Durante mais de 30 anos, os Estados Unidos, através da NASA, mantiveram um programa de ônibus espaciais americanos, construindo e coordenando as viagens dessas naves para o espaço sideral, onde decifraram muitos mistérios e realizaram importantes experiências. Muitas dessas missões foram realizadas com sucesso e outras não, pois o ônibus espacial Challenger (1986) e o Columbia (2003) sofreram graves acidentes, matando 14 astronautas ao todo.
Recentemente, a NASA anunciou o fim do programa dos ônibus espaciais americanos, alegando o custo desses experimentos e a segurança dos tripulantes. Ao mesmo tempo informou que as naves espaciais construídas pelo programa serão entregues a museus espaciais americanos, onde estarão à disposição para visitação pública.
Os museus espaciais que irão receber os ônibus espaciais serão:
– O Museu Aeroespacial do Smithsonian Institution, na Virgínia, vai receber o ônibus espacial Discovery, o primeiro a ir para o espaço;
– O Centro Espacial Kennedy receberá o Atlantis, que ainda fará seu último voo em junho de 2012;
– O California Science Center, na cidade de Los Angeles, receberá o Endeavour, que fará sua última expedição em abril de 2012;
– O Museu Espacial do USS Intrepid, que fica em um porta-aviões americano, receberá o protótipo do ônibus espacial Enterprise, que não chegou a ser lançado no espaço.
Com certeza os museus espaciais que vão receber essas naves vão ter um grande público logo que abrirem para a exposição dessas preciosidades, pois há uma curiosidade natural das pessoas por essas lendas da história moderna.