Visitação ao Cristo Redentor é Reaberta

As últimas chuvas que causaram grandes deslizamentos no Rio de Janeiro, deixando centenas de mortos e desabrigados, também causaram a interdição durante duas semanas de uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor, já parcialmente reaberta.

Imagens

Deslizamentos e Prejuízos

As chuvas fortes que aconteceram  no início mês de abril provocaram inundações e deslizamentos que causaram muitos prejuízos e tragédias a famílias inteiras, especialmente em Niterói e no Rio de Janeiro, provocando a morte de mais de 200 pessoas. Os deslizamentos atingiram também as encostas do morro do Corcovado, em diversos pontos diferentes, bloqueando algumas das principais ruas de acesso ao Cristo Redentor e destruindo uma parte do caminho que leva até o Trem do Corcovado. Com base na situação, a Defesa Civil interditou o Parque e a visitação ao Cristo Redentor ficou fechado até o dia 21 de abril, quando foi reaberto, no entanto o bondinho que leva ao Cristo ainda permanece fechado e os administradores avaliam que o prejuízo chegue a R$ 2 milhões. Segundo previsão inicial da Fundação do Instituto de Geotecnia do Rio de Janeiro, as obras de contenção no parque Nacional da Tijuca, com a limpeza e retirada dos resíduos, garantindo a total segurança dos visitantes, deve durar no mínimo 6 meses, pois são mais de 200 pontos de deslizamento, sendo 50 considerados muito grandes, inclusive na Estrada da Paineira, um dos acessos principais. Os prejuízos no entanto, vão muito além do causado pela parada obrigatória do bondinho e das obras de restauração do Parque, todo o setor do turismo sofre prejuízos diretos e indiretos, pois o número e turistas na cidade diminuiu drasticamente com a publicação da notícia na mídia, pois o Cristo Redentor é o principal cartão postal da cidade, uma visita obrigatória para quem vai ao Rio de Janeiro.

Visitação ao Cristo Redentor é Reaberta

Outros Pontos Turísticos Afetados Pelos Deslizamentos

As inundações e os deslizamentos também trouxeram prejuízos e interdições a outros pontos turísticos do Rio de Janeiro, alguns desses prejuízos não imensuráveis por atingir obras antigas como a piscina de louça portuguesa e a obra de Iole de Freitas que ficam no Museu do Açude localizado no Alto da Boa Vista, onde ruiu a estrada de acesso atingindo o museu, que deve ficar fechado no mínimo por 3 meses para restauração, assim como o Museu do Pontal que só deve abrir no final de maio. Muitos programas ao ar livre e o turismo de aventura também estão prejudicados, o rapel e outras atividades realizadas na lagoa Rodrigo de Freitas, especialmente no Parque da Catacumba estão fechados há mais de uma semana.

RJ

Novas Normas

Reaberto parcialmente no dia de Tiradentes, o Cristo Redentor recebeu muitas visitas, mas a Defesa Civil está em alerta, o parque deve fechar mais cedo e os veículos de passeio devem ficar estacionados fora do Parque, que ao menor sinal de chuça deve ser imediatamente fechado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *