Viagem Para a Capadócia: Cultura e Pontos Turísticos

Capadócia é região histórica situada na Anatólia Central, província de Nevsehir, Turquia. No tempo de Heródoto o local foi relatado como Monte Taurus, situado na vizinhança da Euxine (Mar Negro).

Destinos Turísticos da Capadócia

  • 01-A área é um destino turístico popular com características singulares nas zonas geológicas, históricas e culturais. Localizada a sudoeste da grande cidade de Kayseri, que tem companhia aérea e serviço de transporte ferroviário entre Ankara e Istambul.
  • 02-Principais cidades para destinos turísticos na Capadócia são: Urgup, Goreme, Ihlara Valley, Selime, Guzelyurt, Uchisar, Avanos e Zelve.
  • 03-Cidades subterrâneas que merecem visita: Derinkuyu, Kaymakli, Gaziemir e Ozkanak. As melhores mansões históricas e casas-caverna para estadias turísticas estão em Urgup, Goreme, Guzelyurt e Uchisar.
  • 04-Balões de ar quente são populares na Capadócia, disponíveis em Goreme e apreciados nas áreas de Ihlara Valley, Mosteiro Valley (Guzelyurt) e Urgup.
  • 05-As rochas sedimentares formadas em lagos, córregos e depósitos eclodiram a partir de vulcões antigos durante os Períodos do Mioceno ao Plioceno. As pessoas das aldeias no coração da região vivem em casas, igrejas e mosteiros compostos por rochas macias de depósitos vulcânicos.
  • 06-Göreme Open Air Museum consiste em local visitado nas comunidades monásticas da Capadócia. O complexo contém cerca de trinta igrejas e capelas esculpidas, algumas com afrescos que datam do século IX ao século XI.

Mundo Subterrâneo da Capadócia

Capadócia contém várias cidades subterrâneas utilizadas pelos primeiros cristãos como esconderijos antes do cristianismo se tornar religião aceita na Europa. Elas possuem vastas redes de defesa de armadilhas criativas, incluindo dispositivos como grandes pedras redondas para bloquear portas e buracos no teto por meio do qual os defensores podem cair na cama de lanças, utilizadas em principal contra soldados romanos. Os padres capadócios do século IV eram parte integrante da filosofia cristã primitiva. O destaque fica por conta do patriarca de Constantinopla, João da Capadócia, que ocupou o cargo de 517-520. Na maioria da época bizantina permaneceu intocada por conflitos na área do Império de Sassânida. Mais tarde passou a ser fronteira vital contra as conquistas muçulmanas.

Mundo Subterrâneo da Capadócia

Mundo Subterrâneo da Capadócia

Limites Geográficos da Capadócia

Capadócia fica ao leste da Anatólia, no centro do que é hoje a Turquia. O relevo está constituído por um planalto com mais de mil metros de altitude perfurado pelos picos vulcânicos, como o Monte Erciyes, perto de Kayseri, ponto mais alto estabelecido a 3916 metros. Os limites históricos são vagos, em principal na direção do oeste. Ao sul, as Montanhas Taurus formam a fronteira com Cilicia e Capadócia, ambas separadas do Mar Mediterrâneo. No oeste a Capadócia é delimitada por regiões históricas da Licaônia ao sudoeste e Galácia no noroeste. O Mar Negro está onipresente na região. A parte leste é banhada pelo Eufrates superior.  Isto resulta em área de 400 km (250 milhas) a leste-oeste e 250 km (160 milhas) ao norte-sul. Devido à localização interior e alta altitude, Capadócia tem clima continental de modo marcante com verões quentes e secos. Os invernos trazem neves frias. A precipitação é escassa e a região fica em grande parte no semiárido.

Igrejas de Göreme e Cultura Iconoclasta

Situada no distrito da província de Nevsehir. Após a erupção do Monte Erciyes que ocorreu na época de Cristo as cinzas e lavas formaram as rochas macias da Capadócia. A rocha mais mole foi erodida por vento e água. Pessoas de Göreme, no coração da região de Capadócia, perceberem que elas podiam ser esculpidas para construir casas, igrejas, mosteiros. Os santuários cristãos contêm exemplos da arte bizantina do período pós-iconoclasta. No século IV, pequenas comunidades começaram a se formar na região sob a instrução de São Basílio de Cesárea. Durante o período iconoclasta, a decoração dos santuários na região foi realizada com símbolos cristãos, como as cruzes, por exemplo.

Igrejas de Göreme e Cultura Iconoclasta

Igrejas de Göreme e Cultura Iconoclasta

Igreja do Buckle: Tokalı Kilise

Maior igreja de Göreme. A restauração foi concluída na década de 1980. Notável característica da igreja está na parte principal que contém afrescos em estilo do século IX, dos doze apóstolos, de santos e das cenas da vida de Jesus. A construção também tem uma cripta. A “Igreja Velha” é decorada com tons claros de vermelho e verde pintados em tiras para representar cenas do Novo Testamento, descrições de alguns santos, os milagres de Cristo, os primeiros diáconos e os episódios da vida de St. Basil. O programa de decoração mais elaborado no ciclo está localizado nas partes laterais da abóbada na basílica. Em cada lado do cofre há três registros da narrativa contendo 32 cenas que retratam a divisão tripartite tradicional da vida de Cristo.

Arquivos da Igreja Tokalı Kilise

A narrativa começa no canto do sudeste superior com a Anunciação. Em seguida é necessário ler a mensagem da esquerda para a direita, atravessar ao outro lado da coluna de medalhões e terminar a leitura no assassinato de Zacarias. No canto nordeste existe o capítulo da infância, a segunda parte da vida de Cristo e os milagres. Vale ressaltar que nos três registros a mensagem também deve ser lida da esquerda para a direita sobre a coluna dos medalhões. Os milagres começam logo após a infância terminar, início da ressurreição de Lázaro. Por fim, o registo mais baixo fala da Paixão antes da entrada de Jerusalém. Devido à localização um pouco isolada na Capadócia os afrescos da Igreja Velha de Tokali Kilise são baseados no Evangelho de Tiago em vez dos canônicos. Essa diferença, a partir dos centros mais metropolitanos do império, como Constantinopla, traz certas sequências incomuns da narrativa de cristo.

Arquivos da Igreja Tokalı Kilise

Arquivos da Igreja Tokalı Kilise

Um Pouco de História

Capadócia era conhecida como Hatti no final da Idade do Bronze. Pátria do poder hitita centrado em Hattusa. Após a queda do império no século VI a região foi governada por espécie de aristocracia feudal e castelos fortes. Nobres mantinham camponeses em condição servil e a escravidão aos estrangeiros.

O mais antigo registro do nome da Capadócia data do século VI AC, quando aparece nas inscrições de dois reis persas (Dario I e Xerxes). A região também é mencionada dentro de relatos bíblicos, caso do livro de Atos 02:09, por exemplo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *