Pensando no próximo destino para uma viagem de férias? Há diversas opções com valores bem em conta e fora dos destinos comuns Miami e Paris. Você pode enriquecer seu conhecimento do mundo e ainda por cima fazer uma viagem diferente. Uma dica? Conhece Jakarta, na Indonésia.
Onde Fica Jakarta?
Jakarta é a capital da República da Indonésia, um país composto por mais de 13 mil ilhas, com uma população de mais de 180 milhões de habitante. A província está geograficamente localizada na 6012 ‘de latitude sul e longitude 106048’. A temperatura varia de 22 C a 33 C. Um dos fatores mais interessantes sobre este local para turismo é a sua riqueza cultural. Jacarta é formada por mais de 300 grupos étnicos que falam 200 línguas diferentes. A população da Indonésia apresenta a diversidade marcada em sua linguística, cultura e tradições religiosas. Jakarta, em especial, possui um grande mix de representantes de cada um desses grupos étnicos. Jakarta é na verdade um território especial desfrutando o status de uma província, que consiste em Grande Jacarta, cobertura de 637,44 quilômetros quadrados de área. Localizado na costa norte de Java Ocidental, é o centro do governo, comércio e indústria e tem uma extensa rede de comunicações com o resto do país e do mundo exterior. Estrategicamente posicionada no arquipélago, a cidade também é a principal porta de entrada para o resto da Indonésia. Na capital, toda a evolução tecnológica de uma grande cidade briga com uma beleza natural infinda e uma cultura rica e bem interessante. Há ainda transporte aéreo e marítimo para as outras ilhas.
O Transporte em Jakarta
Se tem um tópico que o turista não deve se preocupar em sua viagem é com transporte. Jakarta está equipada com todos os meios de transporte modernos em transporte aéreo, marítimo, ferroviário ou por terra. Esta cidade tem o maior e mais moderno aeroporto do país, o porto mais importante da Indonésia e é bem servida por transporte ferroviário e de boas estradas para outros destinos em Java, Sumatra e Bali. Os preços são bem em conta.
Uma Beleza Peculiar e Cidade de Contrastes
Viajando por Jakarta, o turista vai encontrar uma terra de contrastes, com o tradicional e o moderno, o rico e o pobre, o sacro e o mundano muitas vezes lado a lado nesta metrópole. A unicidade da região deixa que os dois lados de uma mesma moeda convivam lado a lado. Enquanto você pode encontrar resorts modernos para receber os turistas, poderá também ver locais mais pobres em suas fachadas. A história da região está em suas construções ao longo das ruas e centros comerciais. A arquitetura de Jakarta reflete as influências externas, que entraram e permaneceram nesta cidade portuária vital por meio do comércio em constante diálogo com outros países. Há um forte projeto de restauração de prédios antigos que começou na década de 1970 e preservou seus principais prédios. A Igreja Português Antigo e armazém foram reabilitados e transformados em museus vivos. O prédio antigo do Supremo Tribunal é agora um museu de artes plásticas, que também abriga parte da excelente coleção de porcelana chinesa do ex-vice-presidente Adam Malik. A antiga Câmara Municipal tornou-se o Museu de Jakarta, exibindo itens raros como antigos documentos históricos da Indonésia e mobiliário de época holandesa. Sua torre do relógio também anda em projeto de restauração, pois já soma centenas de anos de idade. A cidade manteve o seu passado e está desenvolvendo para o futuro. Arranha-céus no centro da cidade fazem parte de um novo visual. Hotéis de luxo modernos hoje atendem aos visitantes exigentes. O transporte dentro da cidade é abundante, pois a região é o centro da vida industrial, político e cultural da Indonésia. É a localização de muitos dos melhores institutos do país pesquisa, instituições de ensino e organizações culturais.
Como a Cidade irá Receber os seus Visitantes
Nos últimos anos, Jakarta ampliou suas instalações para os visitantes, com hotéis de luxo, restaurantes, vida noturna agitada e modernos centros comerciais. As diversas atrações turísticas como a cidade em miniatura (Taman Mini Indonésia Indah), resorts ilha no Pula Seribu (Mil Island), e um extenso complexo de lazer praia chamado Ancol.
O Povo de Jakarta Adora Receber Visitantes
Os indonésios são conhecidos como as pessoas mais simpáticas do mundo para estrangeiros e as mais tolerantes para costumes de visitantes. Mas há algumas coisas que realmente não são toleradas. Eles consideram a cabeça como algo sagrado, que deve ser respeitado. Tapinhas na cabeça não é uma prática entre os adultos. O aperto de mão acompanhado de um sorriso é comum entre os homens e as mulheres como cumprimento. Não há dois beijos quando se conhece alguém. A diversidade cultural da Indonésia é comemorada com o lema nacional, Bhineka Tunggal Ika, que significa “Unidade na Diversidade”. Uma manifestação desse princípio da identidade nacional da Indonésia são os esforços do governo para dar prioridade igual para o desenvolvimento de formas de arte tradicionais de cada etnia. Em Jakarta, mais especificante no bairro de Orang Betawi, os nativos da cidade são considerados os hospedeiros dessas culturas, emergindo do caldeirão de raças, etnias e culturas da Indonésia do século 19. Hoje, elas constituem um dos principais grupos étnicos da cidade ao lado do javanês, sundanês e chinês.
O Idioma de Jakarta
Para se comunicar bem, o inglês em sua viagem é crucial. A língua oficial é o Bahasa, mas o inglês é a língua estrangeira mais falada e compreendida. Em hotéis de convenções há sempre tradutores para inglês, francês, holandês, alemão, japonês, mandarim e até espanhol. Ainda é falado o malaio por algumas pessoas, mas não entre ambientes em que há muitos turistas.