Localizado em Paris, o Museu da Arte e História do Judaísmo, é um museu que apresenta a história do judaísmo na França. O museu está num bairro histórico da cidade, Marais, e discorre a respeito da história das comunidades judaicas ao longo dos séculos falando a respeito das suas tradições e do seu patrimônio cultural.
Grande parte dos judeus que foram para a França são de origem portuguesa e fugiram de sua terra natal para escapar das perseguições bem como da inquisição realizada nesse local. No museu estão documentos de grande importância a respeito da história do judaísmo, documentos que contam a história do Caso Dreyfus como cartas e jornais. Também conta com a exposição de alguns artistas como Kikoine, Chagall e outros.
Os visitantes ainda podem conferir o primeiro livro publicado em Lisboa, que também é um dos primeiros livros publicados em Portugal, “Comentários sobre o Pentateuco” que teve a sua impressão feita no ano de 1489. Um museu muito rico no que diz respeito a arte e a história do judaísmo, a seguir falaremos mais sobre ele.
Conhecendo o Museu
Como já citamos acima esse museu se encontra localizado num dos bairros históricos da cidade-luz, Marais. Numa das mansões mais bonitas da França é possível conhecer um pouco mais a respeito do judaísmo. Dentre as temáticas abordadas nesse museu podemos destacar a história dos judeus na França com ênfase também nas comunidades judaicas da Europa e da África que contribuíram de maneira significativa para o judaísmo francês.
Nesse museu podemos encontrar desde objetos de arte religiosa até manuscritos e peças do setor têxtil. Quem gosta de história não pode deixar de fazer uma visita a esse museu uma vez que ele tem documentos exclusivos acerca de episódios bastante importantes. Vale a visita pela incursão na história do judaísmo na França e sobre o judaísmo de uma forma geral.
Outros Pontos Importantes
Os visitantes do museu ainda tem acesso ao centro de documentação, aberto gratuitamente. Trata-se de um importante centro de pesquisas a respeito da cultura do judaísmo. A sua estrutura conta com uma videoteca, uma biblioteca e uma fototeca em que os documentos se encontram em inglês, saiba mais acessando www.rachelnet.net.
Programação do Museu
Se você se interessou em conhecer mais a respeito da programação do museu pode acessar o seu site em www.mahj.org. Destacamos que esse museu conta com visitas orientadas para conhecer as coleções, nessas visitas são disponibilizados áudio-guias que além de gratuitos oferecem cinco opções de idiomas.
Esse tipo de visita está disponível para grupos de 10 a 30 pessoas. Também são oferecidas oficinas e visitas para crianças e adultos. As visitas devem ser agendadas com alguma antecedência, o agendamento pode ser realizado através do e-mail groupes@mahj.org.
Visitas ao Museu
Na visita que o museu oferece – nos idiomas inglês, espanhol e hebraico – os visitantes contam com guias nativos que durante 1h30 discorrem a respeito do judaísmo. Uma visita que faz um retrato do desenvolvimento dessa importante cultura. O contato com o judaísmo se dá através de inúmeros documentos, objetos e obras de arte.
Coleção de Arte
O museu ainda conta com obras de arte como da coleção Mahj que faz um apanhado desde a Idade Média até chegar ao século XX. Os visitantes ainda podem fazer a apreciação das tradições da comunidade judaica bem como elas conseguem manter vivas essas tradições. O visitante ainda tem contato com a maneira como as tradições do judaísmo foram sendo adaptadas e disseminadas durante a Diáspora.
Entendendo as Celebrações e Ritos
Durante essa visita os visitantes podem conhecer e saber mais sobre os feriados estabelecidos pelo calendário do judaísmo bem como podem conhecer mais sobre os momentos mais importantes do ciclo de vida. O museu tem uma coleção de objetos impressionantes para contar a história dessa cultura tão rica e interessante.
Abraão
Tanto os judeus quanto os muçulmanos e os cristãos tem um antepassado comum, estamos falando a respeito de Abraão. Além disso, as três religiões são monoteístas, o que significa que tem um único deu. Para quem se interessou é possível saber mais sobre cada uma dessas religiões e conhecer detalhes que são particulares de cada uma.
Durante a visita ao museu é possível conferir as diferenças e conhecer mais sobre os valores e as figuras mais importantes de cada uma. A coleção do museu pode ser vista através de um olhar de comparação compreendendo os seus contextos históricos e de cultura.
O Bairro de Marais
Aproveite que também é possível realizar visitas guiadas ao bairro de Marais – onde o museu está localizado – em inglês e hebraico. Durante essa visita é possível conhecer o lugar em que os judeus viviam desde a Idade Média. Antes da visita é realizada uma introdução na história dos judeus na França. Uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer mais sobre o judaísmo.
Curiosidade – O Que Foi o Caso Dreyfus?
Acima falamos a respeito de como o Museu da Arte e História do Judaísmo tem documentos a respeito do famoso Caso Dreyfus, contudo, algumas pessoas podem não saber exatamente do que se trata. Pensando nisso vamos contar a história do “Affaire Dreyfus” (em francês) que movimentou o fim do século XIX.
Tratou-se de um grande escândalo político que foi responsável por fazer a divisão da França por um bom tempo. No centro da polêmica estava um oficial da artilharia do exército francês que tinha origem judaica, Alfred Dreyfus, que em 1894 foi condenado por alta traição. Um dos pontos mais polêmicos é que seu julgamento foi realizado a portas fechadas e se caracterizou por ser fraudulento.
Dreyfus Inocente
O condenado era inocente e a acusação usou como base documentos falsos. Foi descoberto pelos oficiais de alta patente da França que os documentos eram falsos, contudo, eles fizeram de tudo para esconder esse fato. No final do século XIX a farsa veio à tona num momento em que a França se encontrava sob fortes movimentos nacionalistas e xenófobos. No museu é possível conhecer mais a respeito desse importante momento histórico observando documentos que ajudaram a escrever esse triste capítulo.
Quem adora fazer um turismo cultural e visitar museus que contam a história dos povos em uma determinada época, não pode deixar de ir até Paris, na França, e visitar o Museu da Arte e História do Judaísmo, pois lá esses visitantes terão a oportunidade única de vivenciarem fatos históricos importantes relativos à vida dos Judeus.Localização do Museu da Arte e História do Judaísmo Esse interessante museu que retrata toda a arte e história de um povo, está localizado na Rua do Templo na cidade de Paris, num bairro considerado histórico chamado Marais, e fica situado no antigo Hotel Saint-Aignan.
Inaugurado no ano de 1998, o Museu de Arte e História do Judaísmo possui um acervo datado do período da Idade Média até o ano de 1939, que conta a história dos judeus europeus e originários do norte da África do norte, e todo seu patrimônio cultural e artístico. Quem visita Paris não pode deixar de conhecer esse interessante museu histórico.
Salete Dias