Já faz algum tempo que o público GLS tem se destacado no segmento de turismo ajudando a alavancar o setor. Com dinheiro e vontade de conhecer mais do país esse público é um dos novos queridinhos do setor. Em geral os fatores que pesam são o fato de que a população GLS não tem filhos o que reduz significativamente o custo de uma viagem.
Assim como outros públicos específicos como empresários ou esportistas, o público GLS procura alguns destinos em particular. Algumas agências têm publicado cadernos especiais com dicas e locais mais interessantes para que essas pessoas possam curtir suas férias. O Brasil não fica atrás e tem a Associação Brasileira de Turismo Para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (http://www.abratgls.com.br/).
O site dessa associação é uma ótima fonte de pesquisa para ficar por dentro das novidades no setor de turismo. Também existem várias agências voltadas para esse público, a seguir vamos listar alguns dos principais destinos de turismo GLS do Brasil.
Destinos Turísticos GLS no Brasil
Florianópolis – Santa Catarina
A capital de Santa Catarina, Florianópolis, recebeu uma das edições da Conferência Mundial de Turismo GLBT. Trata-se do maior evento desse tipo que acontece no mundo. A cidade foi escolhida como sede pelo fato de estar investindo fortemente na promoção do turismo direcionado para esse público. Para se ter uma ideia a cidade levou a melhor na escolha concorrendo com cidades como Madri, Berlim e Cannes.
Florianópolis mais conhecida como ‘Floripa’ está sendo chamada de nova metrópole gay do país. Esse é o terceiro destino que os turistas homossexuais mais procuram quando vem ao país, perde apenas para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Aliás, vale lembrar que a cidade já havia sediado em 2009 o Simpósio da Associação Internacional de Turismo GLS, nessa ocasião a cidade foi escolhida em detrimento de Santiago, do Chile, Honolulu e Tel Aviv.
Capacitação
Outro quesito que torna Florianópolis uma cidade diferenciada para receber turistas homossexuais é o fato de ela ser uma das sete cidades do país que fazem parte do programa nacional de capacitação de profissionais para receber esse público. Esse programa é consequência de um acordo que foi assinado no dia 21 de outubro de 2010 pelo Ministério do Turismo, Embratur e Associação Brasileira de Turismo GLS.
Também fazem parte desse programa cidades como Rio de Janeiro e São Paulo além de Salvador, Brasília, Recife e Fortaleza. Essas cidades compõem o que vem sendo chamada de “rota do arco-íris” porque são destinos em que o público GLS pode relaxar e ter acesso a eventos.
Público que Gosta de Viajar
O público gay viaja quatro vezes mais do que o público hétero, isso foi percebido através de pesquisa. O turismo é uma das principais atividades da economia do Brasil e com vista em oferecer o melhor para esse público estão sendo realizados programas de capacitação com foco especial e ainda a divulgação de pólos de turismo gay em nosso país bem como workshops e feiras internacionais.
Além de estar em busca de vencer preconceitos a tanto arraigados o governo e os empresários desejam atender a esse público de maneira mais satisfatória para que assim haja um retorno mais significativo. De acordo com pesquisas cerca de 92% do público homossexual viaja dentre os quais 72% viajam de carro ou avião pelo menos quatro vezes por ano.
Poder Aquisitivo
Em paralelo ao público hétero os homossexuais ganham melhor e também gastam mais, em torno de 30% acima da média. Porém, mesmo gastando mais com facilidade esse público é bastante exigente e analisa a qualidade do atendimento e dos serviços que são prestados.
Uma pesquisa mostrou que somente no mercado interno do Brasil o público gay representa cerca de 18 milhões de pessoas. Em geral são pessoas com elevado poder aquisitivo e nível superior que pertencem as classes A ou B. As cidades que entraram para a chamada rota do arco-íris estão disputando entre si um público com alto poder aquisitivo e que tem bastante dinheiro no bolso.
Competição Estrangeira
As cidades brasileiras que desejam conquistar esse público precisam estar prontas para competir com cidades como Barcelona, Buenos Aires, Londres e Berlim que são destinos bastante procurados pelo público GLS. Para se ter uma ideia em Buenos Aires é possível encontrar casos de tango exclusivas para o público GLS.
Mikonos – Destino GLS
Um dos destinos mais procurados pelo público GLS no mundo é Mikonos, uma ilha localizada na Grécia e que tem toda uma aura de paraíso. Além de ser um destino muito bonito a ilha também oferece mais liberdade para os casais homossexuais.
Violência
Contudo não podemos deixar de destacar que todo esse esforço feito pelo Brasil para se tornar um país pronto para receber esse público vem sendo ofuscado por casos de violência cada vez mais graves contra homossexuais. Os principais casos vêm sendo registrados nas suas maiores cidades do país que são tidas como capitais gays que são Rio de Janeiro e São Paulo.
Cultura e Religião
Uma grande dificuldade que o público homossexual enfrenta quando vai viajar é encontrar um destino em que possa aproveitar o melhor da viagem sem enfrentar preconceito. Alguns países da América Latina e no Norte da África, por exemplo, assim como países muçulmanos e alguns estados dos Estados Unidos não encaram bem que pessoas do mesmo sexo andem de mãos dados pelas ruas. Dessa forma os viajantes homossexuais se veem obrigados a ter uma postura mais discreta e nem podem solicitar uma cama de casal no hotel.
Qualidade de Atendimento
Pesquisas demonstram que grande parte do público gay tem um poder aquisitivo mais elevado de forma que buscam um atendimento mais qualificado e de qualidade. Dessa forma dentre os quesitos que são muito valorizados estão a qualidade do atendimento e dos serviços em si.
Sendo assim destinos que oferecem melhores serviços como bares e restaurantes, por exemplo, ganham destaque na lista de preferências desse público. Quanto mais qualificado se mostra o atendimento e a forma de receber mais chances de a cidade se tornar um destino para o qual esse público deseja voltar.
Há muito a ser explorado na área de turismo, muitos roteiros para crianças, para solteiros, para viúvas e para quem gosta de tranqüilidade e procura conforto, para quem gosta de sonhar com luxo e até para quem gosta de passar trabalho e ver a desgraça alheia. Existem excursões para zonas de conflitos, países em guerra como o Iraque. As pessoas têm tendência de gostar do que é diferente e que traz algum tipo de sentimento, que meche com o emocional. É como se mudando de ares saindo da rotina a vida se torna mais cheia de emoções e para ser bem explicita podemos dizer que a vida é feita de emoções de grandes momentos, e são esses momentos que serão lembrados por toda a vida e que sempre estarão presentes nas rodas de amigos, nos bate papos. O Turismo GLS é um diferencial que chama a atenção das pessoas e esta cada vez mais se tornando popular.
Estilo Próprio
Os GLS têm seu estilo próprio de encarar as suas diferenças sem se importar com comentários alheios, pois ser GLS é um orgulho e existem em todas as partes do mundo espalhados em todos os países. Quando eles se encontram é a maior festa, entre eles existe a troca de experiências onde cada um conte um pouco da sua vida e do que á capaz de fazer e para que essa troca se torne mais intensa são feitos vários encontros turísticos por vários países, digamos que um turismo organizado por GLS e simpatizantes. Esse tipo de turismo proporciona o enriquecimento cultural de cada um e traz para a cidade onde é feito o evento um crescimento imediato na população enchendo os cofres públicos.
Preparos para Receber Turistas
Quando é feito a Parada Gay é preciso produzir um guia para listar os lugares, depois capacitar os hotéis e os restaurantes para poder receber o publico. Para atender o que eles exigem é preciso ter atendentes que falem inglês para receber os estrangeiros. Esse é um publico que viaja o ano inteiro, a media é de três viagens ao ano que duram entre sete e quinze dias. Com a maior aceitação da população a tendência é de um crescimento bem acentuado, pois muitos não têm a coragem de se declarar e ficam sofrendo as escondidas com medo do preconceito dentro da própria família, mas essa é uma realidade que aos poucos vai se extinguindo e abrindo portas para que todos possam viver em harmonia independente da sua opção sexual.
Hotéis Preparados para Casais Gays
Não são todos os hotéis em cidades turísticas que estão preparados para receber casais gays, infelizmente ainda existe o preconceito, mas com certeza em breve muito breve esse tipo de preconceito irá acabar, mas por outro lado os hotéis que recebem casais gays têm dobrado o seu faturamento com a procura dos seus serviços. Viva o turismo GAY.