Hong Kong é o lugar onde ocidente e oriente se encontram. Arranha-céus, complexos financeiros, lojas de grife, restaurantes internacionais, desde a arquitetura até a culinária confirma o que estou dizendo.
Contrastes
Esse encontro faz a graça do lugar, onde podemos observar em cenas inusitadas para nós são cotidianas para este país: como barcos de madeira navegando ao lado de grandes navios, as casas seculares ao lado de edifícios gigantes, carrinhos de mão trafegando ao lado de Rolls Royces e ainda os bondinhos históricos figurando ao lado de uma das mais modernas malhas metroviárias do mundo.
Alvo do Turismo
Essa mesma Hong Kong atrai cerca de vinte milhões de turista por ano e por isso, investem pesado neste setor onde o comércio é atividade forte na receita local. A cidade tem mais a oferecer aos turistas, como o mais antigo e importante taioista da ilha, o Mam mo Tample. Assim chamado pela junção do nome de duas divindades: Mam é o Deus da literatura e Mo é o Deus da guerra, foi construído em 1840 e como uma das atrações do local figura o gigante incenso pendurado no teto, que espalha sua fragrância e chega a durar até três semanas após aceso. O Chi Lin Buddhist Nunnery é um convento para freiras budistas que foi construído com o objetivo de prover educação, cultura e religião para toda a comunidade. Construído em 1930, é uma visita obrigatória para quem é ligado na arquitetura, pois a variadade e beleza do local realmente impressiona.
Uma Visão do Futuro
O turista quer dar uma espiada em como Hong Kong estará no futuro, tem de marcar visita ao Hong Kong Planning and Infrastructure Exhibition, um ambiente de exposições que vai à frente do tempo e exibe a ilha em diversas versões em determinados períodos de tempo. Lá o turista irá viajar através de painéis interativos e simulações virtuais de como estará o local em dois, cinco e até vinte anos. Ainda neste ambiente, o turista encontra informações sobre a atual Hong Kong, seus planos, áreas em que merece destaque, as indústrias e também poderá saber quais os planos que o governo tem em mente para melhorar a qualidade de vida do povo, que os locais têm muito orgulho de apresentar aos visitantes.
Forte Indústria Hoteleira
Notadamente cheio de turistas há de se haver uma rede hoteleira firme na ilha, e você poderá escolher os luxuosos hotéis de Tsim Sua Tshui, região onde ficam várias atrações e restaurantes de alta gastronomia, nos hotéis mais modestos mas com boa localização de Yau Ma Tei e Mong Knok ou se está de aventureiro, pegue sua mochila e vá para um dos muitos albergues, que geralmente estão mais longe do centro. Aí é só se aventurar em uma das mais variadas culinárias do mundo e se divertir. Boa viagem!