Pontos Turisticos da China

O país é rico em recursos turísticos: tem majestosas montanhas, belos rios, lugares pitorescos e históricos, variados costumes e tradições folclóricas.

A Grande Muralha

Segundo as informações periodistas, as únicas obras construídas pelo homem que os cosmonautas vêem na Terra desde o espaço são Canal de Suez e a Grande Muralha chinesa, a obra arquitetônica mais grandiosa realizada pelo nosso povo na antiguidade. A Grande Muralha original deveu-se a Qin Shi Huang, primeiro imperador da China, que mandou transformar as fortificações já existentes numa formidável defesa contra os “bárbaros”. Depois, durante a dinastia Han, a muralha ampliou-se se estendendo cada vez mais para o Oeste, e servindo como um meio de defesa para famosa Rota da Seda. Nos séculos posteriores, algumas dinastias deixaram que a muralha ao abandono por ser desnecessária e assim permaneceu sem reparação até ao aparecimento da dinastia Ming, que se valeu outra vez da muralha para proteger a capital dos constantes ataques mongóis. O que vemos hoje é a muralha reforçada nessa dinastia. Calcula-se uns 2.790 km, mas se tomarmos em consideração que não se trata de uma linha reta ideal, representando nalgumas partes uma duplicação, e também os braços de reforços, teremos mais de 6.700 km de comprimento.

Xian

Além de ser a mais antiga cidade chinesa e ter sido a capital por muitos anos, Xian também é a cidade onde está o famoso Exército de Terracota, descoberto na década de 70 do último século. É um exército de mais de 8000 homens, feitos em terracota, que de acordo com pesquisadores, foram feitos para proteger o imperador da China em seu túmulo.

Xian

Xian

Hainan

A menor província chinesa também é uma das procuradas por turistas, devido à grande quantidade de praias da região. Há inclusive uma parte somente com resorts, Yalong Bay. A parte mais procurada é Sanya, ao sul da província, com as praias mais famosas.

A Cidade de Beijing

Beijing é a capital da China, sendo tanto o centro político, como o centro cultural, científico e educativo, além do eixo das comunicações do país. Beijing é também uma cidade cultural histórica muito famosa, com uma história de mais de 800 anos como capital da Nação.

Tem Muitos Monumentos Históricos Maravilhosos:

  • Grande Muralha
  • Palácio Imperial (Cidade Proibida)
  • Palácio de Verão
  • 13 Tumbas da Dinastia Ming
  • Templo do Céu, etc.

Segundo a antiga cosmologia chinesa, o céu era hemisférico e a terra, quadrada. Pelo que todas as cidades chinesas se projetavam em forma de quadrado e, por isso a cidade de Beijing foi assim construída. A cidade tem uma forma retangular. Ela divida-se em 4 partes, protegidas pelas respectivas muralhas. No centro estava o Palácio Imperial, residência do “Filho do Céu”, rodeado pela Cidade Imperial onde albergava a corte e os ministros. O grande quadrado da cidade interior, denominada também Cidade do Norte, pela sua situação ao norte da Porta Tian’anmen, marcava por sua vez o pátio imperial; e na parte ao sul da dita Porta encontrava-se a Cidade do Sul. Quer dizer, a hierarquia feudal manifestava-se mesmo até no traçado da cidade. E esse plano tradicional, que data dinastia Ming, conservou-se até hoje em dia.

Cidade Proibida

O Palácio Imperial é conhecido também com o nome da “Cidade Proibida”, servindo como a coroa do poder imperial durante as dinastias Ming e Qing (1368-1911). Recebeu tal denominação porque se proibia a entrada ao recinto, exceto, naturalmente, aos imperadores e aos seus cortesões. O Palácio é rodeado por muralha com uma altura de 10 metros e por um rio de 52 metros de largura. “A escultura de pedra com motivo de nuvens e dragões” é a maior no Palácio Imperial. Mede 16,57 metros de comprimento, 3,07 de largura e 1,70 de espesso. Pesa por volta de 250 toneladas. As pedras foram trazidas desde o distrito de Fangshan, a uns 80 km de Beijing, empresa titânica para as circunstâncias daqueles tempos. Para tal efeito, cavaram-se poços a cada 500 metros ao longo do caminho e com a água dos mesmos fizeram senda de gelo no inverno para deslizar as pesadas pedras até ao seu destino. Um poeta da dinastia Tang escreveu as seguintes linhas sobre o Palácio Imperial da sua época: pode-se perceber a dignidade do imperador se conheça a maravilha do Palácio Imperial. Maravilhosa e grandiosa, é assim que todos os visitantes descreveram a Cidade Proibida.

Cidade Proibida

Cidade Proibida

Reserva Natural de Jiuzhaigou

Um lugar não tão divulgado da China, mas que merece estar em nossa lista é a Reserva Natural de Jiuzhaigou. Nela que podem sem encontrados os famosos pandas gigantes e os macacos dourados, além de belas paisagens, com lagos, rios, cachoeiras e montanhas.

O Templo do Céu

A distancia de uns quilômetros do Sudeste da Cidade Proibida está o Templo do Céu, lugar onde ofereceram sacrifícios ao Céu os governadores das diferentes dinastias. Incluindo os pavilhões auxiliares e um jardim arredor, o Templo do Céu ocupa uma superfície 5 vezes que a da Cidade Proibida. Como os imperadores chineses se chamavam Tianzi, o filho do Céu, tinham que ceder a soberania ao Céu. Os imperadores chineses tinham muitos outros Deuses por admirar além do Deus do Céu, entre os quais se encontram o Deus da Terra, o da Água e o do Mar. Eles também ofereceram sacrifícios aos seus antepassados. Faz uma parte muito importante da sua vida a atividade religiosa. Existem em Beijing templos de todo tipo. Os mais conhecidos são o Templo do Céu no Sul, o da Terra no Norte, o do Sol no leste e o da Lua no oeste. Entre eles, o Templo do Céu é maior.

Palácio da Eterna Harmonia

É o maior templo lamaísta de Beijing. Foi construído em 1649 e é conhecido pelo nome do Palácio da Eterna Harmonia. Ele serviu inicialmente de residência a Aisin Gioro Yinzhen, príncipe herdeiro da dinastia Qing, transformando-se em templo lamaísta somente em 1735. É provável que se encontre os monges na Sala da Roda e da Lei, onde se costumam reunir para fazer as suas orações. A principal edificação do Palácio é composta por cinco templos, entre os quais o Templo dos Protetores Celestiais, o Palácio da Eterna Proteção e o Pavilhão das Dez Mil Felicidades são mais famosos.

Palácio da Eterna Harmonia

Palácio da Eterna Harmonia

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *