O Brasil está recebendo a visita de operadores do mercado de turismo italiano que vem conhecer os campos de golfe de Porto Seguro, Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo, com o objetivo de fomentar o turismo internacional dessa seleta clientela, os turistas-golfistas, que estatisticamente gastam de 50 até 100% a mais do que a média dos turistas convencionais, tem uma renda anual maior que 45 mil dólares e uma predisposição a bancar diárias com custo superior a 500 dólares.
O golfe no Brasil
Mesmo não sendo um esporte popular e sendo pouco divulgado, o golfe é responsável pelo movimento de cerca de 500 milhões de reais anualmente, possuindo até o momento 107 campos de golfe concluídos e outros em construção, entre os quais 20 estão em destinos turísticos tradicionais do país. As operadoras italianas atentas ao crescimento desse mercado promovem o 1º Fam Tour que tem como objetivo divulgar o potencial dos campos de golfe brasileiros naquele país. Com a realização do evento a equipe italiana passa nos campos dos 4 estados brasileiros também no momento em que os praticantes do esporte comemoram o retorno do golfe as competições Olímpicas que devem acontecer nos Jogos Olímpicos de 2016, depois de um período de 112 anos. Em 2009 o Brasil também recebeu um importante premio internacional como revelação do ano, pela Associação Internacional dos Operadores de Turismo de Golfe, pela qualidade dos seus campos e a infra-estrutura oferecida aos turistas nacionais e internacionais. O Ministério do Turismo através da Embratur vem trabalhando na promoção do Brasil como destino internacional na pratica de golfe, tendo como meta tornar o Brasil uma referencia internacional.
Campos de golfe e estrutura turística
No Brasil são 110 campos já em uso além de outros 30 ainda em projeto ou construção, uma boa parte desses campos estão dentro de empreendimentos turísticos e hoteleiros. No Brasil são cerca de 25 mil praticantes de golfe que também praticam o turismo de golfe, uma vez que uma das principais características dos campos brasileiros além de sua excelência técnica, é que eles são construídos em locais privilegiados pelas belezas naturais, o que atraem os jogadores e suas famílias. É na Bahia que ficam 4 dos mais famosos campos brasileiros, alguns com mais de 10 anos de existência, agregando as festas populares locais segmentos turísticos diversificados, e destinados a um publico elitizado, ampliando suas opções e passando a atuar fortemente neste rentável filão turístico.
O golfe com certeza não um esporte que caracterize ou traga a imagem do Brasil, mas é sem dúvida um segmento turístico que vem crescendo no Brasil e no mundo e não pode ser desprezado. Milhares de jogadores e suas famílias viajam algumas semanas todos os anos em busca de diversão e oportunidade de praticar seu esporte predileto, e estão dispostas a pagar por isso, pagar caro.