Ilha de Itacuruçá

Pensando em fazer uma viagem para a região da Costa Verde no estado do Rio de Janeiro? Então não deixe de fazer um passeio de barco pelas ilhas de Itacuruçá, essa é uma grande aventura para quem é apaixonado por lindos cenários e pela sensação de liberdade em meio à natureza.

Esse é um passeio que pode ser divertido tanto para crianças como para adultos. Perfeito para quem está procurando um roteiro para fazer em família. Continue lendo e confira dicas para fazer esse passeio com mais comodidade e sem perda de tempo. Nada como ter um pedaço do paraíso para visitar com as pessoas que você ama.

Conhecendo Itacuruçá

Para quem ainda não ouvir falar, Itacuruçá, é um distrito de Mangaratiga, uma cidade situada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Um destino fabuloso para quem está querendo visitar Costa Verde que engloba várias cidades do litoral do Rio de Janeiro e também do litoral norte do estado de São Paulo.

Fica a dica de que Itacuruçá é a primeira parada para passear em ilhas praticamente desertas de um arquipélago que inclui ainda Jaguanum e Martins. O nome da região Costa Verde se deve ao fato de que as águas que banham essas ilhas têm uma tonalidade bem característica de verde. Os turistas podem curtir hospedagem em pousadas bem aconchegantes e se distrair em biroscas locais.

Passeio de Barco

É importante esclarecer que o passeio de barca passa bem perto da ilha, contudo, não para ali. Os turistas podem somente contemplar as praias, que, diga-se de passagem, são muito belas. Nessa ilha estão localizadas as seguintes praias, Prainha (quase selvagem), Praia Grande (tem muito movimento), Praia do Boi (bem rústica com casinhas de pescadores em sua maioria), Águas Lindas (com casas de veraneio bem bonitas) e Sapipoeira (também rústica).

Visita a Ilha de Itacuruçá

Ao visitar a ilha de Itacuruçá é possível fazer diversas trilhas sendo que uma delas leva para cachoeiras pequeninas, riachos e ainda até um pico de 330 metros de altitude. No topo desse pico é possível ter uma vista panorâmica deslumbrante. Essa ilha possui extensão de 994 hectares e 26 quilômetros de perímetro. É reconhecida como um local propício para fazer caminhadas ecológicas.

Turistas Tirando Selfie na Ilha de Itacuruçá

Turistas Tirando Selfie na Ilha de Itacuruçá

Ilha Furtada (Ilha dos Gatos)

Embora o nome oficial dessa ilha seja Furtada é conhecida mesmo como Ilha dos Gatos por ser o lar de centenas de gatos que vivem um estilo de vida selvagem. Contudo, não existe uma explicação lógica do motivo pelo qual há uma população tão grande de gatos nessa ilha. Acredita-se que esses animais tenham sio abandonados por lá e aos poucos deram origem a essa linhagem de centenas de felinos.

Quem faz o passeio de barco pelas ilhas de Itacuruçá somente fará uma passagem pela Ilha dos Gatos, isso porque os especialistas contraindicam o contato das pessoas com os felinos que dominam o local.

Ilha Furtada

Ilha Furtada

Ilha de Jaguanum

No passeio de barco pelas ilhas de Itacuruçá os turistas também passarão pela Ilha de Jaguanum, nessa é possível descer. As praias mais apreciadas dessa ilha são a da Catita, do Araçá e do Sul. A última é a que mais tem movimento por sua beleza e também porque oferece condições para banho de mar, realização de esportes náuticos e ecoturismo. É um lugar paradisíaco com a opção de fazer caminhadas através de trilhas com escaladas e descidas com nível de dificuldade considerado médio.

Ilha de Jaguanum

Ilha de Jaguanum

Praias da Ilha de Jaguanum

Confira abaixo mais detalhes sobre as praias da Ilha Jaguanum.

Praia do Araçá

Com cerca de 200 metros de extensão e ancoradouro, a Praia do Araçá, é uma das procuradas dessa ilha. Oferece a possibilidade de banhos de mar, inclusive tem pontos em que é mais tranquilo para as crianças. Possui faixa de areia extensa e águas claras.

Praia do Araçá

Praia do Araçá

Praia da Catita

Uma praia que se caracteriza pela sua tranquilidade e pelo baixo movimento. Recebe turistas e tem alguns moradores locais. Tem uma faixa de areia considerável e o mar tranquilo com águas de tonalidade esverdeada. Nessa praia está a Igreja de São Pedro, também estão disponíveis moradias de pescadores.

Uma praia interessante para quem está viajando em família, apesar de ter uma infraestrutura simples tem capacidade para atender aos visitantes. Durante esse passeio é possível se deliciar com petiscos e aproveitar bebidas refrescantes em barzinhos com o melhor do aconchego. Também é um grande atrativo dessa praia a área verde do seu entorno. Um lugar em que é possível ter contato com a natureza podendo deixar o tempo passar.

Praia da Catita

Praia da Catita

Praia do Sul

Na alta temporada recebe milhares de turistas, trata-se de uma praia simples e de grande beleza. Boa parte das pessoas que visita essa praia vem dos passeios de barco. Um lugar com uma faixa de areia fofa e clara que recebe o banho de um mar tranquilo com tonalidade esverdeada.

Um lugar que se destaca para beleza dos morros verdes que compõem a vegetação do entorno. Nessa praia há uma comunidade de pescadores e isso contribui para deixar o local ainda mais bonito e acolhedor. Uma praia que permite descansar a sombra de uma árvore de maneira a aproveitar para ficar em contato com a natureza e dar um mergulho em águas lindamente transparentes. Há vendinhas locais, no entanto, é indicado que os turistas levem seu próprio lanche.

Praia do Sul

Praia do Sul

Restinga de Marambaia

Finalmente chegamos a um dos principais atrativos do passeio de barco pelas ilhas de Itacuruçá, a maravilhosa vista da Restinga de Marambaia. Uma área cuja administração é feita pela Marinha do Brasil e pelo Exército Brasileiro. Não é permitido entrar nessa área, mas é possível avistá-la de longe aproveitando a maravilha que essa vista proporciona.

Uma experiência que realmente vai marcar as suas férias em família de uma forma muito positiva. Um lugar que tem o que há de mais incrível na natureza tornando mais simples o divertimento e o relaxamento. Com certeza você sairá desse passeio com lindas lembranças e com fotos incríveis.

Gostou das dicas para conhecer as ilhas de Itacuruçá? Deixe seus comentários e conte para nós se você já visitou esse lugar!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *