Mesmo sendo uma das sete maravilhas do mundo, Petra não fazia parte dos destinos turísticos internacionais dos Brasileiros até que a novela global “Viver a vida” foi para o ar. Petra é uma cidade da Jordânia construíram 6 séculos a.C., esculpida pelo seu povo, os Nabateus, em pedra, com seus palácios, templos.
Petra e sua origem histórica
Petra ou a “cidade de pedra” como é conhecida fica no país da Jordânia e trata-se de um bem conservado e belíssimo enclave arqueológico muito importante daquele país, situando-se no vale que fica entre o Mar Morto e o Golfo de Aqaba. Em alguns lugares Petra parece ter sido coberta pelas lavas vulcânicas, assim como Pompéia na Itália. Existe uma lenda que era contada por antigas tribos árabes segundo as quais Petra não teria sido esculpida na pedra, mas segundo eles Deus teria punido os nabateus cobrindo a cidade por pedras. Com todas as suas lendas e histórias Petra é um dos lugares mais interessantes do mundo, com suas ruínas que no passado já sobreviveram a 2 terremotos.
As belezas de Petra
São muitas as maravilhas encontradas em Petra que já foi uma importante rota de especiarias que saiam do extremo oriente, atravessavam o Irã, naquele tempo ainda Pérsia, Arábia Saudita chegando ao Egito, muitas vezes ainda passando por Damasco na Síria. Quem já teve o privilégio de visitar e conhecer Petra garante que a viagem é inesquecível, seja pelas suas imponentes belezas naturais, pela sua importância histórica e também a acolhida envolvente dos moradores locais. O tesouro ou Al Khazneh é um dos grandes símbolos de Petra e é ao mesmo tempo um tumulo da realeza e um templo. Trata-se de uma construção de cerca de 40 metros realizada em um único bloco de pedra e que segundo uma das muitas lendas existentes na região, Al Khazneh guardaria os tesouros de um faraó egípcio.
Maravilhas de Petra
Outra maravilha encontrada em Petra é o Anphiteatro, obra primeiramente atribuída aos romanos, e que hoje é atribuída ao povo local que teria esculpido o teatro com pedras de túmulos e das cavernas. Os três túmulos reais também são obras grandiosas, o primeiro Urn Tomb foi construído sobre diversos cofres, o segundo Corinthian Tomb trata-se de uma réplica de um palácio de Roma e o último, Palace Tomb, é considerado um dos mais importantes monumentos da Cidade de Pedra. Ainda tem o Monastério que é o maior e mais bem conservado monumento de Petra que oferece aqueles que tiverem fôlego para enfrentar a trilha de que leva até ele uma vista panorâmica e deslumbrante. Depois de subir 800 degraus também pode se chegar ao local construído para os sacrifícios realizados naquele tempo. Esculpido no alto do monte formou dois locais planos, que são altares de onde se tem uma visão magnífica de quase toda a cidade. Ao lado de tantos monumento os turistas ainda tem a oportunidade de conviver com a cultura beduína, povo local muito acolhedor e com costumes bastante peculiares.
Apesar de todos os modernos meios de transportes existentes atualmente, o melhor meio de se conhecer todas as maravilhas de Petra ainda são o cavalo e os camelos, o que torna essa viagem ainda mais interessante e inesquecível.