Riviera Francesa

Um lugar cheio de belezas, por vezes até de cunho secular, assim é a região da Riviera Francesa. Ela está lá, no fundo dos vales, em promontórios inesperados, no final de estradas pitorescas. Vamos fazer uma viagem rápida, do leste para o oeste para descobrir o mais íntimos pormenores das aldeias da Riviera .

Localidades

O Vale Roya, fica na parte oriental do conjunto, onde podemos notar os nomes das pessoas e coisas, que têm um sotaque italiano. Na Piene-Haute, os telhados de telha de barro, as igrejas barrocas e no vale avistamos castelos do século 11. As aldeias de Berghe estão aninhadas entre castanheiras que fazem esta região hesitar entre a sua identidade francesa e os Alpes do Mediterrâneo.

Mais a oeste, ao sul do Vale do Vésubie, existem aldeias embrenhadas na vegetação existente sobre um rio: lá, encontramos Le Cros d’Utelle, Pélasque, Saint-Colomban, Villars, dentre algumas outras menos conhecidas.

Região

Mais acima, temos a estância termal de Berthemont, com as suas águas sulfuradas que se diz ter existido desde os tempos antigos dos romanos. Seguindo a estrada para o oeste, na altura do Vale do Tinée, encontramos encantadores assentamentos medievais que agregam à paisagem com as suas capelas pintadas, no meio do caminho entre os Alpes e o Mar Mediterrâneo.

Red Gorges

Na Costa do Gorges, as aldeias estão escondidas nas dobras dos xistos. Essas formações rochosas podem ser encontradas no Vale do Roudoule, ao norte de Puget-Théniers, cujas aldeias – Puget-Rostang, Auvare, Saint-Léger, La Croix – oferecem mistérios medievais e tesouros religiosos, para não falar do património apresentado no Musée de Minas de la Léouvé e no museu ecológico de Rostang de Puget.

Costa

O Alto Vale do Var é o vale ocidental desta região. Aqui, mais do que em qualquer outro lugar, as vilas e aldeias – Sauze-le-Vieux, Bouchanières, Châteauneuf d’Entraunes e Estenc, tem preservado o seu espírito da montanha, longe, muito longe dos holofotes da Riviera.

Mais ao sul, em ambos os lados do rio Estéron, uma sucessão de locais da Gilette ao Saint-Auban, incluindo Amirat e Aiglun, demonstram o seu encanto bucólico e patrimônio arquitetónico fora das rotas turísticas tradicionais.

Belezas

Ainda mais ao sul, no interior de Grasse e Vence abriga as jóias da coroa, as belíssimas Valderoure, Séranon, Cipières, Saint-Barnabé e Courmes.

Aldeias

Estas pequenas aldeias do interior da Riviera Francesa são incontáveis. Embora não sejam províncias de acesso facilitado, sua marcantes paisagens e presenças fazem com que o visitante não se esqueça dessas localidades.

Marcas na história

A Roma Imperial deixou sua marca indelével por muitas localidades da região. Uma árvore de cinzas foi oferecido no século 16, em gratidão pela hospitalidade estendida para com as tropas do rei francês Francisco I. As principais datas e acontecimentos são esculpidas nas pedras das fachadas, fontes e nos ornamentos de porta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *