No estado do Espírito Santo fica a cidade de Anchieta, conhecida também pelo roteiro turístico chamado de “Passos de Anchieta” que é considerado um dos mais importantes roteiros do turismo religioso brasileiro, um roteiro cristão que atrai milhares de peregrinos e turistas anualmente, sendo considerado por muitos como o “Caminho de Santiago brasileiro”
Cidade Histórica
Anchieta é uma cidade histórica fundada no ano de 1565 no litoral do Espírito Santo. O município teve sua ascensão com a chegada do padre Anchieta junto com os jesuítas, que se instalaram no sopé de uma montanha defronte ao Rio Iriritiba, que na língua Tupi quer dizer “lugar de muitas ostras”. Hoje neste local esta fundada a Igreja Matriz da cidade e o Museu Nacional de Anchieta, que foram construídos pelos jesuítas auxiliados pelos índios então já catequizados e que hoje são tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional. Além do vasto patrimônio histórico e cultural, Anchieta é rica em belezas naturais, contemplando 23 lindas praias, além de lagoas, rios e um manguezal muito bem preservado. A população de Anchieta é formada por etnias bem diversas, expressando diversas manifestações culturais, herança dos índios, negros, e dos imigrantes portugueses, italianos e sírio-libaneses.
O Caminho do Padre Anchieta
No século XVI o Padre Jesuita ia quinzenalmente de Rerigtiba, onde hoje fica a sede da cidade até a cidade vizinha de Vitória, fazendo o percurso de cerca de 100 quilômetros a pé, sempre margeando o litoral, pois naquela época ainda não existiam estradas nem mesmo trilhas na vegetação cerrada então existente. Hoje o percurso é feito anualmente no mês de junho, por ocasião do aniversário de sua morte. São milhares de peregrinos e turistas que durante 4 dias e 4 noites refazem os passos do jesuíta e caminham pelo litoral do Espírito Santo, conhecendo maravilhosos pontos turísticos e apreciando as belezas naturais, num momento de oração, recolhimento, reflexão e contemplação. Os motivos que reúnem tantas pessoas são muitos, a maioria são fiéis e religiosos que buscam na peregrinação um encontro com Deus e consigo mesmo, outros são turistas que querem aproveitar a oportunidade e conhecer os pontos turísticos e a diversidade cultural local. O ponto principal do trajeto é o Santuário, na cidade de Anchieta, mas o percurso passa por reservas ecológicas, diferentes praias, o Convento da Penha, o município de Vila Velha e muito mais.
Outros Atrativos Turísticos
Apesar do Roteiro dos Passos de Anchieta ser o principal atrativo que traz os turistas até a cidade, Anchieta que recebe cerca de 300 mil turistas por ano, tem muitas outras opções para oferecer aos seus visitantes, com 23 praias distribuídas em seus 30 quilômetros de litoral, desenhadas por falésias, enseadas e cabos. Além das suas belezas naturais a cidade possui uma infra-estrutura capaz de atender os turistas mais exigentes, com hotéis de luxo, resorts, pousadas, restaurantes, boates, lojas, centros comerciais, etc, possibilitando que o turista tenha variadas opções de divertimento, buscando sempre superar todas as suas expectativa.