O Fort Klapperkop, ou Forte Pretória, fica localizado na África do Sul, e foram inicialmente construídos quatro importantes fortes, com a finalidade de proteger a cidade de Pretória de invasões. Posteriormente, fora instituído um plano de defesa do território de Pretória, elaborado por Leon Grunberg, artilheiro oficial vindo a ser aprovado pelo Conselho Executivo do ZAR (República Sul – Africano) em Março de 1896.
Dentre as estratégias traçadas no plano de Grunberg, uma delas era o posicionamento militar ao redor de toda a cidade, distribuídos em oito posições principais. Tais posições são identificadas como Derdepoort, Schanskop, Daspoortrand, Kwaggaspoort, Magaliesberg-wes, Wonderboompoort, Klapperkop e Strubenkop. Todas, a princípio, teriam torres fortemente blindadas, mas o projeto foi tido como inviável, e então ao invés de torres implantaram fortes, dos quais quatro do projeto inicial saíram do papel.
Os Fort Schanskop, Wonderboompoort, Klapperkop concebidos por alemães, e o quarto Fort Daspoortrand que fora projetado por Leon Sam e Leon Grunberg. O Fort Klapperkop foi finalizado em Janeiro de 1898, sua comunicação era constituída por telefone e ligações telegráficas, o sistema elétrico era à partir de um gerador a base de parafina, a água era proveniente do Vale do Fountains.