República de San Marino

Um conto de fadas no alto de uma montanha e uma terra governada por dois comandantes. Parece enredo de livros românticos mas é a situação da República mais antiga da europa: a de San Marino, um dos cinco menores territórios europeus, junto com a República de Andorra, os Principados de Mônaco e Liechtenstein e o Grão ducado de Luxemburgo. A forma de governo mantida há séculos é a de capitão-regente, que são substituídos a cada seis meses para que não haja comodismo nem abusos do poder. Com sessenta quilômetros de extensão, San Marino fica no Monte Titano, que fica na locallidade italiana conhecida como Emília-Romana ou Itália Central – a 24 quilômetros da cidade de Rimini e a dez quilômetros da costa do Mar Adriático.

República de San Marino

Fundação

Se o modo de vida de San Marino é lúdico, a fundação está para um conto da carochinha. Segundo diz a história, no ano de 301 antes de Cristo, um homem chamado Marino saiu da Ilha de Rab, na Croácia, para fazer parte das obras que estavam por restaurar a cidade de Rimini, após o confronto que os bárbaros fizeram e que acabaram pela destruição da cidade. Só que o imperador local, Deocleciano declarou perseguição a quem fizesse a restauração da cidade e, para fugir dessa perseguição, Marino seguiu com outros operários para o alto e íngreme Monte Titano, e ali criou uma comunidade cristã fugitiva. Estava criada a República de San Marino. Da lenda para os fatos, o que aconteceu é que o povoado foi crescendo e prosperando, na mesma medida em que os países vizinhos foram aumentando o desejo de cobiça pelas riquezas, o que obrigou o povo a se mobilizar na construção de diversas muralhas que hoje cercam o centro histórico, que é o mais antigo dos nove bairros da República, onde um bonde elétrico faz a interligação entre os bairros.

Constituição

Cidade das Compras

Como se trata de um paraíso fiscal, onde não há taxação tributária sobre as mercadorias, sempre os preços são menores do que na Itália, atraindo muitos turistas em viagens de mesmo dia ao território. Apesar de todo o sucesso com que os natais se ostentam, pagam na mesma moeda e falam a mesma língua dos italianos, como consequência possuem a mesma cultura e comem o mesmo tipo de comida.

Brasil

Pontos Interessantes

Fora o comércio atrativo das lojas de San Marino, o que há para se ver além da beleza da altitude do Monte Titano, são os vários museus que estão por lá, como o Museu da Armas Modernas, onde você compartilha de armas utilizadas na Primeira e Segunda Guerra. Há o Museu das curiosidades, que reúne fatos e objetos inacreditáveis, mas que são reais e o verdadeiro celeiro das crueldades humanas, no Museu da Tortura, com mais de cem ojetos criados para criar dor e sofrimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *