Maranhão

O Estado do Maranhão é o segundo maior Estado em extensão do Nordeste e é o oitavo maior estado do Brasil. O Maranhão é o quarto estado mais rico do Nordeste e a sua economia (PIB) é a décima sexta de todo o país. Sua capital é São Luís.

O Maranhão possui grandes poetas e escritores que se destacam e são exemplos de intelectualidade do país. Se considerarmos desde o século XIX até os dias atuais, o estado do Maranhão é o maior em quantidade desses grandes intelectuais, que enriquecem a cultura do nosso país.

Capital

O Maranhão possui lindas paisagens naturais e é um estado bastante visitado, recebe turistas em várias épocas do ano, é um estado desenvolvido e que vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais.

O estado vem se desenvolvendo bastante, proporcionado serviços públicos de alta qualidade. O Maranhão possui vários pontos turísticos que encantam os turistas e satisfazem os habitantes locais. Vale a pena conhecer esse maravilhoso estado.

História do Estado do Maranhão

A origem do estado do Maranhão teve por base a luta entre os povos por terrítório. No ano de 1500, ano do descobrimento do Brasil, os povos espanhóis foram os primeiros europeus a chegarem à região que hoje é denominada de Maranhão. Trinta e cinco anos posteriores, os portugueses tentaram ocupar o território, mas não tiveram êxito.

No ano de 1622, os franceses ocuparam definitivamente o estado do Maranhão, originando a chamada França Equinocial. A ocupação foi dada por muitas lutas e tréguas entre os portugueses e os franceses, durante o período de três anos, e no ano de 1615, os franceses retomaram definitivamente a colônia.

No ano de 1621 foi instituído o Estado do Maranhão e Grão-Pará, com a finalidade de melhorar as defesas da costa e também os contatos com a metrópole, pois as relações com a capital da colônia, que era Salvador, estava localizada na costa leste do oceano Atlântico, e portanto, as relações com a capital eram bastante difícies, devido às corretes marítimas.

Curiosidades

No ano de 1974 houve a separação do Maranhão e Pará, após a consolidação do domínio dos portugueses na região. O Maranhão possuía grandes influêcias dos portugueses e somente no ano de 1823, após a intervenção armada, o Marahão aceitou a independência do Brasil de Portugal, que ocorreu em sete de setembro do ano de 1822.

Espaços Culturais do Maranhão

O Marahão possui vários espaços culturais que são bastante conhecidos e prestigiados, tornando-se referência de cultura para todo o país. Os espaços culturais do estado que mereçem destaque são:

– Museu Histórico e Artístico do Maranhão:

Museu

– Museu de Artes Sacras
– Museu de Artes Visuais
– Museu de Alcântara
– Cafua das Mercês (Museu do Negro)
– Teatro Arthur Azevedo

Por: Érica Ap. Gomes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *