O turismo de pesca é uma das mais oncorridas opções oferecidas dentro do ecoturismo, referindo-se geralmente a grupos organizados de turistas que se deslocam a locais apropriados para pesca amadora, existindo sempre uma preocupação com a consciencia ecológica focada na reservação dos recursos naturais e na sustentabilidade.
O Turismo, a Pesca Amadora e a Economia
Nos ultimos anos o turismo de pesca vem tomando um porte maior dentro do Brasil, atraindo turistas de outros países interessados na biodiversidade brasileira e nas aventuras pelos seus grandes rios, desta forma o turismo de pesca movimenta a economia e o turismo em temporadas alternativas que não são as altas temporadas e tanmbém estimulas a pesca esportiva, a chamada pesque e solte, com a conscientização dos amadores da imprtancia da preservação e dos conceitos de turismo sustentável. O turismo é uma indústria e como tal gera empregos, renda e desenvolvimento, incentivando a criação de grandes e pequenos negócios, e nesse constexto a pesca amadora como uma opção de turismo se transformou num segmento muito importante e forte economicamente. O Brasil tem mais de 37 milhões de pescadores amadores licenciados, e a atividade produz uma significativa receita, sendo que uma parte é investida na preservação do meio ambiente.
A Pesca Amadora
A pesca requer paciência e técnica do pescador, além de condições ambientais favoráveis, e o Brasil, com sua extensa e rica malha fluvial é o destino perfeito para os turistas interessados na pesca amadora. A grande diversidade da fauna aquática, em áreas que são relativamente preservadas aliadas as exuberantes belezas naturais de um país tropical são grande atrativos para a prática do esporte, para o lazer e para a recreação. O Brasil possui um grande potencial para esse segmento turístico, que, no entanto ainda não é devidamente explorado.
Roteiros Para Pesca
Para o maior conforto e segurança dos turistas, especialmente quando não se conhece os destinos, é importante que procurem uma agencia de turismo para escolher um roteiro para pesca. A maioria oferece pacotes que incluem alojamentos, alimentação, saídas de barco, equipamento de pesca, e todo o apoio logístico necessário para uma boa pescaria. Mato Grosso do Sul com certeza possui os roteiros de pesca mais famosos e procurados do Brasil, com os rios Paraguai, Dourado, Sucuriú, Paraná, Apa, Miranda, Aquidauana e Taquari, sendo os preferidos pelos pescadores. É importante salientar que em alguns rios a pesca é proibida, são eles o Rio Nioaque, Rio Formoso, Rio da Prata e Córrego Azul, e esta proibição deve ser respeitada, pois visa proteger a biodiversidade local, e os adeptos da pesca amadora devem ter acima de tudo, a consciência ecológica de preservação ambiental e respeito a natureza.
Pescar no Pantanal Matrogossense é o sonho da maioria dos pescadores amadores do Brasil e também de muitos pescadores do mundo, com centenas de espécies de peixes de diferentes tamanhos, numa aventura indescritível e inesquecível.