Ondas que atraem surfistas da capital paulista. Belezas naturais de perder a vista. Vida noturna consagrada e com a presença de glamour de casas noturnas até a simplicidade com luau a beira mar. Quem pensa não existir água limpa no litoral de São Paulo sem dúvidas nunca visitou Mongaguá e Itanhaém. Os dois locais estão próximos entre si e servem como ambientes interessantes para fazer o turismo do tipo ecológico para aprender na prática o valor que deve existir na relação entre homem e meio ambiente. Conheça um pouco das características gerais que podem ser encontradas em Itanhaém e Mongaguá.
Aventuras em Itanhaém!
Existem críticos do litoral Sul de São Paulo que apontam existir pouca infraestrutura turística nos dois territórios. Quem consegue romper o ideal negativo e pressuposto pela crítica consegue encontra conjunto de belezas naturais que se misturam com belezas típicas da Mata Atlântica que nos dias atuais tem apenas seis por cento do que tinha antes do país ser descoberto por portugueses. A tradição representa ponto a se considerar de forma positiva nos destinos turísticos. A segunda cidade com maior idade em terras nacionais é Itanhaém, presente na história do país colonizado desde a primeira metade do século XVI. Nesse sentido se convém aceitar a evidência histórica que a formação de famílias brasileiras no local acontece há centenas de anos. Nos dias atuais o povo local se engloba em programas que se relacionam com o tema da relação entre homem e meio ambiente sob a ótica da sustentabilidade. Os resultados se encontram na qualidade no mar que tem nível superior de pureza se comprar com outros pontos turísticos. Por causa do conjunto natural e rica tradição cultura Itanhaém é conhecida também por ser a terra amazônica do território paulista. Ao seguir no principal rio os visitantes podem compreender a variedade ecológica presente na riqueza dos tipos botânicos encontrados no caminho.
Existe aquela sensação de sentir saudades de épocas não vividas, uma nostalgia do mundo natural em que a simplicidade fazia parte da principal condição de grande parte do povo que reside na região. Um ponto de destaque está na praia da Saudade, local no qual as belezas naturais apresentar um cenário distinto, digno de paraíso, como se fosse um desses filmes clássicos da TV. As ondas se movimentam com força constante por cima das pedras com tonalidade escurecida. Quem diz que os índios sumiram de São Paulo podem mudar de opinião ao fazer vista na tribo tupi-guarani que se estabelece na região. Não se pode ignorar o fato de que esse acesso pode trazer dificuldades de forma principal entre visitantes que não estão acostumados com o percurso. De fato, por vezes existe a necessidade de pagar para que moradores façam o trabalham de guias até a região na qual se estabelece as tribos indígenas. Apesar das dificuldades, vale a pena chegar à zonas indígenas e experimentar o sabor de cultura indígena local que mesmo depois de chegada dos portugueses conseguiu permanecer como sociedade reconhecida de forma oficial. Não se pode ignorar o fato de que aprender sobre os índios de forma prática pode trazer maior interesse por parte de alunos e demanda turística que se interessa por esse assunto. Por esse motivo de forma frequente existem passeios de escolas da cidade ou de regiões vizinhas que chegam ao local de forma principal para conhecer a tribo indígena que reside em Itanhaém.
Passeio Para Mongaguá
Quem está em Itanhaém não pode perder a oportunidade de seguir viagem para a cidade vizinha que se estabelece em quase vinte quilômetros. Local ideal para quem aprecia viajar para fazer pescarias que de acordo com a opinião de órgão oficiais traz a maior plataforma pesqueira no continente latino-americano. Corvinas e bagres são duas espécies presentes em ampla quantidade. Em termos práticos a pescaria não presenta a única atividade turística em Mongaguá. A cidade tem infraestrutura preparada para receber turistas. Ao entrar nas trilhas existe a chance de compreender de perto a diversidade dos poucos traços de Mata Atlântica que ainda existe no território nacional. Turistas entram nos caminhos das belezas naturais que se encontram nos exuberantes traços naturais da cidade. A parte urbana de Mongaguá também ganha o destaque por causa do conceito sustentável que existe na parte central com parques que possuem trilhas para deixar a caminhada agradável para qualquer pessoa que deseja fazer a visita. Destaque também existe por causa da diversidade de opções gastronômicas oferecidas por quiosques que se estabelecem na praia. Ponto de destaque entre o turismo em massa para Mongaguá acontece em dezembro, quando fieis à religião do candomblé se unem para celebrar a passagem de Iemanjá, de forma anual, nos centros religiosos, evidenciando a diversidade e liberdade de pensamento da fé que existe não apenas na região como no hemisfério nacional.
No Poço das Antas a demanda turística acontece de forma principal por causa da cachoeira que traz um chame distinto para a natureza exuberante do local. O banho é indicado de acordo com o poder público, o que apoia de forma direta no aumento da procura de visita na região. Experimente nadar nas piscinas naturais formadas com as águas que surgem da cachoeira. Visitantes que frequentam o Poço das Antas não precisam se preocupar com a infraestrutura e atendimento. Os banheiros são espaçosos. Existem pontos que existem corrimão e que ajuda o acesso de pessoas idosas ou que sofrem com algum tipo de deficiência física. As lanchonetes servem lanches rápidos e que podem agradar o paladar de toda a família. A visita com carro é permitida até a entrada, local no qual se estabelece o estacionamento. Lugar interessante inclusive para fazer piqueniques com a família, amigos e colegas. A aventura começa desde a parte inferior que traz a trilha interligada de forma direta na cobertura da cachoeira. Representa indicação interessante para fazer o contato de forma direta com a natureza. Existem dezenas de aves, serpentes e iguanas em amostra. Representa oportunidade para ensinar o turismo ambiental na prática, com informações referentes a cada tipo de animal que existem na região.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
Bom dia.
gostaria de saber como chegar no local mencionado nas fotos de mongagua. ja que gosto muito desta praia.
mas nao conheco locais turisticos…
Obrigado