Mergulho no Mar Vermelho

Poucos locais de mergulho surgem sempre  na conversa da maneira que o Mar Vermelho aparece na lembrança. Se não é o primeiro destino que vem na lembrança quando se inicia uma conversa sobre mergulho, é tipicamente um dos destinos mais lembrados entre os apreciadores de mergulho, seja ele profissional ou não, ficando entre as primeiras lembranças de qualquer mergulhador. No nosso artigo, você vai descobrir as delícias de fazer um mergulho dentro das belezas do Mar Vermelho, para experimentar o melhor que esta região tem a oferecer.

Por que se Chama Mar Vermelho?

O Mar Vermelho ficou conhecido desta maneira a partir dos bancos de algas periódicas que acontecem nessa região, pintando o mar com uma tonalidade avermelhada, e não os vermelhos escuros das cordilheiras egípcias que rodeiam o Mar. É realmente um paraíso para os mergulhadores, com a água mais quente dentre todos os mares, pouca ação das ondas e um grau de visibilidade entre as suas águas verdadeiramente insuperável. O Mar Vermelho é considerado uma das 7 maravilhas do mundo subaquático, abrigando mais de 1.000 espécies de invertebrados e mais de 200 espécies de corais, povoado de espécies moles e duras. Essa é a base de um dos mais ricos ecossistemas marinhos, que abriga mais de mil e cem espécies de peixes, dos quais quase 20% são endêmicas ao Mar Vermelho, ou seja, essas espécies de peixes só existem dentro dos limites das águas deste mar. O alto nível de endemismo das espécies nessas águas é um dos principais fatores que faz com que o mergulho no Mar Vermelho atraia cada vez mais mergulhadores e turistas para essa região.

A Vida que Você Encontra no Mar Vermelho

O mergulho no Mar Vermelho vai lhe oferecer oportunidades sem limites de desvendar a vida marinha tropical em águas cristalinas, encontrando espécies que vão desde os tubarões e golfinhos para os fãs das estrelas marinhas. A variedade da vida nas águas do Mar Vermelho é imensa, e você terá muitas opções para ver. Nesse casso irá depender de onde você escolher para mergulhar. Um mergulho pelo Egito pode incluir a visão de recifes rasos de patches, mergulhos de deriva e paredes, ou uma coleção de alguns dos naufrágios mais interessantes. Em outros lugares, os recifes vibrantes aumentam muito no Mar Vermelho e formam labirintos intrincados de planaltos, lagoas, grutas e jardins. Um momento que você pode encontrar um jardim de corais no topo de uma cúpula e a parede de recifes pode adentrar centenas de metros nas profundezas do oceano escuro. A abundância de vida marinha no Mar Vermelho e as profundezas dos recifes são uma emoção que muitos mergulhadores narram ser inesquecível.

A Vida que Você Encontra no Mar Vermelho

A Vida que Você Encontra no Mar Vermelho

Destaques

O mergulho no Mar Vermelho é uma atração muito especial, uma grande experiência de mergulho, um passeio de lazer inesquecível e um encontro com um dos melhores cenários aquáticos do planeta. Alguns diriam que a Sharm El Sheikh, na Península do Sinai, tem o melhor do que o Egito tem para oferecer em matéria de belezas naturais. O local do mergulho é onde acontece a lenda de Ras Mohammed, e o Estreito de Tiran são facilmente acessíveis a partir de Sharm El Sheikh. Local relatado de pelo menos dez outros naufrágios interessantes, a área também é cheia de vida aquática, com peixes grandes e muitas espécies animais, como barracudas, tartarugas e arraias. Para mergulhadores mais experientes, que acham que viram de tudo nas suas empreitadas pelo fundo do mar, quanto mais ao sul você prosseguir, maior será a qualidade do mergulho. A costa sul vai lhe oferecer um ponto de partida para explorar o sistema de Abu, vários naufrágios que por ali aconteceram e locais incrivelmente ricos de vida marinha submersa. Você ainda poderá ver tubarões em ação, que satisfazem os mergulhadores mais experientes. Essas áreas no sul do Egito são a melhor aposta para encontros com tubarões oceânicos e também para encontrar grandes cardumes de peixes. Essas áreas também são o lar de cavernas interessantes, cheia de túneis para explorar. Para ter as férias mais sonhadas de sua vida, por que não combinar a sua viagem de mergulho ao Mar Vermelho combinada com uma excursão da aventura de descobrir os pontos turísticos históricos do antigo Egito? Em uma excursão terrestre, você irá visitar as pirâmides, a esfinge e os museus famosos, ou um cruzeiro pelo Vale dos Reis: um dos melhores passeios de antiguidade do Egito.

Temporada Mergulho

O Mar Vermelho é uma boa escolha de mergulho para qualquer época do ano, mas as temperaturas da água no Mar Vermelho variam significativamente. De junho a agosto, a água pode chegar a 30 graus celsius, mas caem para cerca de 22 graus celsius em fevereiro. É fundamental que os mergulhadores tragam seus trajes adequados de exposição para a época do ano – inverno do hemisfério norte entre 5 a 7 milímetros de comprimento total, verão do hemisfério norte = 3 milímetros mais curto no total. As temperaturas do ar no Egito alcançam 40 graus no verão do mês de agosto e caem para 20 graus celsius no inverno, que ocorre de dezembro a fevereiro, o que pode ditar também quando você vai fazer a sua viagem de férias.

A temporada de tubarão-baleia ocorre a partir do final de maio até o final de julho, quando essa criatura majestosa pode ser encontrada navegando principalmente no norte do Mar Vermelho, mas também pode ser vista, com maior dificuldade pelo sul da costa. Já para ver a pesca da sardinha, você precisa fazer a sua viagem invariavelmente no inverno, entre o final de dezembro e início de fevereiro. Independente da época em que desejar viajar, o Mar Vermelho é uma das melhores estadias no mundo, para quem gosta de se aventurar pelas belezas do mundo aquático e também para quem gosta de um passeio por uma das mais belas paisagens do mundo, com animais, riqueza natural e muita natureza desbravada nos fundos das águas do Mar Vermelho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *