Uma tendência de turismo que mais cresce nas últimas décadas e está se espalhando por todos os lugares é o Turismo Rural.
Com roteiros geralmente definidos em fazendas centenárias do Rio de Janeiro ou Minas Gerais, passeios pelo pantanal mato-grossense ou trilhas nas fazendas históricas do interior paulista, o objetivo desse tipo de turismo é valorizar o desenvolvimento do meio rural, bem como resgatar e promover o patrimônio cultural da comunidade.
O Turismo Rural chega num momento em que o debate sobre economia sustentável permeia todas as discussões. Isso mostra que é possível induzir investimentos na geração de empregos nas áreas rurais, aumentando a renda e revitalizando a vida comunitária nessas regiões.
Em vários países da Europa o Turismo Rural já vem se consolidando, e na América do Sul está dando seus primeiros passos. Na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai é possível encontrar vários roteiros que nos remetem à vida no campo, bem como à história do próprio desenvolvimento do país.