Turismo de Trem: Onde Encontrar

Já pensou em conhecer a cidade de forma diferente? Uma boa dica pode ser fazer turismo de trem. É uma forma barata e bem bacana porque envolve o contato com as pessoas por mais tempo. Você pode curtir a paisagem, apreciar músicas e conhecer lugares sem sair do chão. Uma ótima dica também para quem quer sair um pouco do carro e do avião, meios mais utilizados hoje em dia. O trem já foi o principal transporte no Brasil. Contudo, não foi explorado como devia e hoje é considerado obsoleto. O transporte público de ônibus é o que perdura nas grandes cidades. As marias fumaças e bondinhos perderam seu espaço ao longo dos anos. Hoje, turismo de trem é apenas uma relíquia, uma forma de cultivar a história dos tempos de colonização. É mais barato mas ainda pouco explorado nas capitais brasileiras, por isso cresce a procura. Com tanto avião e carro nas ruas, muitas pessoas jamais andaram de trem no Brasil.

Confira Algumas Opções ao Longo do Brasil:

Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santos

O Trem das Montanhas Capixabas é uma ótima dica para o turista que vai ao Espírito Santo. Este trem reformado e mais moderno, com ar condicionado em algumas cabines, oferece uma viagem com uma bela vista de trechos que estão a mais de 15 metros do nível do mar, com uma parada final a nada menos que 530 metro de altitude. Este trem faz parte das modalidades de ecoturismo da cidade. Ele mostra ao longo de sua paisagem trechos com a mata atlântica preservada, túneis, cachoeiras e lindas vistas do mar com subidas em todo o seu trajeto, ida e, consequentemente, a descida na volta. Há diversas paradas ao longo da viagem, o que deixa o dia do turista totalmente ocupado. As cidades visitadas durante a viagem são Domingos Martins, Marechal Floriano e Araguaia. Nesta última, a estação de trem tem nada menos que 110 anos.

Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santos

Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santos

Vista Maravilhosa em Campos do Jordão de Trem

A cidade mais querida em clima do Brasil também tem uma atração bacana que é Campos do Jordão. São duas horas e meia de um trem antigo mas bem conservado que leva os turista de Campos até a cidade de Santo Antônio. Durante a viagem, o turista vai apreciar uma bela vista verde, parando em duas estações para alimentação caso desejar e ainda curtir uma bela vista da serra local. O passeio inclui também um guia para contar histórias sobre a ferrovia, pontos turísticos e outros atrativos da cidade. É uma boa pedida para quem não quer se limitar a festas e restaurantes em Campos do Jordão.

O Trem do Forró em Recife, em Pernambuco

Existem três formas de chegar em Caruaru, a capital do forró e bem conhecida dos nordestinos. Ou o turista vai de carro, de ônibus ou vai curtir o conhecido Trem do Forró, que leva muitos locais que adoram a curtição. Durante o ano, todo o trem funciona normalmente levando os passageiros a cidades interioranas, mas durante as festas juninas ele se torna uma grande palhoça de forró. O ritmo toca durante duas horas de viagem com a formação de uma quadrilha de dança com pares e casamento de São João, comidas típicas e animadores fazendo brincadeiras. O custo é o mesmo de uma viagem normal durante o ano.

Trem do Pantanal, em Mato Grosso do Sul

Você pode não conhecer a imensidão do ecossistema do Pantanal de perto, no Mato Grosso do Sul, mas pode curtir uma boa viagem por entre as cidades e conhecer um pouco da vida dos moradores. O trem do Pantanal leva os locais de uma cidade a outra e é muito bem aproveitado pelos turistas como uma forma de transporte barata, segura e bem bacana por ter janelas abertas. Ele funciona todos os fins de semana, das oito da manhã as seis e meia da tarde.

Trem da Vale, em Minas Gerais

A empresa Vale do Rio Doce tem um pequeno presente para os mineiros e visitantes. Ela possui um trem antigo, restaurado  e pronto para fazer passeios apenas com fins turísticos. O seu trem sai todas as sextas, sábados e domingos e parando em diversos pontos, proporciona um passeio bacana para turistas que ainda não conhecem as cidades de Mariana e Ouro Preto. A locomotiva a vapor é uma forma de voltar no tempo e fazer um turismo explorador, com paradas nos pontos mais altos das cidades em que seu trajeto faz ponte.

Trem da Vale, em Minas Gerais

Trem da Vale, em Minas Gerais

Trem Maria Fumaça, no Rio Grande do Sul

Para os moradores das terras gaúchas o trem não morreu. Este é um meio de transporte bem usado não apenas para andar entre as cidades, como para deixar o turista conhecer a serra gaúcha em sua melhor forma: subindo de trem. O passeio conta com rotas diárias e guias que vão explicando como surgiu cada nome, cada ponto e paradas para fotos. Durante o passeio, o turista vai poder observar diversos vinhedos e um final de viagem bem bacana com música e pratos típicos oferecidos ao turista.

Trem em Piracicaba, em São Paulo

Os paulistas também podem contar com um ótimo passeio de trem para conhecer a parte menos urbana do Estado. O trem piracicaba passa pela Estação da Luz, a mais famosa da cidade. A bordo vão guias contando a história da cidade, mostrando pontos da cidade e como São Paulo se tornou o que é hoje: uma grande cidade. A viagem tem o total de uma hora e meia e durante este tempo são percorridos mais de 40 quilômetros.

Trem em Piracicaba, em São Paulo

Trem em Piracicaba, em São Paulo

Trem em Jaraguiúna, em São Paulo

Lembrando o começo do Brasil temos uma bela maria fumaça ainda em funcionamento em São Paulo. O roteiro deste passeio inclui a cidade de Anhumas. Durante o trajeto os turistas podem conhecer antigas fazendas de café de perto mas sem paradas. Guias bem informados vão contando quem morou em cada fazenda, o que aconteceu com as famílias e contando histórias de máquinas e da ferrovia que a maria fumaça faz o seu trajeto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *