Capital e maior cidade da Grécia. Uma das mais antigas do mundo com história registrada em cerca de 3.000 AC. Foi poderosa cidade-estado, centro para as artes, aprendizagem e filosofia do pensamento humano. Casa de Platão e Aristóteles, Atenas é conhecida por ser berço da civilização ocidental e da democracia, em grande parte devido ao impacto das realizações culturais e políticas durante os séculos antes de Cristo. Metrópole cosmopolita! Atenas moderna é fundamental para o desempenho econômico, financeiro, industrial, político e cultural da Grécia. Em 2008, a cidade foi classificada entre as 32 zonas mais rica por poder de compra. A cidade de Atenas tem uma população de 664.046 (796.442 em 2004). Dentro dos limites administrativos possui área de terra de 39 km2. A zona urbana se estende além dos centros da administração municipal e dos limites da cidade. A herança da era clássica é ainda evidente na cidade representada por monumentos antigos e obras de arte. O ponto mais famoso de todos é o Parthenon, considerado um marco fundamental ao início da civilização ocidental. A cidade também mantém os monumentos romanos e bizantinos. Atenas é o lar de dois Patrimônios Mundiais da UNESCO: Acrópole e Mosteiro Daphni. Pontos da era moderna que remontam ao estabelecimento da cidade como a capital grega independente em 1834 incluem: Parlamento Helênico Biblioteca Nacional da Grécia, Universidade e Academia de Letras. Atenas foi cidade-sede dos primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896, 108 anos depois acolheu em casa as Olimpíadas de 2004. Lar do Museu Arqueológico Nacional que tem a maior coleção do mundo de antiguidades gregas. Destaque também ao Museu da Acrópole.
Cultura e Vida Contemporânea de Atenas
A cidade é centro mundial de pesquisa arqueológica. Tem instituições nacionais com renome em nível internacional, como a Universidade de Atenas, Sociedade Arqueológica, diversos museus arqueológicos, incluindo o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu Cyclades, Museu Bizantino, bem como museus na antiga Ágora, Acrópole e Kerameikos. Atenas tem dezessete institutos arqueológicos estrangeiros para promover e facilitar a pesquisa por acadêmicos. Como resultado a cidade possui uma dúzia de bibliotecas arqueológicas e três laboratórios especializados. Local de várias de palestras especializadas, conferências e seminários, bem como exposições arqueológicas que acontecem a cada ano. Em determinado momento, centenas de estudiosos e pesquisadores internacionais especialistas nas disciplinas da arqueologia se encontram na cidade.
Museus de Atenas
- ∙ Museu Nacional de Arqueologia: O maior centro arqueológico do país, um dos mais importantes a nível internacional uma vez que contém vasta coleção de antiguidades. Artefatos abrangem período de mais de 3.000 AC, desde o final da idade neolítica na Grécia;
- ∙ Museu Benaki: Tem vários ramos para cada uma de suas coleções, incluindo eras antiga, bizantina em otomana;
- ∙ Museu Bizantino e Cristão, um dos mais importantes de arte bizantina;
- ∙ Museu de Numismática: Abriga uma grande coleção de moedas antigas e modernas;
- ∙ Museu de Arte das Cyclades: Tem extensa coleção de arte de Cyclades, incluindo famosas estatuetas de mármore branco;
- ∙ Museu da Acrópole: Inaugurado em 2009 para substituir o antigo centro de exposições da Acrópole. O novo local provou ser bastante popular, com quase um milhão de visitas durante o período de verão, de junho a outubro, no mesmo ano de inauguração.
Traços Culturais de Atenas
Atenas tem é destino para viajantes desde a antiguidade. A partir dos anos noventa do século XX a infraestrutura social da cidade melhorou em parte devido à oferta para sediar os Jogos Olímpicos de 2004. O governo grego auxiliado pela UE financiou grandes projetos de infraestrutura, como o Aeroporto Internacional Eleftherios Venizelos e a expansão do sistema de Metrô de Atenas. Atenas é o lar de 148 estágios teatrais, mais do que qualquer outra cidade no mundo, incluindo a antiga Odeon de Herodes que abriga o Festival de Atenas, de maio a outubro, em cada ano. Atenas é palco der cinemas no jardim, ao ar. A cidade também suporta locais de música, inclusive o Athens Concert Hall, responsável por atrair artistas de classe mundial. O planetário localizado na Avenida Andrea Syngrou é um dos maiores e bem equipados planetários digitais do mundo.
Esportes em Atenas
Atenas tem uma longa tradição em esportes e eventos esportivos. Serve como casa para os clubes mais importantes do país. Abriga grande número de instalações desportivas. A cidade também foi anfitriã de eventos com importância internacional. Atenas sediou os Jogos Olímpicos de Verão duas vezes, em 1896 e 2004. O último evento exigiu o desenvolvimento do Estádio Olímpico, que desde então ganhou reputação como um dos mais belos e modernos no mundo. A área de Atenas engloba uma variedade de terreno. Colinas e montanhas sobem ao redor da cidade. Única capital da Europa a ser dividida por uma cordilheira. Quatro cadeias de montanhas se estendem até os limites e milhares de quilômetros de trilhas cruzam as áreas da cidade e vizinha, proporcionando acesso ao deserto a pé ou de bicicleta. Atividades ao ar livre incluem esqui, escalada, asa delta e windsurfe. O maior estádio do país sediou duas finais da UEFA Champions League, em 1994 e 2007. No ano de 2004 a seleção de futebol da Grécia venceu a UEFA Cup em Portugal. Atenas é o lar de três clubes esportistas europeus: Olympiacos, Panathinaikos e AEK. No futebol o Olympiacos domina as competições nacionais e internacionais no futebol de campo. Elas também têm equipes de basquete: Panathinaikos e Olympiacos estão entre as principais potências do esporte na Europa. Outros clubes são Panionios, Atromitos, Panellinios, Ethnikos Piraeus e Maroussi.
Transportes em Atenas
Atenas é servida por uma variedade de meios de transporte, formando o maior sistema de locomoção de massa na Grécia. O Athens Mass Transit System consiste em uma grande frota de ônibus que serve o centro da cidade. Metrô, trens suburbanos de serviço e bondes de rede fazem a ligação dos subúrbios do sul ao centro.
Ethel (grego: ΕΘΕΛ) ou Bus Company são as principais operadoras de ônibus em Atenas. A rede é composta de cerca de trezentas linhas de ônibus que abrangem servem a área metropolitana da capital grega.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier