Cidade no sudeste peruano que está situada perto do vale de Urubamba, montanha dos Andes. Local histórico da capital do Império Inca, declarado Patrimônio da Humanidade em 1983 pela UNESCO. Importante destino turístico que recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano. Designada como a capital histórica do país conforme a Constituição do Peru.
Principais Pontos Turísticos de Cusco
- 01-Ruínas de Saksaywaman: Custo nasceu no século XII AC. Mas antes os indígenas da região construíram o complexo murado de Saksaywaman. Em novembro de 2008, os pesquisadores descobriram que eles também elevaram grande templo perto de Sacsayhuaman, bem como um aqueduto e uma estrada de ligação nas estruturas pré-históricas. O explorador espanhol Pizarro saqueou grande parte da cidade Inca em 1535. Restos do Templo do Sol e Templo das Virgens do Sol ainda estão de pé. Entre os edifícios coloniais espanhóis de maior destaque da cidade vale destacar a Catedral de Santo Domingo, em Cusco. Qurikancha, o Convento de Santo Domingo e Intipanpa são pontos menos visitados das ruínas. A área circundante localizada no Vale do Watanay tem força em mineração e agricultura, incluindo o milho, cevada, chá e café. A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete.
- 02-Bairro de San Blas: Bairro de habitação dos artesãos, das oficinas e lojas de artesanato. Um dos locais mais pitorescos da cidade. As ruas são íngremes e estreitas, com casas antigas construídas pelos espanhóis mais importantes nas fundações incas. Existe praça atraente e a mais antiga igreja paroquial em Cusco, construída em 1563, que tem um púlpito de madeira entalhada, considerada o epítome da exploração da madeira colonial na região.
- 03-Hatun Rumiyuq: Rua mais visitada por turistas na qual está o Palácio de Inca Roca, convertido para a residência do Arcebispo. Ao longo do trajeto que vai da Praça de Armas para o Bairro de San Blas se pode ver a Pedra dos Doze Ângulos, vistos como maravilhas de pedra antiga que se tornaram emblemáticas na história da cidade.
- 04-Convento e Igreja de La Merced: Sua fundação data de 1536. O primeiro complexo foi destruído pelo terramoto de 1650. A reconstrução foi concluída em 1675. Estilo barroco renascentista com pinturas coloniais e esculturas compostas por madeira. Também em exibição está o ostensório de ouro e pedras preciosas que pesam 22 kg e têm 130 centímetros de altura.
- 05-Catedral de Santo Domingo: Primeira construída em Cusco, no ano de 1539, sobre as fundações do Palácio de Viracocha. Hoje, esta igreja é uma capela auxiliar da Catedral. A principal catedral basílica da cidade foi construída entre 1560 e 1664. Utilizada com material principal extraído de pedreiras próximas, embora alguns blocos de granito vermelho fossem da fortaleza de Saksaywaman. A cidade desenvolveu estilo próprio de pintura conhecida como a “Escola de Cuzco”, que abriga uma importante coleção de artistas locais. A catedral é conhecida por pintura da Última Ceia que representa Jesus e os doze apóstolos. Ela representa a sede da Arquidiocese de Cuzco de modo oficial.
- 06-Plaza de Armas: Conhecida também como a “Praça do guerreiro”, palco de eventos importantes na história da cidade, como a Proclamação de Francisco Pizarro, na conquista de Cuzco, por exemplo. Da mesma forma, a Plaza de Armas foi cena da morte de Túpac Amaru II, líder indígena da resistência. As arcadas de pedra construídas em torno da praça perduram até os dias de hoje.
- 07-Igreja da Companhia de Jesus: Construção iniciada por jesuítas em 1576 sobre as fundações do Amarucancha ou palácio do governante inca Wayna Qhapaq, considerado exemplo do estilo barroco colonial nas Américas. A fachada é esculpida em pedra e o altar-mor de madeira entalhada coberta com folhas de ouro. Construída sobre uma capela no subsolo. Tem valiosa coleção de pinturas coloniais da Escola de Cusco.
- 08-Qurikancha e Convento de Santo Domingo: O mais importante santuário dedicado ao deus Sol no momento do Império Inca. Este templo chamava a atenção porque as paredes eram cobertas com placas de ouro por incas. Com essa estrutura os colonos construíram o Convento de Santo Domingo em estilo renascentista. O edifício, com uma torre barroca, excede a altura de outras construções da na cidade.
Cusco: Patrimônio Mundial da UNESCO
Devido à antiguidade e importância, o centro da cidade conserva edifícios, praças, ruas, igrejas pré-colombianas e edifícios coloniais, o que o levou a ser declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1983. Até o final do século XVIII foi cidade mais populosa do continente. Mas, por causa da grande revolução de Túpac Amaru II, em 1780, a população branca migrou para Arequipa em nível considerável. Até o século XX os traços populares eram mestiços e indígenas, mas no XXI a população branca cresceu de modo significativo e corresponde a trinta por cento da cidade. A explosão demográfica consiste em processo liderado pelo boom do turismo. Como capital do Império Inca, Cusco foi importante região agrícola. Era uma reserva natural para milhares de espécies nativas peruanas, incluindo cerca de três mil variedades de batatas cultivadas pelo povo. Restaurantes andinos se desenvolvem em Cusco, no qual a cozinha é preparada com técnicas modernas e incorpora mistura de ingredientes tradicionais andinas e internacionais. Depois que o Peru declarou a independência em 1821, Cusco manteve importância dentro da estrutura administrativa do país.
Foi criado o Departamento de Cuzco para manter a autoridade sobre o território que se estende até a fronteira brasileira. No início do século XX a expansão urbana da cidade se espalhou para os distritos vizinhos de Santiago e Wanchaq. Em 1911, o explorador Hiram Bingham usou Cusco como base para a expedição de Machu Picchu. No ano de 1933, o Congresso de Americanistas se reuniu em La Plata, Argentina, e declarou a cidade de Cusco como a Capital Arqueológica das Américas. No ano 1978, a Convenção dos sete de prefeitos de grandes cidades do mundo se reuniu em Milão, Itália, e declarou a cidade peruana como Patrimônio Cultural do Mundo. Meados de 1983 a UNESCO em Paris declarou como a cidade de Patrimônio Mundial. Em 2007, a Fundação New7Wonders designou Machu Picchu como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, depois de pesquisa feita ao mundo.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier