Um convite ao improvável. Isso pode perfeitamente descrever o incrível e felizmente admirável ritmo de Kuala Lumpur, capital da Malásia, uma cidade relativamente nova de função, com apenas 153 anos mas com um toque fascinante de cosmopolita e com muitas surpresas agradáveis. Chineses, malaios e indianos se misturam ante aos enormes arranha-céus, com muitos shoppings centers, agitada vida noturna e um ótimo circuito de gastronomia, Kuala Lumpur aparece nesta primeira década de século como uma fascinante metrópole asiática, com um toque agradável de afinidade.
Do Nada ao Céu
Quando de sua fundação, passados 150 anos pelos ingleses, Kuala Lumpur nada mais era que um entreposto no meio da selva, uma “parada” para garimpeiros de estanho dormirem enquanto exploravam o novo território, principalmente o local, rico no minério. Com o passar dos anos, principalmente devido à força do comércio instalado transforma à Praça Mederka em um dos principais centros de colonialização dos britânicos. Com traços bastante marcantes da arquitetura mongol e moura, o Edifício Sultan Abdul Samad se une à cartões postais como a Praça das Grandes Palmeiras e vão transformando cada vez mais a estrutura da cidade, inclusive estes dois últimos citados marcados pelo ponto de onde os malaios decretaram sua liberdade perante os ingleses. O crescimento meteórico de Kuala Lumpur pode ser facilmente percebido em locais como o Sky Bar, localizado no 37º andar de um badalado hotel e que dentre outras atrações, você poderá alugar um sofá a beira da janela onde poderá avistar de perto e do alto um dos mais bonitos cartões postais da Malásia: as Torres Petronas.
Culinária
Ao contrário do que se pensa, na Malásia não é caro prá se comer bem, pelo menos no que tange aos pratos nativos. Cercada de restaurantes muitas estrelas você pode encontrar muitos nos diversos shoppings, que além de comida ocidental oferecem as delícias da culinária malaia. A comida de rua do país também é de impressionar. Se chegar à imensa praça de alimentação ao longo de Jalan Alor, que começa a funcionar por volta das 16 horas e serve muitos pratos gostosos, como o sizzling, tipo de macarrão frito até altas horas da madrugada. Para finalizar e dizer que conheceu de tudo da culinária malaia, experimente procurar os kopi tiams, que são como se fossem cafeterias, que estã quase extintas mas que com alguma procura são localizadas, onde você poderá tomar o peng kopi, café com leite gelado e o roti baba, que é um delicioso pão com carne de porco assada e cebola.
Compras
Típico das metrópoles, Kuala Lumpur é repleta de shoppings, onde você encontra de tudo um pouco, mas o interessante é visitar o comércio de rua na Little India, onde o aspecto apertado das ruas e que lembram em muito os centros de compras da 25 de março no Brasil.