Ilha de Hayman – Austrália

Está situada no Estado de Queensland, Austrália. Tem a largura de três quilômetros e comprimento equivalente a quatro quilômetros. É a mais setentrional entre as Ilhas Whitsunday, no arquipélago da costa Central Queensland. Hoje em dia funciona como um espaço privado no qual está situado em resort de luxo construído por Reg Ansett, no ano de 1950. Seu tamanho é pequeno se comparado com outras ilhas famosas pelo mundo, com quatrocentos hectares na área. Para chegar ao local é necessário utilizar barco a motor. Conheça a Ilha de Hayman, Austrália.

http://www.youtube.com/watch?v=aZlb_iVvnBA

Um Pouco de História

O primeiro europeu que chegou ao local, de acordo com a história oficial, foi o capitão James Cook, conhecido por ter feito outras diversas descobertas para a coroa. A descoberta aconteceu em meados de 1770. O comandante das embarcações, George Nares, concedeu a honra de dar o nome da região em homenagem ao navegador Thomas Hayman, tido na prática como a grande força da descoberta. Interessante notar que os dois chegaram a fazer outras façanhas conhecidas, caso da travessia do Canal Suez e o contorno ao redor da Antártida.

Um Pouco de História

Um Pouco de História

Formação dos Principais Centros

No ano de 1933, Edwin Embury instalou o laboratório da pesquisa dentre da ilha no intuito de estudar a vida selvagem existente na região. A proximidade com a grande barreira de corais auxiliou de forma direta para as sequentes descobertas que Embury realizou no local. Em 1935 surgiu a Barreira de Corais Clube Pesca Peixe. Desde este momento, começaram diversos jogos locais e internacionais de pesca. Com o final da Segunda Guerra Mundial, a ilha foi comprada e inaugurada no início dos anos cinquenta, com a visita do Vice-Primeiro-Ministro, Sir Arthur Fadden, em antecipação da viagem que faria à Austrália, momento no qual foi concedida, inclusive, uma carta régia.

Lua de Mel, Pedaço do Céu!                          

A empreitada deu certo, visto que Hayman é conhecido até os dias de hoje como principal local para passar a lua de mel dentro da Oceania. Os anos se passaram e a região ganhou notório reconhecimento em nível mundial da imprensa especializada. O Resort em si fatura bastante com o serviço de sonhos dourados para recém-casados.

Lua de Mel, Pedaço do Céu!

Lua de Mel, Pedaço do Céu!

Trezentos Milhões

Na metade do ano de 1985, foi lançado projeto de investimentos na ilha com trezentos milhões de dólares. A partir deste momento, a ilha de tornou um verdadeiro estilo de vida luxuoso. A outra grande renovação aconteceu no ano de 2001, quando recebeu moderna infraestrutura e passou a ser reconhecido como local de cinco estrelas. Em 2004, o Grupo Mulpha Australia Limited comprou a ilha após fazer quase seis anos de análises sobre design, planejamento e meio ambiente. Na fase final do plano estratégico aconteceu a revitalização da piscina Hayman e a construção no novo e luxuoso Kerry Colina Beach Villas. Foi reinaugurado no ano de 2011 após cinco meses de restauração intensa dentro da ilha que precisou ser feita em decorrência do ciclone Anthony. A nova empresa dona do local aproveitou a calamidade para fazer maiores reparos nos alojamentos e implantar novos projetos, deixando a região ainda mais valorizada. Deste momento em diante a estrutura representa mistura entre luxo e natureza tropical. Aos arredores do resort existe um jardim botânico com mais de trinta e três mil plantas, sendo trezentas de espécies novas, encontradas somente naqueles tópicos, introduzida pelo horticultor paisagista, Jamie Durie, contratado para reprojetar os hectares que fazem parte do jardim. Hoje em dia, a ilha abre as portas às pessoas que ambicionam fixar residência na ilha. O projeto global idealizado pelo arquiteto Kerry Colina fez com que o cenário ficasse com cara moderna, contendo posições contemporâneas adaptadas para que as vistas das belezas naturais fiquem vistosas na maior parte do local.

Cultura Popular de Hayman

A história aponta que a Ilha de Hayman foi muito importante para a formação cultural dos países da Oceania, inclusive na Austrália, considerada como um país continental. Isso acontece porque a série de televisão intitulada “Barreira de Corais” começou a ser filmada na região, em 1969. No início dos anos setenta, este local já estava conhecido em nível mundial, principalmente dentro do mercado de turismos luxuosos. Em 1972 ficou registrada à história depois que Cook Sylvia e John Fairfax chegaram à ilha após ficarem quase um ano cruzando o Oceano. No ano de 1995, Tony Blair chegou ao local junto com sua comissão para organizar a campanha das eleições parlamentares britânicas.

Cultura Popular de Hayman

Cultura Popular de Hayman

Vegetação da Ilha de Hayman – Austrália       

Arvores e arbustos pequenos. A flora traz características peculiares em decorrência da ação da terra que proporcionou a separação da Austrália com a Nova Guiné. Por causa das ações, os vegetais precisaram de nova adaptação no intuito de formar novos habitats. A posição geográfica isolada da Oceania isolou Hayman das chuvas equatoriais formadoras de florestas abundantes. O clima, apesar de seco, traz altos índices de baixas temperaturas em consequência dos ventos gelados vindos das águas do Índico. Em algumas partes, são encontradas palmeiras e outras espécies tropicais. Mais presença vegetativa do tipo estepe, maior incidência de ervas e plantas com espinho. Vale destacar ainda as espécies intituladas “marsupiais” – animais que possuem bolsas para os filhotes, caso dos coalas, wallabees e cangurus. Existem espécies de ornitorrincos únicas no país, mesmo caso entre alguns tamanduás espinhosos. Há poucos carnívoros, como o dingo, conhecido também como cão selvagem.

Vídeo sobre a Ilha de Hayman na Austrália

Neste vídeo caseiro é possível observar o passeio feito por brasileiros na Ilha de Hayman, conhecida pelas exuberantes belezas naturais e por ser local preferido dos australianos para a realização de viagens romântica, caso das luas de mel. Interessante notar que, no meio da mata, existem diversas trilhas para que a exploração aconteça de maneira qualitativa. Observe como a luz solar é constante no local, porém, não existe exuberância tropical por causa da ausência das chuvas.

É possível notar ainda a presença de pequenas faixas de areia que existe entra a vegetação e o mar. É possível ficar isolado junto com o seu amor, amigos ou familiares em um cenário com autêntico charme que somente Hayman pode oferecer.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *