Viajar é bacana por diversos motivos: você conhece outros locais, pessoas novas, culturas novas e aprende bastante. Também relaxa. É como se fosse uma temporada longe do estresse (dependendo do planejamento da viagem, é claro). Para quem ainda está pensando em como e para onde será a próxima viagem, temos algumas dicas de pontos turísticos que jamais devem deixar de ser visitados, e são bem interessantes.
Praça Vermelha, em Moscou, na Rússia
O ponto turístico mais famoso e mais visitado da Rússia é a Praça Vermelha, tanto por sua beleza como por seu valor cultura. O local central onde diversas ruas de Moscou se encontram e levam a rodovias para fora da cidade. Ou seja: o ponto central da capital da Rússia é a Praça Vermelha, e por isso o local foi palco de diversos movimentos importantes. Por sua beleza, a praça já atrai bastante e vale uma fotinho para registrar sua viagem. Por sua exuberância, também. E de alguma forma todos os edifícios ao redor da Praça são importantes seja por histórico, beleza e construção. Por lá temos o Mausoléu de Lenin, por exemplo com o corpo embalsamado do ditador que fundou a União Soviética. Ainda perto temos a Catedral de São Basílio (St. Basil’s Cathedral) e os palácios e catedrais do Kremlin. Não dá para ir à Russia sem visitar tais espaços.
Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
Não se impressione. A estátua carioca é mesmo um dos mais importantes pontos turísticos do mundo e sempre lembrada como ponto de referência nacional. Quer saber se um filme está falando do Rio de Janeiro mesmo? Ele vai mostrar o Cristo de braços abertos, símbolo da supremacia brasileira, ao menos para os brasileiros. O monumento retratando Jesus Cristo de braços abertos fica em cima de um grande morro e tem uma das mais lindas visões do mundo. Subir o cristo é para poucos, mas você pode tirar fotos a seus pés e o observar abençoando a cidade ao longe, já que de diversos pontos do Rio é possível ver a estátua.
As Pirâmide do Egito
Um dos grandes mistérios da humanidade também é uma das principais atrações do mundo e um dos pontos turísticos mais importantes. Se você for ao Egito, são dois os pontos obrigatórios de visita: o museu do Cairo e as belas pirâmides. As construções antigas são na verdade mausoléus, pequenas tumbas, hoje completamente saqueadas por visitantes em busca de ouro há milhares de anos, mas nem por isso deixam de ser um belo patrimônio. As tal pirâmides foram construídas a nada menos que 2500 anos e resistem até hoje. São fruto da engenhosidade humana, mesmo que muitos ainda digam que podem ter vindo dos céus. Pedra sobre pedra erguem um túmulo com diversas câmaras, onde os ricos reis do Egito queriam que seus corpos e seus pertences fossem enterrados.
O Coliseu, em Roma, na Itália
Uma das sete maravilhas do mundo antigo e um lugar que traz a tona a história da humanidade é um dos pontos que não pode ser esquecido em uma viagem à Europa. O coliseu nada mais é que um grande estádio, com arquibancada para milhares, mas era onde plebe e riqueza se divertiam na roma antiga. Foi lá que aconteceram os grandes entraves dos gladiadores, pobres que lutavam por dinheiro e sobrevivência para divertir apenas o rei.
A Casa Branca, em Washington
Para muitas pessoas não passa de apenas uma sede política, como o nosso Senado. Contudo, a Casa Branca é muito mais que isso e por isso suscita a curiosidade das pessoas e se torna um ponto turístico bem visitado nos Estados Unidos. Estudantes e turistas de todo o mundo param na frente das grades para apreciar a casa do Presidente dos Estados Unidos, e também seu local de trabalho. Uma visita guiada é possível na Casa Branca, mas sempre com supervisão e com agendamento de muitos dias de antecedência e de grupos já cadastrados, pois o local também é moradia do Presidente e sua primeira dama e filhos. Túneis suscitam a curiosidade da casa, que levariam o presidente a um espaço seguro caso houvesse uma invasão.
A Torre Eiffel, na França
Não dá para falar de pontos turísticos importantes no mundo sem lembra da bela Torre que envolveu milhares de pessoas em sua construção. Seu nome vem do criador, Gustave Eiffel, e a torre torna a França mais popular do que ela já é. A torre mede nada menos que 324 metros de altura, sendo o mesmo que um prédio de 81 andares. Os visitantes podem subir em alguns pontos. Desde quando foi inaugurada, mais de 230 milhões de pessoas já a viram e é um ponto obrigatório para visitar em Paris.
Disney World, em Orlando, nos Estados Unidos
O maior parque temático do mundo é um local divertido em diversos sentidos e por isso tem fama de ser um dos melhores passeios a se fazer em férias com a família, sendo destino de brasileiros todos os anos. A Disney é um espaço bacana porque conta com os clássicos personagens animando todo o parque, shows, festas, brinquedos e restaurantes divertidos. O ingresso vale para o dia todo e crianças e adultos podem se divertir por lá.
Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França
Além da bela vista da Torre Eiffel, Paris pode oferecer a seus visitantes uma visita histórica e cultural de grande valor, com a Catedral de Notre-Dame. Esta proporciona uma impressionante vista na ilha do Rio Sena, a chamada Île de la Cité. A catedral tem nada menos que a data de 1345 de sua construção, tendo sofrido dois séculos inteiros até ficar pronta. Subindo na torre mais alta, o turista terá uma visão mais que impressionante da cidade de Paris.
Cidade Proibida, em Pequim
O mistério que envolveu esta parte da cidade foi um dos motivos que a levou a ser um ponto turístico. Muros envolviam a cidade por cerca de 500 anos, local de moradia dos imperadores que queriam segurança e por isso controlavam a entrada e saída de visitantes. Hoje todo mundo pode entrar e sair, tirar fotos e se aprender um pouco sobre os costumes antigos da cidade.