Catedral de Nossa Senhora da Conceição
A igreja da Matriz da Catedral Nossa Senhora da Conceição representa um dos maiores símbolos do catolicismo em todo país, que possui em sua maioria, cidadãos católicos, fruto principalmente das regras impostas na colonização. Foi construída em meados do século XVIII, mais precisamente na cidade de Ouro Preto / Minas Gerais. Interessante notar que não existem muitos vestígios do tempo antigo devido às inúmeras reformas que ocorreram com o passar dos anos. Entretanto, a talha dos altares ainda continua intacta. Sendo que a imagem transmitida ainda causa sensações de que o turista está vivenciando em épocas coloniais. As duas grandes praças que existem em cada um dos lados da Matriz da Catedral foram construídas justamente para valorizar ainda mais o local. Quem elaborou todo o projeto desta grande construção católica foi Manuel Francisco Lisboa, simplesmente a figura paterna de Aleijadinho. Os dois estão enterrados no local junto com outras famílias nobres da época.
Palácio Rio Negro em Manaus
O Palácio Rio Negro em Manaus representa destino obrigatório para quem está na capital do Amazonas e ambiciona realizar passeio cultural. De fato, esta região possui grande parte das memórias do país. Este palácio tem estrutura onipresente, não existem muros ao redor, mas sim ricos conjuntos de bananeiras que deixam o palacete com imagem tropical. A parte da frente contém rica combinação de pilares grandes e pequenos presentes em toda estrutura da construção. Este local foi a principal sede da residência do governador do Amazonas. Depois que o próprio governador arrebatou a casa no ano de 1918, aconteceu a mudança de nome oficial para Palácio Rio Negro. Entretanto, no final dos anos 90, o governo do Estado resolveu transformar o local em Centro Cultural. Desde 2000, este Centro oferece variados tipos de culturas relacionadas, inclusive com imagem e som. Entretanto, as exposições ainda fazem maior sucesso entre os visitantes. Interessante notar que inúmeras amostras de cinema acontecem no local.
Palácio Rio Branco
Historiadores afirmam que este representa um dos palácios mais antigos do Brasil. A antiga sede do governo baiano impressiona logo na cidade. Há apenas uma torre no centro, logo na entrada principal composta por madeira qualitativa. Em cada um dos lados existe uma estrutura que parece pequenos prédios com alta influência no classicismo. No topo de cada lado há um pássaro que deixa o tom ainda mais clássico. Está situado na região central de Salvador, capital da Bahia. Foi erguido no século XVI, basicamente para agregar toda corte e administração de Portugal. O governador da Bahia, Tomé de Souza, ganhou extremo status pela construção do Palácio Rio Branco. Interessante notar que já obteve diversos objetivos antagônicos, como prisão ou quartel general. Ao redor da construção há inúmeros pontos turísticos importantes, como o prédio da prefeitura e câmara municipal. Sem dúvidas, representa um ponto turístico indispensável para quem está na magnífica e celestial capital da Bahia.
Catedral de Porto Velho
A Catedral do Sagrado Coração de Jesus é a conhecida catedral de Porto Velho. É um dos principais pontos históricos do estado de Rondônia, foi construída no ano de 1917 pelo arcebispo Joffily. Quem pretende conhecer a cidade de Porto Velho não pode deixar de conhecer esta catedral católica que faz parte de sua história. Apesar da Catedral do Sagrado Coração de Jesus ter sua obra iniciada em 1917, ela só foi concretizada após 10 anos por causa das dificuldades enfrentadas no transporte dos materiais. As pinturas religiosas do interior da catedral de Porto Velho foram feitas pelo padre Ângelo Cerri e por Afonso Ligório. Já os vidras da catedral foram todos doados pelo próprio povo de Porto Velho. Em dezembro de 2004, a catedral passou por um momento de terror, quando junto com outras 55 cidades do país participou da campanha Natal de Luz, evento patrocinado pela Eletrobrás. Neste dia, ocorreu um acidente em que um dos foguetes não explodiu no ar e caiu em cima de centenas de pessoas.
Memorial dos Povos da Amazônia
Simplesmente um dos maiores Centros Culturais de Manaus. Frequentemente acontecem shows ou realizações de missas que trazem milhares de pessoas em sua grande arena. Entretanto, visitantes também podem visitar este enorme Centro de Cultura para visualizar amostras de fotos ou outras manifestações artísticas ligadas principalmente com a cultura do Amazonas. O nome antigo do local é Bola de Suframa. Interessante notar os inúmeros eventos folclóricos que acontecem o ano todo, principalmente em épocas juninas, quando o local encontra sua maior média de visitação turística. Hoje em dia, o Festival Folclórico do Amazonas se encontra em sua edição número 56, trazendo dezenas de grupos que disputam acirradamente o título Estadual. O preço para realizar a visita varia de acordo com os eventos. Entretanto, a estrutura exterior pode ser visitada à vontade sem nenhum tipo de burocratização. Roteiro certamente certo nos melhores pacotes turísticos para a região amazonense.
Parque Ambiental Chico Mendes
Esse parque, cujo nome é uma justa homenagem ao líder seringueiro Chico Mendes, que muito lutou pela preservação do meio ambiente, hoje faz parte do roteiro turístico de Rio Branco. Hoje, depois de ter passado por reformas financiadas pelo governo do Acre, ele é um dos principais atrativos para os turistas que chegam a Rio Branco, onde está localizado o Parque Chico Mendes. Essa busca pelo parque se deve ao fato dele concentrar ali recreação, atividades de lazer, educação e pesquisa científica.
Ficando a apenas 8 km do cento de Rio Branco, o Parque oferece uma bela praça de alimentação, onde você pode provar da comida regional. Um mirante por onde se pode observar a paisagem nas redondezas por entre a copa das árvores é um atrativo a mais para os visitantes. Um campo de futebol, quadras de areia e uma ciclovia completam a relação dos atrativos que este local oferece, isso sem falar nas espécies de animais em preservação e as belezas naturais do Parque, que atraem a todos que o visitam.