Principais Pontos Turísticos do Paraná: Curitiba

Paraná está repleto de pontos turísticos interessantes, de forma principal na capital, Curitiba. Existem diversos locais que podem preencher diferentes tipos de procura, desde família até jovens. Conheça os principais pontos turísticos paranaenses que estão situados no território curitibano, o centro do Paraná em termos políticos, econômicos e culturais.

Principais Pontos Turísticos do Paraná: Curitiba

Principais Pontos Turísticos do Paraná: Curitiba

Pontos Turísticos do Paraná: Museu Oscar Niemeyer

Em termos práticos as obras de Niemeyer estão presentes em quase todos os Estados Federais. Gostando ou não, ele conseguiu marcar o seu nome na história nacional. De acordo com especialistas o legado dele para Curitiba traz o maior e mais moderno centro museu que existe em terras nacionais. A estrutura impressiona de longe e se torna onipresente no local.

Memorial Polonês: Pontos Turísticos do Paraná

De acordo com especialistas o Papa João Paulo II foi o representante da igreja católica que mais marcou presença histórica no século XX. Quando esteve no Brasil foi homenageado de diversas formas, visto que esse se trata do país com maior número de católicos do mundo. Como legado da visita que realizou na capital do Paraná foi construído o Memorial em sua homenagem. Representa construção que traz inclusive a presença de bosque que traz espécies naturais do tipo nativo. A construção está presente desde o começo dos anos oitenta do século XX, quando o pontífice visitou e abençoou a cidade.

Pontos Turísticos do Paraná: Bosque Alemão

De acordo com a história nacional os alemães foram os primeiros imigrantes que chegaram à cidade e por consequência participaram de forma direta na construção da capital do Paraná. Nesse sentido, como forma de homenagem ao trabalho deste povo foi inaugurado o Bosque Alemão, repleto de paisagens naturais encantadoras e que surpreendem de forma positiva até mesmo quem está acostumado com paisagens naturais. Os alemães dizem chegaram à região na primeira metade do século XIX e até os dias de hoje são presença marcante no país em termos de herdeiros. Quem visita o Bosque dos Alemães tem a oportunidade de visitar a trilha João e Maria e ao mesmo tempo fazer um passeio ao lado de espécies naturais, uma ótima forma de ensinar aos jovens o valor da natureza. Quer ter uma visão privilegiada da região curitibana? Simples, suba a Torre dos Filósofos e contemple da visão panorâmica.

Pontos Turísticos do Paraná: Bosque Alemão

Pontos Turísticos do Paraná: Bosque Alemão

Universidade Livre do Meio Ambiente: Pontos Turísticos Paranaenses

O Paraná está entre os estados conhecidos por causa dos programas que ambicionam a relação harmoniosa entre manejo ambiental e ecologia. Exemplo interessante está na construção que foi erguida no começo dos anos noventa do século XX, mesma época do ECO92 e momento no qual Jacques Cousteau realizou ensinamentos sobre oceanografia aos brasileiros interessados nos assuntos, história e conhecimento de um dos personagens mais conhecidos do mundo em termos de meio ambiente. De forma frequente existem grupos escolares que participam de encontros no local ao sentido de aprender sobre o valor da ecologia. Em termos práticos representa um exemplo de como o meio ambiente pode ser integrados com a arquitetura de forma pragmática e sustentável.

Pontos Turísticos no Paraná: Parque São Lourenço

Situado na capital paranaense se encontra o Parque São Lourenço, local no qual os visitantes podem conferir exposições e ao mesmo tempo conhecer um pouco mais da cultura curitibana. O Centro Cultural foi construído depois de demolirem a velha fábrica de cola. Nos dias de hoje a região traz inclusive oficinas com cursos que servem para capacitar os jovens da região. Entre os turistas que buscam natureza existe a presença de lago cujo entorno está repleto de longa área verde e com espécies do tipo nativo e que são exclusivas do território paranaense.

Pontos Turísticos Paranaenses: Ópera de Arame

Desde o começo da década de noventa do século XX existe a estrutura que causa a curiosidade de turistas que apreciam não apenas a arquitetura inigualável como também as obras que acontecem no local. Em termos práticos represente outro exemplo de como estrutura arquitetônica pode se integrar de forma pragmática com a natureza. A vida artística se encontra ativa na região. Por exemplo, quem está em busca de novidades em termos de cultura e arte de Curitiba pode seguir para a Pedreira Paulo Leminski. Quem segue no mesmo território pode perceber que a tecnologia está empregada de forma pragmática junto com a natureza. Basta ir ao Farol das Cidades, local conhecido por ser uma biblioteca que além de obras literárias também disponibiliza o acesso à rede mundial de computadores, conhecida como internet, popularmente.

Pontos Turísticos Paranaenses: Ópera de Arame

Pontos Turísticos Paranaenses: Ópera de Arame

Parque Tanguá: Pontos Turísticos no Paraná

Também em Curitiba se encontra outro ponto interessante em termos de natureza. Local para escapar do constante trabalho e estresse que acontece na capital do Paraná. No entorno do rio Barigui existem turistas de todas as idades que aproveitam o amplo espaço verde da região no sentido de fazer piqueniques a aproveitar o ar puro que se mistura com os barulhos dos cantos dos pássaros e sons do movimento dos rios. Representa local ideal para também ficar em forma ao fazer percursos nas ciclovias ou mesmo na pista de Cooper. Está presente como infraestrutura para receber turistas desde a metade da década de noventa do século XX. Há inclusive a presença de um túnel que quase de forma mágica traz a junção dos lagos e forma um cenário com ar admirável.

Parque Tingui: Pontos Turísticos Paranaenses

Representa um local que serve para rememorar a época na qual a região curitibana era dominada por tribos conhecidas em todo o mundo, cuja principal era a etnia Guarani, repleta de traços culturais singulares, desde linguagem até mesmo nas obras indígenas que emanam energias misteriosas da mãe natureza. Representa local interessante para quem quer conhecer um pouco da história dos movimentos de índios que por causa da colonização foram quase que dizimados do local.

Memorial Ucraniano: Pontos Turísticos do Paraná

Em Curitiba se encontra o Memorial que faz a homenagem de forma direta para os primeiros ucranianos que chegaram à região e ajudaram a construir a cidade.

Memorial Ucraniano: Pontos Turísticos do Paraná

Memorial Ucraniano: Pontos Turísticos do Paraná

A construção existe desde a metade da década de noventa do século XX.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *