O Brasil é conhecido no mundo inteiro por causa das suas extensões vegetativas. Entre as belas belezas naturais estão às serras, que são capazes de trazer visitantes para os mais diversos objetivos, desde práticas do ecoturismo até trilhas para que os ambientes sejam conhecidos em níveis qualificados, lado-a-lado com a natureza. Entre as diversas zonas do país vale destacar as Serras do Mar e da Mantiqueira, locais que ainda preservam o que sobrou na Mata Atlântica.
• Serra da Mantiqueira: Centurião Verde
A cadeia montanhosa está estendida por três estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Arqueólogos apontam que possui formação geológica desde a época arqueana. Compreende ao maciço conjunto rochoso de terras altas. Varia entre mil e três mil metros de altitude. Não se pode ignorar o fato de que na Serra da Mantiqueira estão situadas diversas unidades de conservação que são administradas pelo poder público. As subdivisões auxiliam para que aconteça maior controle contra ações de desmatamento na febra que são puníveis por lei federal, de multa até reclusão sem finanças. Hoje em dia a Serra possui apenas trinta por cento da biodiversidade que possuía antes da colonização portuguesa no Brasil. Está divida em três zonas:
- 01: Parque Nacional de Itatiaia (Minas Gerais e Rio de Janeiro)
- 02: Parques Estaduais da Serra do Brigadeiro (Minas Gerais)
- 03: Campos de Jordão
O Rio de Janeiro possui dez por cento da Serra. Trinta por cento estão situados em São Paulo, e o restante, ou seja, a maioria pode ser encontrada dentro do território de Minas Gerais. Provinda da região de Barbacena, acontece a inclinação ao sudoeste até encontrar as fronteiras da região fluminense (RJ), em sequência, na parte dos paulistas, até que se forma como fronteira natural na zona mineira, localizada em Joanópolis, a terra do Lobisomem. Vale ressaltar que a principal capital situada perto da Região da Serra da Mantiqueira é São Paulo, que está a aproximados noventa quilômetros de Bragança Paulista. Na segunda posição em matéria de proximidade geográfica está Belo Horizonte, com distância de 170 quilômetros. Geograficamente o Rio de Janeira está em último lugar, situado a quase duzentos quilômetros do povoado da Serra da Mantiqueira Visconde de Mauá.
Partes Principais da Serra da Mantiqueira
A parte maciça que por consequência possui maior demanda turística está nos quinhentos quilômetros de extensão iniciado em Bragança Paulista, seguindo para a parte do Parque Nacional do Itatiaia. A partir deste ponto as continuações parte para o Norte da Serra do Brigadeiro. Presente no eixo leste de Minas Gerais, que leva de encontro ao Parque Nacional de Caparaó. O ponto culminante está possui 2.798 metros, situado na Pedra da Mina, quase na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. A parte máxima da transposição se encontra da Garganta do Embaú, local onde existiram diversos bandeirantes que iniciaram as incursões na parte interior de Minas Gerais.
Descoberta do Ouro
A Serra da Mantiqueira por representa um dos últimos pontos repletos de Ouro Branco. Possui diversos topônimos distintos por onde se passa. No local onde é chamado de Pedra Redonda nasce o rio Jequitinhonha. O seu principal contraforte está na figura da serra do Caraça, local com alto nível de eminência da Serra Geral. A Serra da Mantiqueira possui média de latitude entre 1.200 e 2.800 metros. O ecoturismo se desenvolve em diversas partes do conjunto, principalmente entre os praticantes de alpinismo ou acampamento. Por vezes podem acontecer RALLY de alguns campeonatos medidos como importantes dentro do cenário mundial. Durante o inverno acontece à procura de esportes na serra.
Ecoturismo e Serra da Mantiqueira
Existem ambientalistas que criticam o fato de existir ecoturismo na região que não possui ao menos a metade do que já no início da colonização. O constante tráfego de pessoas, a pé ou com veículos automotivos, representa grande perigo para os seres vivos que fixaram habitat na região por longas gerações e precisam migrar por causa das mudanças proporcionais em consequência do ecoturismo. Por outro lado, as populações locais precisam da demanda turística para conseguirem sobreviverem com maior fonte de renda. Sem dúvidas este representa um dos grandes paradoxos existente na Serra da Mantiqueira.
• Serra do Mar
Cadeira montanhosa estendida por cerca de 1.500 mil km ao logo do litoral leste e sul do Brasil, precisamente entre o Espírito Santo e Santa Catarina. Na parte de São Paulo a Serra do Mar toma conta e três regiões litorâneas: Sul, norte e Central. A Serra está situada com maior presença vegetal na parte norte, como no caso de Ubatuba. Na região central é possível encontrar alguns quilômetros de planícies estendidas que abrangem alguns municípios, como no caso da Praia Grande em altitude de vinte m acima da existente na capital de São Paulo. A Serra do Mar faz parte do Complexo Cristalino Brasileiro, cuja maior parte está composta de granitos e gnaisses. Diversos fatores são levados em consideração na derivação da região: Sucessivas trocas climáticas, falha no relevo e diferença de resistência entre as rochas. Há algumas partes que se apresentam com formato escarpo. Em outras existem formas de serras marginais que podem elevar a altura entre quinhentos e mil metros sobre o planalto. Cada bloco possui nomes diferentes: Marumbi, Serra dos Órgãos, Virgem Maria, Capivari Grande, entre outras classificações. Interessante notar que a última parte da onipresente Serra do Mar está situada no Rio de Janeiro, local no qual ganha o nome de Serra dos Órgãos. Geógrafos apontam que na região estão um dos conjuntos mais altos na Serra do Mar, como no Pico da Caledônia (2.262 metros) em Nova Friburgo, ou mesmo da Pedra do Sino de Teresópolis (2.268 metros).
Parque Nacional da Serra do Mar
O Parque possui extensão de aproximado 315 mil hectares de terra e está compreendido entre a divisa de São Paulo e Rio de Janeiro. Cientistas do meio ambiente atestam que esta representa a grande parte continua de preservação de Mata Atlântica no Brasil, visto que apenas vinte por cento da mesma ainda está de pé de contabilizados os aspectos vegetativos presentes em meados da colonização europeia. É formada por diversos núcleos importantes:
- 01: Núcleo Picinguaba
- 02: Núcleo Santa Virgínia
- 03: Núcleo Pedro de Toledo
- 04: Núcleo Caraguatatuba
- 05: Núcleo Curucutu
- 06: Núcleo Cunha-Indaiá
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier