Muitas pessoas adoram quando chega os meses de dezembro e janeiro, e não é para curtir as maravilhosas praias brasileiras. Por mais que não seja tão popular por aqui (devido principalmente ao nosso clima tropical), o esqui é uma prática esportiva que encanta a alguns brasileiros. Porém, como obviamente não se tem como esquiar no Brasil é importante conhecer os melhores locais para deslizar na neve. Para quem deseja um dia viver essa emoção gelada fizemos uma lista com alguns dos melhores locais se esquiar. Nossas dicas passam desde o luxo até a extrema aventura.
A Lista
Aspen, Estados Unidos
Não poderíamos fazer uma lista sobre os melhores locais para esquiar e deixar Aspen de fora, mesmo que você não seja um grande entusiasta do esqui, provavelmente já ouviu falar desse maravilhoso lugar. Um dos principais fatores que torna Aspen um ótimo destino para esquiar é o fato de que é uma região com uma excelente estrutura de transporte. Toda essa estrutura é dividida em 39 teleféricos e um sistema de ônibus que interliga todas as pistas de esqui. Dessa forma, os turistas conseguem se localizar de maneira mais simples e não ficam perdendo tempo tentando se locomover. O mais interessante é que Aspen possui pistas de esqui pensadas para as pessoas de vários níveis no esporte. Quem é mais experiente no esqui e snowboard pode aproveitar a pista Ajax que possui nível de dificuldade bem avançado, o tipo de pista para profissionais. Os iniciantes devem procurar pela pista Buttermilk, as pistas Snowmass e Aspen Highlands se destacam por oferecerem opções para diversos níveis. Além disso, você pode aproveitar para fazer turismo voando de balão e ainda fazendo algumas compras nas mais de 200 lojas que estão localizadas em Aspen.
St. Moritz, Suíça
Para quem não conhece, St. Moritz é o maior resort dedicado a esportes de inverno do mundo. O luxo e o glamour imperam nesse belo lugar que oferece um belo hotel e está localizado nos Alpes Suíços. Não deixe de conferir todo o potencial das pistas selvagens que o hotel oferece para os seus hóspedes. Se você é iniciante no esqui, deve utilizar a pista Corviglia que fica mais próxima do centro da cidade. Aqueles que têm mais experiência no esqui podem fazer a festa em Diavolezza e Lagalb, é possível chegar a essa pista de trem ou ônibus. Ainda é possível realizar a prática de outros esportes diferentes em Aspen como críquete, golfe e corrida no gelo.
Himachal Pradesh, Índia
Quem está em busca de adrenalina e nem tanto de luxo se encanta por Himachal Pradesh na Índia. Nesse lugar você não encontrará teleféricos, para chegar aos mais de 5 mil metros da Cordilheira do Himalaia é com um helicóptero. Depois de chegar lá em cima, tudo o que resta fazer é descer esquiando e enfrentando os percalços do caminho. O requisito básico para poder viver essa aventura é participar de uma aula que ensina a como agir em caso de avalanche. Já deu para perceber que é difícil não é mesmo? A cidade base para quem pretende viver essa aventura é Manali, que é composta por uma grande quantidade de lojas e casas num emaranhado incrível de construções.
Courchevel, França
Para quem não conhece, Courchevel faz parte da Les Trois Vallées, a maior área de esqui do mundo. Trata-se de um complexo composto por quatro vilas que mudam de acordo com a altitude. Quanto mais se sobe, mais luxo se vai encontrando pelo caminho. Quem chega a Courchevel 850 se depara com muito luxo e também com a maior altitude encontrada no Courchevel. Além de esquiar, é possível ir a restaurantes incríveis e se hospedar em hotéis 5 estrelas. A estação de esqui propriamente dita é muito bem conservada e conta com opções seguras para todos os níveis de conhecimento do esporte. Até mesmo as crianças podem se divertir nessas pistas.
Fernie, Canadá
As pessoas que estão em busca de aventura não podem deixar de conhecer Fernie no Canadá. Um complexo que conta com mais de mil hectares de montanhas acidentadas e íngremes. As pistas que compõem essa região estão entre as mais perigosas e extremas do mundo. Nos pontos mais críticos dessas pistas o declive pode chegar aos 40 graus.
Äre, Suécia
Quando alguém pergunta sobre um lugar referência em esqui, Äre na Suécia está sempre na lista. Isso acontece porque é um lugar que possui pistas de esqui perfeitas para iniciantes e outras que são ótimas para os mais experientes. Quem é chegado numa aventura pode ser deixado por um helicóptero no alto da montanha e descer esquiando para encarar as pistas mais selvagens do mundo. Além disso, a cidade ainda oferece a possibilidade de fazer outras atividades que estejam ou não ligadas à neve. É possível fazer passeios de teleférico e também em trenós com Huskies Siberianos, pular de uma tirolesa dentre outras atividades. Um lugar bem animado para passar umas férias.
Sierra Nevada, Espanha
Sierra Nevada é o ponto de esqui mais ao sul da Europa, para chegar até lá basta seguir 32 km saindo de Granada. Quando se chega ao topo da montanha de Sierra Nevada é possível avistar as cordilheiras montanhosas do Marrocos. O clima agradável nesse ponto de esqui é uma coisa que surpreende e atrai pessoas. As temperaturas não são tão baixas e o sol aparece mesmo no inverno, pois afinal estamos falando da Espanha. Quem vai para esse lugar não pode deixar de fazer uma visita de turismo a Granada que conta com lindos palácios e demais monumentos interessantes.
Whistler, Canadá
Para se ter uma ideia, Whistler no Canadá foi a sede das Olimpíadas de Inverno de 2010. Esse ponto de esqui e esportes de inverno, em geral, é conhecido pela qualidade de sua neve e também pelo fato de receber um grande número de turistas estrangeiros. As pistas que esse ponto de esqui oferecem são incríveis e garantem quedas verticais contínuas de um jeito que não se encontra em nenhum outro ponto da América. Depois de conhecer tantas opções de lugares incríveis para esquiar será que aumentou a sua vontade de curtir um friozinho em dezembro e janeiro?