Diversidade Ambiental
O pantanal mato-grossense possui vasta diversidade ambiental em todos os aspectos para a prática de atividades tanto de pesca esportiva quanto profissional, atribuindo até mesmo de campeonatos esportivos durante o ano. Os rios mais visados para essa prática, que vem tornando-se cada vez mais presente na região pantaneira são o Paraguai, o Cuiabá, o Piquiri, O São Lourenço e os Três Irmãos. Turistas de toda parte tornam-s fascinados pela extensão e beleza dos rios que contam com peixes e animais da mais maravilhosa exuberância.
A região ao mesmo tempo em que oferece belezas naturais para a diversão conta atualmente com diversos hotéis, pousadas, alojamentos simples para atender o turista com maior comodidade durante o período de estadia no pantanal; até mesmo as antigas chalanas ainda fazem parte de uma interessante viagem pelas águas pantaneiras. Entre a diversidade de espécies de peixes estão no pantanal as mais visadas e ricas de toda região brasileiras, como o dourado, o bagre, o jaú, o pacu, o pintado e as temidas piranhas, que também compõe o ecossistema local.
Leis da Pesca Mato Grossense
Estipulada com o objetivo de acabar com o fim da pesca predatória na região do pantanal foi elaborada em 21 de julho de 1999 uma lei fixa com demais leis internas para a proibição de alguns requisitos tanto na pesca esportiva quanto profissional na região. Assim a partir dessa data ficou marcada a preocupação com a extinção de algumas espécies de peixes que já eram ameaçadas por atitudes humanas. A lei visa principalmente à manutenção e controle da pesca local, nos rios estaduais, exigindo fiscalização intensa a todos os pescadores que ali se encontram. A industrialização e comercialização de pontos próximos a região pantaneira também é feita regularmente em defesa da biodiversidade. As multas e punições a quem desrespeita e infringe essas leis podem chegar a valores muito altos e até mesmo a certa pena em regime aberto. Segundo moradores próximos, biólogos e demais ambientalistas essa imposição foi mais do que justa e merecida à nação brasileira, especialmente pela preservação das espécies locais, que são parte da riqueza do pantanal mato-grossense.
Maiores Informações
Para os iniciantes na pescaria no pantanal algumas dicas e sugestões nunca são demais quanto à estadia, e valores de pacotes durante as temporadas. Existem empresas locais que facilitam todo o período de pesca para os turistas, principalmente com pacotes promocionais de pescas diárias, envolvendo lazer, diversão e também apreciação em meio à tão bela natureza mato-grossense. A melhor dica possível é que o turista se programe e planejo o valor de gastos durante sua viagem com a família ou amigos, para que as empresas de agenciamento de pacotes e planos possam oferecer o melhor serviço conforme a preferência individual de cada turista, pacotes que vão desde a hospedagem até aluguel de equipamentos para a pesca esportiva.
Por: Patrícia Contiero