Parque Hluhluwe-Imfolozi: Características Gerais

Hluhluwe-Imfolozi é o mais antigo proclamado parque natural na África. É composta de 960 km² (96.000 ha) de topografia montanhosa situada a 280 km ao norte de Durban, no centro de Zululand, Kwazulu, África do Sul, conhecida por sua rica vida selvagem e pelos esforços de conservação. Devido aos esforços de conservação o parque tem maior população de rinocerontes brancos do mundo.

Um Pouco de História

Ao longo do parque há muitos sinais de assentamentos da Idade da Pedra. A área era originalmente um terreno de caça real para o reino zulu, mas foi criada como um parque, em 1895. As reservas Umfolozi e Hluhluwe foram estabelecidas de maneira principal para proteger o rinoceronte branco, que estavam na lista de espécies ameaçadas de extinção. Em termos gerais a área sempre foi refúgio para animais, como moscas tsé-tsé, que carregam doenças comuns, que protegia a área de caçadores na era colonial. No entanto, como a zona de Zululand foi colonizada por agricultores europeus. O jogo foi responsabilizado pela prevalência da mosca tsé-tsé e as reservas se tornaram áreas experimentais nos esforços de erradicação do inseto. Cerca de cem mil animais foram mortos na reserva antes da introdução da pulverização DDT, em 1945, resolver o problema. No dia 30 de abril de 1995, o então presidente Nelson Mandela visitou a Reserva Hluhluwe para comemorar o centenário do parque.

Geografia e Clima

O parque está localizado na província de Kwazulu-Natal, na costa leste da África do Sul . O parque é o mais próximo da cidade de Mtubatuba e da Vila Hluhluwe. A geografia da região é diferente do norte para o sul, na área de Umfolozi. Situado em uma área de risco. Esta área é situada entre os dois rios Umfolozi, onde elas se dividem para o norte e para o sul.

Geografia e Clima

Geografia e Clima

Hluhluwe

A topografia na seção Umfolozi varia de planícies dos leitos, o que inclui alguns vales largos e profundos. Habitats na área são pastagens que se estendem em acácias e florestas. A região de Hluhluwe tem topografia montanhosa onde altitudes variam de 80 a 540m acima do nível do mar. Os cumes altos apoiam florestas costeiras escarpas em uma região bem regada em níveis mais baixos. O norte do parque é mais acidentado e montanhoso com florestas e savanas, conhecido como a área de Hluhluwe.

Biodiversidade e Fauna

O parque é o lar de África do jogo dos cincos grandes: Elefante, rinoceronte (preto / gancho de lábios / branco / praça de lábios), cabo de búfalo, leão e leopardo. Abriga 86 espécies especiais, incluindo: Nilo crocodilo, hipopótamo, chita, hiena malhada, chacal, girafa, zebra, kudu, impalas, bambes, javali, babuínos, macacos, variedade de tartarugas, cobras e lagartos. É um dos melhores pontos do mundo para a visualização de Nyala. O parque representa destino privilegiado, representa lar de 340 espécies de aves. Em 1981, existiu tentativa por parte das autoridades em reintroduzir cães selvagens africanos para o parque. Vinte e três cães foram soltos na reserva, a maioria das quais tinham sido criados em zoológicos. No entanto a população o oscilou entre três e trinta indivíduos. O parque é o local de nascimento de rinoceronte, por isso tornou-se mundialmente conhecido pela sua conservação dos tipos brancos. A unidade de captura do parque pode levar o crédito por ajudar a salvar o ele da extinção. Na atualidade, a reserva tem mais de 1.600 rinocerontes brancos. O sucesso do programa foi recentemente comprometido pelo aumento da caça ilegal de rinoceronte no parque. Esta recente ameaça não só se tornou uma grande preocupação para o parque, mas os conservacionistas de rinoceronte em todo o país.

Biodiversidade e Fauna

Biodiversidade e Fauna

Turismo no Parque Hluhluwe-Imfolozi

O primeiro acampamento visitante foi construído no cume, em 1934. A reserva tem uma extensa rede de estradas equivalente a 300 km. Há um barco de 40 lugares na Barragem Hluhluwe que leva os visitantes em viagens guiadas duas vezes por dia. Como um dos parques mais famosos da África do Sul de jogo, o Hluhluwe-Imfolozi é conhecido por sua variedade de animais e aves de vida. Existe diversidade extremamente rica das comunidades de árvores e plantas. Hluhluwe-Imfolozi é o mais antigo parque na África. Abrange cerca de 100 mil hectares e é mundialmente conhecido por sua conservação de rinocerontes. Oferece diversas atividades aos visitantes: Passeios guiados, trilhas, unidades de jogo, bem como sites de piquenique. Uma variedade de opções de acomodação existe nas imediações para a reserva de caça com a cidade de Hluhluwe em apenas 25 quilômetros de distância. Hotéis e alojamentos estão disponíveis para turistas com diferentes poderes aquisitivos. A grande variedade de vida no parque dá origem a uma diversidade de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. As trilhas são projetadas para a conveniência dos visitantes que desejam descobrir os segredos da mata utilizando carros de safari. Guias estão disponíveis para ajudar os visitantes a interpretar os muitos pontos de interesse ao longo das trilhas. Estes passeios podem ser reservados na recepção em ambos os campos. Locais de piquenique, vários sites com a ablução e churrasqueira estão situadas em todo o parque.

Turismo no Parque Hluhluwe-Imfolozi

Turismo no Parque Hluhluwe-Imfolozi

Um guia experiente está à disposição para responder perguntas. Passeios de barco na barragem oferecem 40 lugares que leva os visitantes em viagens guiadas duas vezes por dia. Portão de Abertura e Encerramento: Verão (novembro a fevereiro) 05h00 às 19h00. Inverno (Março a Outubro) 06h00 às 18h00. Este é um grande parque cênico com colinas onduladas cobertas de mato de acácia. Traz pontos de vista elevados que proporcionam vista de um pássaro. O norte do parque é mais acidentado e montanhoso, com florestas e pastagens, enquanto que no sul e oeste está ondulado com open savana. O parque contém imensa diversidade de fauna e flora. Particularmente famoso pela conservação do rinoceronte, pretos e brancos. Há duas trilhas autoguiadas de automóveis para aqueles que desejam direção ao redor do parque. Existe série de sites de piquenique e vários passeios autoguiados com vistas magníficas. Duas caminhadas diárias na companhia de um guarda de campo podem ser reservadas através do escritório de campo. Estação chuvosa: Esta é uma área quente e úmida subtropical. A chuva cai durante os meses de setembro a abril. A precipitação anual é de 29-39 polegadas (750-1,000 mm). Estação seca dura mais de inverno de maio a agosto e as temperaturas são muito agradáveis com dias quentes.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *