Turismo em Parques do Brasil: 04 Ambientes de Destaque

Brasil está repleto de Parques Nacionais nos quais os visitantes podem fazer a visita turística e ao mesmo tempo contar com educação ambiental ensinada de forma natural e prática, ao lado da natureza. Floresta Amazônica e Mata Atlântica são dois polos que trazem locais de destaques e considerados unidades de preservação ambiental. Conheça exemplos famosos que são ideais para fazer turismo em áreas verdes brasileiros:

Turismo em Parques do Brasil: 04 Ambientes de Destaque

Turismo em Parques do Brasil: 04 Ambientes de Destaque

Parque Nacional da Amazônia: Destaque em Biodiversidade

Perto do rio Tapajós, considerado por ambientalistas de renome como o mais bonito do Brasil. No habitat além da diversidade natural também são encontradas espécies que estão em extinção e podem sumir se o desmatamento ambiental não diminuir os níveis de impacto. Com o tempo o governo investe no sentido de fazer infraestrutura adequada para visitantes que chegam de diversos cantos diferentes do mundo. Interessante notar que os visitantes precisam levar alimentos, remédios e vestuários adequados para explorar porque não há comércio estabelecido na região. O alimento deve ser pronto ou a cozinhar. As compras dos insumos podem ser feitas nos mercados que estão na região de Itaituba. De acordo com especialistas, as pessoas que fazem a visita turística precisam comprar água mineral antes de entrar no Parque, visto que o local não está indicado ao consumo. Com área que está além do que um milhão de hectares, a grande vantagem em estar no local está no conjunto de biomas e ecossistemas que são considerados campões de diversidade no planeta terrestre. Representa um dos primeiros locais do país que recebeu o título de parque nacional sob a ótica pública. Em grande parte do ano as condições ambientais trazem calor ao extremo, com dois meses em sequência de seca. A média do ano de ano está na casa dos 25°C, máxima de 40°C. Alta riqueza na presença de espécies naturais das zonas tropicais e úmidas, repletas de moradores animais e vegetais. Ao visitar o parque os visitantes precisam ter o compromisso de se comportar de forma adequada para não sujar o ambiente ou provocar poluição sonora que possuem a capacidade de alterar as condições naturais dos habitats.

Parque Nacional da Serra da Bocaina: Turismo em Parques do Brasil

Turistas possuem a possibilidade de visitar o resto de Mata Atlântica que existe no Brasil e traz fauna e flora ricas, estudadas de forma diária por cientistas ambientais. Também possui mananciais que evidenciam a qualidade biológica e natural que existe em São Paulo, conhecido como o Estado da economia Brasileira. São quase mil (ha) de puro verde. A região também tem o destaque por causa do valor histórico que traz registros coloniais em busca de minério ou com as estradas de terras construídas por causa do transporte da cana de açúcar. Aos que tange o aspecto físico os especialistas apontam que em grande parte do ano traz clima quente, embora a temperatura diminua à casa de zero grau célsius nas épocas frias do ano, ou seja, de junho a agosto.

Turismo Ecológico no Brasil: Parque Nacional da Tijuca

Representa cartão postal do Rio de Janeiro, responsável por trazer milhares de visitantes que encontram no local o ponto ideal para fugir do agito que acontece na cidade. Zona de preservação desde o início da década de sessenta do século XX. Traz amplo espaço verde que ultrapassa o valor de quatro mil (há). Traz ampla variedade de Mata Atlântica e vegetação densa. Visitantes contam inclusive com a possibilidade de fazer visitas em grutas. Outro ponto positivo responsável por trazer alta demanda de turistas está no conjunto de cachoeiras que brilham e emanam a luz solar com riqueza de vida. Visitantes não contam apenas com a presença do verde exuberante como também possuem a chance de visitar um dos principais símbolos do Rio de Janeiro ao redor do mundo: Não deixe de fazer a visita ao Cristo Redentor que do alto observa os movimentos da cidade maravilhosa. Ícone em forma de arte presente nas listas respeitadas do mundo que visam traças as sete maravilhas construídas por homens. Não se pode ignorar que em termos urbanos a principal vantagem está na localização na metrópole, ou seja, tem responsabilidade direta em manter a temperatura e qualidade do ar em níveis adequados. A presença do Parque ajuda a cidade também ao que tange o equilíbrio de zonas hidrográficas. Se comparar com outros parques nacionais brasileiros o local está entre os principais no que tange à infraestrutura em receber turistas.

Turismo Ecológico no Brasil: Parque Nacional da Tijuca

Turismo Ecológico no Brasil: Parque Nacional da Tijuca

Da Vista Chinesa os visitantes podem contemplar a visão panorâmica das belas paisagens naturais, assim como acontece na Vista do Almirante e em outros pontos que estão distribuídos na região no sentido de fornecer qualidade para a vista turística. Quem gasta grande parte do tempo ao lado dos barulhos que acontece na zona metropolitana pode desfrutar de instantes de silêncio e natureza sem ter que viajar para longas distâncias. O local também está adequado no sentido de facilitar as caminhadas ou mesmo disponibilizar o acesso para visitantes se banharem nas cachoeiras com tranquilidade. Turistas dispostos a fazer aventura encontram nas atividades de montanhismo a escolha ideal às tardes no Parque da Tijuca. Andar de bicicleta representa atividade permitida, assim como fazer piquenique com a família nos gramados ou desfrutar de atividades educacionais e recreativas. Em termos práticos o principal objetivo do Parque está em preservar parte dos poucos pontos de Mata Atlântica que ainda existe no Brasil. Serve como local de amostra que atrai demanda alta em busca de aprendizado sob a ótica da educação ambiental.

Parque Nacional do Iguaçu

A parte do Sul também tem o seu destaque por conta de locais com grande vegetação e que são protegidos de forma oficial por lei em virtude do título de Parque Nacional do Brasil. Também serve como lugar no qual acontecem pesquisas que visam desenvolver a ciência ou implantar atividades com o sentido de educações velhas, médias e novas gerações sobre a importância do bioma. De modo frequente o Parque está repleto de jovens estudantes em busca de aprendizado ou contato direto com a natureza.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *