grande produtora de azeite, mas não só de azeite como também de vinhos.
Ilha Zakynthos
Essa ilha, assim como tantos outros pontos da Grécia essa ilha tem uma história na mitologia grega. Por muitas pessoas é considerada a ilha com a praia mais bonita do mundo. De fato, a sua principal praia, Shipwreck Beach em inglês, Navagio Beach em italiano ou Praia do Naufrágio em português, é de uma beleza incomparável, águas tão azuis e cristalinas que as vezes é difícil acreditar que é real.
Navagio Beach além das qualidades de sua água, também é cercada por montanhas clarinhas em toda sua extensão, o que realça ainda mais a cor do mar. Você pode chegar até lá de barco, vá mais de uma vez ou quantas puder, pois vale a pena, procure quais são os horários mais vazios.
Essa ilha é uma das mais baratas da Europa, acredite! Pois por muito tempo foi desconhecida por grande parte da população, esperamos que os preços não tenham grandes aumentos nos próximos anos.
Lá também está localizada a Blue cave, ou caverna azul, que são cavernas no mar onde podem passar pequenos barcos e você pode nadar, o lugar realmente faz jus à seu nome e as águas são de um azul intenso. Para ir até lá prefira ir em barcos pequenos que podem entrar nas cavernas, além disso você pode casar a Navagio Beach e as cavernas.
A arquitetura da ilha é diferenciada, assemelha-se aos traços arquitetônicos da Itália, pois foi colonizada por italianos, como é possível ver principalmente em Zakynthos Town, uma linda cidade ao pé de uma colina que fica no centro da ilha, lá tem ruas, bares e restaurantes de tirar o folego, parece que você está na Itália medieval. As águas ao redor da cidade são de um azul cristalino e na baía de Laganas é possível ver muitas tartarugas.
Interior
Se quiser sair do roteiro tradicional das praias é aconselhável que vá até as plantações de uva, oliveiras e frutas. Sim há fazendas na ilha que parecem as grandes produções de azeite e vinho continentais como vemos na França e na Espanha. Uma sugestão é a fazenda Ampelostrates.
Outras Lindas Praias
Além da principal praia da ilha que atrai tantas pessoas, tem também outras de tanta beleza quanto, são exemplos Porto Limnionas e Makris Gialos. Porto Limnionas tem um acesso um pouco complicado, mas nada que não possa ser superado, o visual é maravilho, tem um restaurante e na encosta tem pessoas alugando espreguiçadeiras.
Makris Gialos é uma belíssima praia de Zakynthos que está localizada próxima ao porto Agios Nikolaos, a praia oferece uma ótima estrutura para o turista, inclusive conta com mais de uma opção de restaurante.
Dicas Sobre O País
Roupas: A Grécia tem dois extremos, muito frio e muito calor, portanto para montar a sua mala será necessário saber em qual estação você vai viajar. O verão é muito quente e seco. Se prepare. Lembre-se sempre que as estações na Grécia são o contrário do tempo das estações no Brasil. Lá o inverno começa em dezembro e o verão tem início em julho.
Visto: A Grécia não exige visto dos turistas brasileiros que permanecerão no país até 90 dias, assim como todos os outros países que compõe a União Europeia, mas lembre-se que não há voos diretos do Brasil para a Grécia, portanto, você precisará fazer conexões, então procure saber em qual país seu voo irá parar antes de chegar ao destino final, pois se for um país que não faz parte de EU você deverá consultar a necessidade de visto com antecedência. Por exemplo, muitos dos voos que vão para lá param antes na Turquia e lá é exigido este documento.
Vacinas: Para ir à Grécia não são exigidas nenhuma vacina.
Seguro de viagem: Assim como os outros países membros da União Européia para entrar nesse país também é necessário o seguro e ele deve ter uma cobertura de no mínimo 30 mil euros. Há muitas empresas especializadas neste tipo de seguro no Brasil, consulte as opções.
Idioma: Apesar de o grego ser completamente diferente do português grande parte das pessoas envolvidas com turismo falam o inglês. Apesar disso é sempre importante ter anotado como se fala algumas palavras chave. A seguir alguns exemplos:
- Bom dia: Kalimera
- Olá: Iá
- Sim: Né
- Não: Óxi
- Por favor: Parakalo
- Desculpa: Singnomi
- Obrigado: Ef’rraristó
- Fala inglês? : Milate angliká?
- Fala espanhol?: Milate hispaniká?
- Onde fica o banheiro?: Pú ine i tualetes?
- Quanto custa?: Posso kani?
- Aceitam cartões de crédito?: Deheste pistotikes kartes?
- Com licença, onde fica …?: Singnomi, poo ine?
- Não entendo: Den katalaveno
- Não falo grego: Den milao elinika
Fuso horário: A diferença de horário entre a Grécia e o Brasil varia com o período do ano, quando eles estão em seu horário de verão que vai de maio a setembro a diferença é de 6 horas. No inverno é de 4 horas, isso por causa do horário verão vigente no Brasil.
Tomadas: Corrente elétrica na Grécia é de 220 volts e corrente alternada. Lá os modelos das tomadas são do tipo F e C. Se seus aparelhos precisarem de outra tomada providencie o adaptador antes.
Tempo de viagem: Antes de comprar as suas passagens tenha certeza do tempo em que deseja permanecer na Grécia. Pesquise com muito cuidado os lugares que deseja conhecer para assim determinar o tempo necessário de viagem, muitas pessoas compram a passagem e só depois vão ver quanto tempo é indicado para visitar em cada lugar e muitas vezes não dá tempo de fazer tudo. Lembre-se que há muitas ilhas na Grécia, que tem as vezes não uma, mas várias cidades e também muitas cidades e atrações turísticas. Se organize primeiro, depois faça sua compra. Além disso, não fique apenas um dia em cada lugar achando que conseguirá fazer tudo, lembre-se que além do tempo nas atrações, há o tempo no transito e também em filas, principalmente no verão.
Malas: Não leve malas muito grandes e pesadas, principalmente se você for as ilhas, pois no translado de barco as vezes pode ser difícil de carregar. Você pode combinar com algum hotel de guardas as malas para você em Atenas, mas isso depende do local e de sua segurança em se separar das suas malas.
Furtos: Fique atento, na Grécia como em outros países europeus podem sim acontecer muitos furtos, que são aqueles em que você nem ve o ladrão, apenas ve sua bolsa aberta depois e dá falta dos seus pertences. É muito raro casos de roubo, daqueles que te abordam e te ameaçam, mas quanto aos furtos, fique sempre atento.
Localização do hotel: Pesquise sobre os bairros onde deseja se hospedar, algumas vezes os preços podem estar muito baixos por outros motivos. Veja o estabelecimento, as avaliações, tudo isso conta e faz diferença na hora de fechar negócio.
Praias de pedras: Muitas das praias na Grécia são de pedrinhas, portanto, compre algum sapato que lhe auxilie a andar por elas e para conseguir aguentar ficar na água, isso pode evitar muita dor e muitos calos. Uma sugestão são as sapatilhas de mergulho.
Golpes Comuns Na Grécia
É preciso ter cuidado em qualquer lugar que se vai atualmente, principalmente nos locais turísticos muito visitados, como é o caso da Grécia. Há alguns tipos de golpes que praticam contra os turistas no país, mas você sabendo disso pode ficar atento para qualquer uma das situações.
Furto no metro: Tenha atenção dentro dos metrôs, não somente em Atenas, mas em qualquer parte do mundo, pois precaução nunca é demais. Evite metros lotados e se não for possível, guarde seus pertences escondidos, junto de você ou em algum lugar que você consiga vê-los.
Taxistas: Alguns taxistas podem tentar te enrolar quando sabem que é um turista. U conselho é nunca deixar os motoristas ver as notas que você tem, nunca deixá-los ver notas grandes, separe já um dinheiro trocado para as corridas de taxi. Há casos tanto do turista dar uma nota de 100 euros e o motorista dizer que foi de 10, quanto dos taxistas cobrarem valores exorbitantes pelas corridas, uma corrida que custaria 50 euros, eles cobrarem 100 euros, por isso outro ponto importantíssimo é combinar o valor da corrida antes ou pelo menos perguntar, consulte sites ou outras pessoas locais quanto é valor médio do trecho e não caia em enganações.
Ambulantes: Principalmente na praça Monastiraki há algumas pessoas que ficam vendendo artesanato, muitos deles podem ser inconvenientes e colocar peças em você sem que você queira, por isso fique atento.
Convite para beber: Cuidado com as pessoas que ficam na rua te convidando para conhecer o bar de um amigo, geralmente são senhores com certa idade que fazem isso e quando você vai você vai acabar pagando bem mais caro pela bebida e se reclamar provavelmente será muito insultado podendo gerar confusão.
Conexão dos Voos
Muitas pessoas sentem medo dos voos com conexão e por isso resolvem não ficar por muito tempo parado no aeroporto, mas você deve saber que algumas vezes não é tão rápida essa transferência de um lugar para outro e por isso se o seu tempo de conexão for muito pequeno você pode perder o próximo voo. Escolha conexões com no mínimo 3 horas pois assim você terá mais tempo para se localizar, transferir seus pertences, fazer seu check in, sempre é bom considerar que você se perder um pouco, então esse tempo seria uma espécie de prevenção contra eventuais atrasos.
Passagem de Avião
As passagens de avião para a Grécia podem não ser tão baratas como gostaríamos e por isso muitas vezes vamos pesquisar as empresas que apresentam os menores custos, o que não é problema algum, mas esteja sempre atento se essas empresas cobram outras taxas pagas na hora, como por exemplo, há companhias aéreas que cobram o check in, cobram para a impressão de papeis e até da passagem, além disso também cobram comidas e bebidas, algumas vezes até bagagem.
Leia tudo e esteja ciente do que oferece cada companhia e também o que exige cada uma delas, se está escrito que você deve imprimir alguma coisa, imprima, levar alguma coisa leve, se pedir para chegar com antecedência chegue. Afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
Barcos
É impossível pensar na Grécia, sem pensar nas suas ilhas e por isso aqui vai umas dicas quanto aos barcos que existem por lá.
Há dois tipos de barco são eles o o speed boat e o ferry boat, o speed boat é mais caro mas faz os percursos em menos da metade do tempo do ferry boat.
Reservas: Reserve o barco com antecedência é a melhor maneira de garantir o seu lugar, leve o e-mail de confirmação até as lojas dos barcos, pois mostra-los apenas par ao barqueiro não adianta, você precisa retirar o ticket na lojinha.
Guarde seu ticket sempre com você pois pode haver conferencia em qualquer momento da viagem. E lembre-se que alguns barcos são apenas para transporte de pessoas, outros para transporte de pessoas e veículos e se você precisar levar mala deve selecionar e informar essa opção. Há embarcações que não tem opções de bagagem.
Números Úteis
Pelo menos alguns telefones são interessantes para termos antes de ir para algum lugar, em caso de emergência saberemos onde pedir assistência ou ajuda.
Polícia turística (só recebe ligações de telefones gregos: 171.
Primeiros socorros: 166.
Embaixada do Brasil em Atenas: 210 7213 039.
Por fim, tenho certeza que qualquer que seja a região que você visitar da Grécia, você irá amar e verá que apenas uma vez não é suficiente. Aproveite o passeio.