Fotos do Atacama

Deserto do Atacama

O deserto do atacama está situado na América do Sul e engloba áreas de 4 países vizinhos, são eles o Chile, o qual está a sua maior extensão territorial, o Peru, a Argentina e a Bolívia. O deserto é delimitado no mar pelo Oceano Pacífico e no continente pela Cordilheira dos Andes, neste meio possui mais de 100.000 km² em áreas que estão em média a 4000 metros de altitude, variando desde o nível do mar até altitudes maiores que 6000 metros nos pontos onde estão os vulcões.

Deserto do Atacama

Deserto do Atacama

Clima

As temperaturas são variáveis como em todo clima desértico, chegando a picos de extremo calor durante o dia com aproximadamente 40º C enquanto na madrugada chega a apresentar valores abaixo de 0º C.

Os meses com menor índice de chuvas são setembro e dezembro, indica-se ir em meses com menor variação de temperatura entre o dia e a noite, pois assim você precisa levar menos roupas e é mais fácil a adaptação. Os meses indicados são abril, maio, setembro e outubro, que são meses intermediários.

Regime de Chuva

É possível citar algumas de suas peculiaridades, entre elas estão o fato de ser o deserto mais seco e árido do mundo, isso ocorre principalmente por causa da Cordilheira dos Andes que funciona como uma barreira para os ventos úmidos, passíveis de formar chuva que vem da floresta amazônica, além disso a cordilheira impede também a passagem de outras massas de ar, desta forma as chuvas acabam desaguando antes de chegar à região que continua seca.

No deserto podem passar-se meses até que caia a primeira gota de água. As massas de ar derivadas do oceano não chegam até a região, pois elas são essencialmente correntes de ar frio e não possuem alto grau de evaporação, portanto, não há muita formação de nuvens carregadas. Algumas vezes pode acontecer o encontro com correntes marítimas quentes com consequente evaporação, mas as chuvas acontecem antes de chegar ao deserto e as nuvens que chegam até lá já não possuem formação de precipitação. Esse deserto já foi por algumas vezes considerado o menor índice pluviométrico do planeta.

Vida Selvagem

A vegetação é escassa, sendo formada principalmente por cactos e outras plantas que possuem pouca necessidade de água. A água por sua vez ocorre em alguns lugares que não são dependentes de chuvas, ela vem de outras regiões, como por exemplo, através de lençóis freáticos subterrâneos. O solo é pedregoso em muitos lugares isso dificulta o florescer das sementes e alguns locais são completamente desprovidos de qualquer vegetação.

A fauna do deserto é fascinante, lá você tem a oportunidade de ver flamencos, lhamas, grandes lagartos, muitas aves exóticas e vários animais pertencentes exclusivamente a esse habitat, incluindo um parente distante do camelo.

Água Coletada Do Ar

Água Coletada Do Ar

Água Coletada Do Ar

Os antigos povos que habitavam a região, desde centenas de anos atrás utilizavam um método diferenciado de coleta de água. Considere que você vive no meio do deserto mais seco do mundo, como você supre as necessidades básicas da sua comunidade? Não sei se você sabe, mas os povos ancestrais inventaram uma verdadeira peça de engenharia.

Funciona da seguinte forma, os coletores de névoa como são chamados, são telas preferencialmente de polipropileno dispostas geralmente em locais altos, como dois postes e colocadas contra o vento. Permanecem ali até que em condições exatas, na maioria das vezes durante a madrugada, as gotas de água presentes na névoa se condensam nas telas. Logo abaixo estão os recipientes de armazenamento e assim se obtém água em um deserto.

A tecnologia é patenteada pelo Chile e é exportada para vários lugares do mundo. A capacidade de coleta é de aproximadamente 14 litros para cada metro quadrado em um intervalo de 24 horas, mas esses valores mudam com a estação, sendo que nos meses de primavera e inverno o acúmulo é maior e nos meses de verão e outono o acúmulo é menor.

Qualidade da Água

Medição de Qualidade da Água

Medição de Qualidade da Água

A água armazenada é equivalente a água da chuva, portanto, seu uso é liberado para atividades de recreação, em lavagens de objetos e outras funções, com exceção do consumo humano, pois a água pode possuir bactérias e alto grau de minerais, assim como de sais, então se a finalidade for o consumo o sistema deve ser aplicado em conjunto com métodos de tratamento de água.

Sobre a Névoa

Ela é chamada pelos nativos de camanchaca e acontece por causa dos ventos que vem da costa. Essa névoa é espessa e permanece em baixas altitudes, geralmente ocorre durante a madrugada pois quando nasce o dia ela vai se dissipando. Ela vem da direção do oceano pois com a alta insolação da região há muita evaporação de água, essa água se choca à outras correntes de ar mais frio, se resfria tornando-se densa e então está formada a camanchaca.

Como Chegar

É necessário saber que do Brasil não há voos diretos para a região do atacama, então você deve pegar um voo para Santiago e de lá seguir viagem com um voo para Calama. Fique atento aos preços pois os voos com escala são mais caros, o indicado é pegar voos de maneira independente, ou seja, comprar uma passagem e depois outra como se fossem duas viagens, desta forma o percurso geralmente fica mais barato. Não se esqueça no momento das compras já simular as taxas adicionais e os despachos de bagagem.

Calama

Calama

Para chegar até San Pedro do atacama deve ser feito uma viagem de aproximadamente 1 hora e meia, que é realizada de maneira tranquila com estradas boas. Há muitas empresas que oferecem o serviço de transfer até o deserto, mas se preferir você pode também alugar um carro.

Cidades Próximas

San Pedro do atacama é a cidade que fica no deserto e que funciona como uma localidade de base para os turistas. É uma cidade pequena com não mais que 3500 habitantes, a qual possui inúmeras opções de acomodações. É um povoado encantador que possui muitas feiras de artesanato para que você possa comprar várias coisas típicas.

Onde Ficar

O lugar de hospedagem depende do quanto o turista deseja gastar, há acomodações mais em conta ainda assim não são tão baratas, há também locais que oferecem um preço mais atrativo com banheiro compartilhado.

Uma coisa que se deve saber é que no Chile e nos países latinos em sua maioria, existe o hostal, isso mesmo, com a. São acomodações geralmente administradas por famílias e possuem um preço justo sem muito luxo, vale lembrar que contam com banheiro privativo.

Não deem preferência aos hotéis pelo café da manhã, pois em sua maioria começam a servir o café as 8, mas grande parte dos passeios sai bem antes disso então você poderá perder o café muitas vezes.

Atrações Turísticas

São inúmeras as opções turísticas no deserto, há muitas empresas fazendo passeios para os mais diversos locais todos os dias. Você pode fazer passeios com carros alugados também ou em locais mais próximos pode até mesmo ir de bicicleta, também alugada. Há agencias especializadas em brasileiros onde todo o pessoal fala português fluente.

Não Se Esqueça De Levar

Itens importantes são:

  • Protetor solar;
  • Toalha dependendo do passeio;
  • Chinelo;
  • Agasalho;
  • Boné ou chapéu;
  • Água mineral.

Vale a Pena Alugar Um Carro?

Mesmo com todas as opções o mais indicado é fazer os passeios com agências de turismo, o que também depende dos seus planos, de quais lugares você deseja visitar, mas pode-se dizer que você terá uma preocupação a menos. Pense que não é fácil dirigir no deserto e você pode se perder, os sinais de telefones celulares não são bons e em muitos lugares eles sequer funcionam, a prova disso é que muitas agências utilizam telefones com tecnologia de satélite para sua comunicação.

Vale a Pena Reservar Antecipadamente?

Muitas pessoas gostam de ser precaver e deixam tudo agendado, o que é uma garantia de segurança no passeio, só é preciso pesquisar um pouco sobre a agência e sua reputação no mercado para não cair em furadas.

Por outro lado, quem deseja reservar na hora pode encontrar preços mais baixos feitos no boca a boca, onde os descontos podem ser grandes, no entanto é um risco chegar até lá sem reservas, a cidade pode estar muito movimentada e não ter vaga para ir onde se deseja.

Passeios de Altitude

Como as condições são diferentes das encontradas no Brasil deixe os passeios que requerem mais esforço físico para o fim da viagem, assim você dá ao seu corpo um tempo para se acostumar ao clima local.

Valores

Os valores gastos em um passeio para o deserto não são baixos, mas também não são exorbitantes. Tenha sempre uma quantia de dinheiro em espécie, muitos lugares aceitam cartão mas pode ser que o sinal em algum momento esteja ruim e você precise. Além disso alguns passeios têm taxas de entrada pagas no local e só aceitam dinheiro vivo.

Lagunas Escondidas De Baltinache

Esse conjunto de lagoas fica a 2400 m de altitude, lá você vai conhecer o vallecito e as lagunas que nada mais são que um conjunto de 7 lagoas de beleza espetacular. São de elevada concentração de sal, assim como no mar morto, onde você sente seu corpo flutuando sem o menor esforço.

Não são todas as lagoas que você pode entrar, apenas 2 ou 3, mas vale a pena se aventurar mesmo quando a água está gelada. Sempre leve um traje de banho na bolsa, nunca se sabe qual será a temperatura durante o dia, mas provavelmente será bem alta e em um dia quente nada melhor do que um mergulho.

Lagunas Escondidas De Baltinache

Lagunas Escondidas De Baltinache

O vallecito a caminho das lagunas é também um lugar de muita beleza, ele fica em meio à um conjunto de cordilheiras, a Cordilheira dos Andes, a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko.

Uma dica é levar uma garrafa de água mineral se caso o sal no corpo após o mergulho lhe incomodar e lembre-se de sempre respeitar as pedras e o caminho indicado, pois assim você mantém a preservação do local e contribui para a visitação continue sendo permitida.

Valle de la Luna

Esse passeio preferencialmente é para quem gosta de trekking e é em local mais próximo à cidade de San Pedro. Na área há muitos cânions, minas abandonadas, rochas esculpidas e você pode também conhecer o vale da morte. A primeira parada pode ser a pedra do coiote que possui um visual incrível, já no vale da morte que é imenso você tem paisagens lindas e ainda consegue avistar o vulcão Licancabur.

Valle de la Luna

Valle de la Luna

No vale da lua há um museu onde você pode conhecer mais informações sobre o local. É possível ir as três marias, que foram esculpidas naturalmente, além de ver blocos de sal no chão, rochas salinas e cristais.

Muitas agências oferecem o passeio com guias que contam a história do lugar e deixam os turistas muito próximos dos pontos de interesse em um trajeto de carro, ainda há necessidade de andar um pouco, mas nada fora do normal, qualquer pessoa pode fazer. Fique para o pôr do sol, porque é um dos locais com a visão mais linda para o fim de tarde.

Geyser del Tatio

Geyser del Tatio

Geyser del Tatio

O campo geotérmico dos gêiseres está a 4000 metros de altitude. Os gêiseres são locais onde há liberação de água na superfície do solo, em diferentes temperaturas, mas mais quentes do que a água na temperatura ambiente, muitas vezes formam vapor e jatos, é uma atração incrível.

A atividade dos gêiseres é maior a noite, por causa do contraste de temperatura entre a água e o ar, portanto para ir nesse passeio a saída deve ser bem cedo, antes do sol nascer, geralmente as vans saem por voltas das 4 da manhã, como é 1 hora de viagem, as 5 você estará lá.

Não é indicado consumir álcool ou carne vermelha nas vésperas pois ambos podem agravar os problemas de altitude e o mal de altitude e você pode passar mal e perder parte da diversão.

Copacoya

Copacoya

Copacoya

Essa local é ao redor dos gêiseres e para fazer esse trekking é preciso de guia para te dar dicas de respiração, de localização, de como caminhar, etc. A altura é muito grande então tudo deve ser feito com muito cuidado. Você tem a experiência neste local de subir até o topo de um vulcão.

Lagunas Altiplanicas

É um local onde se vê lagos espelhados com o céu, um local incrível, com diversos vulcões nas redondezas, está localizado em média a 4000 metros de altura, portanto sempre vá bem agasalhado. Está dentro da reserva dos flamencos. Neste passeio você visualiza também as famosas pedras rojas, que são montanhas de coloração avermelhada que complementam a paisagem.

Lagunas Altiplanicas

Lagunas Altiplanicas

Salar do Atacama

Conhecido também como deserto de sal, essa região de aproximadamente 3000 km² foi formada como resultado da deposição de sais e minerais durante milhares de anos, a partir das águas que vem pela Cordilheira dos Andes e também pela evaporação de água subterrânea com elevado teor de salinidade.

Podem haver lagoas em períodos de cheia e em períodos de seca o sal pode estar cristalizado na superfície, formando grande áreas onde encontra-se uma imensidão de crostas de sal

Está localizado a cerca de 55 km da cidade de San Pedro de Atacama e é cercado pelas Cordilheiras dos Andes e a Cordilheira de Domeyko.

Salar do Atacama

Salar do Atacama

Salar de Tara

Pode chegar a 4800 metros de altitude por isso se prepare e caminhe devagar, lá além de lagunas que podem ser formadas em tempos de chuvas e as belezas do salar, há também o monumento chamado de Monges do Pacana, que são formações rochosas que ocorrem dentro da Reserva Nacional dos Flamencos e que podem chegar a 40 metros de altura. Neste passeio não esqueça de ir bem agasalhado.

Salar de Tara

Salar de Tara

Termas de Puritama

São espécies de piscinas naturais no meio do deserto onde você pode relaxar e em alguns passeios está incluso até mesmo uma massagem. É um local lindo em que você até esquece por alguns momentos que está em um deserto. Vá bem cedo pois podem ficar muito cheias ao meio do dia. Há taxa de entrada.

Termas de Puritama

Termas de Puritama

Museu Arqueológico Gustavo Le Paige

É um passeio menos procurado, mas vale a visita a esse museu onde você pode conhecer mais sobre a história da região, as culturas que viveram ali, conhecer mais sobre o deserto, etc. Fica na cidade de San Pedro do Atacama.

Museu Arqueológico Gustavo Le Paige

Museu Arqueológico Gustavo Le Paige

Pukará de Quitor

São ruínas de civilizações pré-colombianas, não é muito grande e nem uma visita muito procurada, mas há um painel de informações em que você pode saber mais sobre o local.

Pukará de Quitor

Pukará de Quitor

Tour Astrológico

As condições no deserto do atacama proporcionam uma das melhores visibilidades astronômicas do mundo. O passeio oferecido pelas agencias só é suspenso em caso de chuvas e quando é lua cheia, pois a luminosidade da lua interfere na visão das estrelas. O passeio acompanha uma aula básica de astronomia pelo guia. O guia com um laser vai indicando as estrelas e constelações e depois há um local com telescópios para que você tenha uma visão ainda melhor. O tour ainda inclui um lanche.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *