Turismo na Praia do Forte

Situada na Bahia está a Praia do Forte, local no qual belezas naturais se misturam com o tom rústico de vila dos pescadores e com o luxo ideal para quem busca conforto na zona hoteleira. O requinte fica misturado com as tradições que fazem desse um local singular para fazer a visita turística que vai ficar permanente para sempre nas memórias da família, amigos ou casais que buscam lua de mel. O coqueiral está onipresente no local que traz poucas ruas e o traçado com clareiras que se misturam em uma riqueza de antiguidade e modernidade no mesmo ambiente. Não por menos está entre os locais mais requisitados para quem busca fazer turismo em praias da Bahia que de acordo com o Ministério do Turismo representa local preferido entre brasileiros que apreciam fazer viagens dentro do território nacional.

Características Gerais: Praia do Forte

Além da vila de pescadores que trazem o resgate histórico de épocas coloniais o local também é conhecido por causa da excelência em termos de infraestrutura turística. O comércio funciona em todo o vapor com zonas comerciais desenvolvidas, hotéis para diferentes tipos de poder aquisitivo, pousadas que trazem planos completos ao oferecer inclusive massagem, café-da-manhã, almoço e jantar inclusos nos pacotes. Quem deseja comprar um presente para amigos que ficaram na terra natal pode investir na compra de artesanatos, existem diversas lojas e barracas que trabalham com esse tipo de arte. Turistas que não querem ficar presos à comida do hotel não precisam se preocupar ao levar em conta a ampla presença de restaurantes que oferecem não apenas pratos de todos os tipos como também a autêntica culinária baiana que está entre as melhores que pode ser encontrada no território nacional. Quem gosta do agito também pode frequentar os bares que estão abertos de dia e noite até o último freguês sair. Não se pode ignorar a presença do Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães que se encontra em distância superior do que cinquenta metros. Nesse sentido existe a necessidade de fazer transporte ao local ao pagar o preço do transporte público (ônibus) ou o trabalho de motoristas de aluguel (táxi). Existem hotéis que oferecem pacotes para buscar e levar turistas até a zona aeroportuária.

Luxo e Ecologia: Turismo na Praia do Forte

De acordo com grande parte dos fóruns de notícia que discutem as qualidades da Praia do Forte a opinião de visitantes se centra em dizer que se trata do melhor ponto de luxo em termos de turismo ecológico que existe em terras nacionais. Conforme informações de sites que são especialistas em dispor de reservas nos hotéis são quase doze quilômetros de areia cristalina e mar limpo e próprio não apenas ao banho como também no sentido de fazer esportes náuticos – fator que faz aumentar a demanda turística para fazer esse tipo de atividade de forma específica. A estrutura na Praia do Forte é rica em termos naturais aos turistas que desejam esporte de aventura ou apenas descansar nas piscinas naturais com água quente que correm de forma direta ao mar.

Luxo e Ecologia: Turismo na Praia do Forte

Luxo e Ecologia: Turismo na Praia do Forte

Projeto Itamar: Turismo na Praia do Forte

Desde o começo dos anos oitenta do século XX existe o Projeto Itamar que se concentra de forma básica no sentido de preservar as tartarugas marítimas. Além dessa, outra notícia positiva aos visitantes se encontra no Central em que se pode realizar a visita para conhecer de perto as espécies e admirar a vida e o histórico. Há inclusive a presença de museu no qual existem mostras fixas de cascos e esqueletos, o que faz aumentar a demanda por estudiosos e especialistas na vida dos quelônios. Não se pode ignorar a presença de piscina que trazem diferentes tipos de espécies que são tradicionais na costa baiana. Quem pensa que existe apenas tartaruga se engana? No piscinão os peixes que fazem parte da fauna marítima locam se relacionam com as tartarugas. Dentro da estrutura cultural e ambiental também existem lanchonetes que servem pratos rápidos e lojas que vendem artesanatos e outros produtos que podem ser comprados no sentido de presentear o próximo.

Castelo Garcia Ávila: Turismo na Praia do Forte

Outro ponto turístico que vale a pena conferir de perto consiste no Castelo Garcia que de acordo com parte dos especialistas em história nacional representa monumento importante que retrata a época na qual o país era colônia de Portugal. Com o tempo foram feitas reformas no sentido de restaurar sem alterar a estrutura original para que ficasse pronto no sentido de oferecer conforto e lazer aos visitantes. Descubra um pouco das memórias históricas do país ao realiza a visita no centro turístico. De acordo com estatísticas e observações do público especialista consiste não apenas no único castelo com traços do feudalismo no país como também no continente latino-americano, fato que faz curiosos em história da América Latina frequentar a Praia do Forte apenas para tirar fotos e conhecer de perto a Casa da Torre do Castelo Garcia Ávila. Durante épocas coloniais o local tinha importância fundamental à coroa portuguesa ao levar em conta que se tratava de um forte com diversos tipos de habitações para membros da religião católica e dos grupos de catequizadores. Mesmo após as reformas o estilo renascentista permanece onipresente no conjunto arquitetônico. O local tem esse nome por causa da homenagem que Dom João III fez ao almoxarife que foi responsável por construir o forte: Garcia Ávila.

Castelo Garcia Ávila: Turismo na Praia do Forte

Castelo Garcia Ávila: Turismo na Praia do Forte

Observar Baleias na Praia do Forte

Não se pode ignorar o valor de ecoturismo que existe na Praia do Forte. Além das mostras de tartarugas no Projeto Itamar, também existe a possibilidade única de observar o movimento de baleias ao visitar o Instituto do Projeto Baleia Jubarte que foi criada ao final dos anos oitenta do século XX e nos dias atuais representa um dos pontos turísticos mais requisitados não apenas na Praia do Forte como também no território baiano.

O principal objetivo do projeto consiste em fornecer apoio às baleias jubarte que chegam à região em determinada época do ano, de forma principal quando estão prestes a entrarem no ciclo de reprodução.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *