Para quem gosta de viajar nada melhor do que ver sua vida facilitada sem todas aquelas exigências que na maioria das vezes se fazem necessárias, mas que se tornam muito cansativas especialmente para os turistas de fins de semana que não perdem ocasiões como um feriadão para darem uma espichada conhecendo lugares próximos ou países vizinhos.
Anúncio de Medida
Nesta terça-feira por ocasião de visita feita a Boa Vista na Roraima, Maximilien Arvelaiz que é o embaixador da Venezuela no Brasil anunciou uma medida que deverá estar vigorando até o final deste ano e que vai acabar fazendo com que fique bastante facilitado o turismo entre Brasil e Venezuela sendo que esta medida vai dispensar a apresentação de passaporte para a entrada de turistas no país vizinho, valendo o mesmo critério para os venezuelanos que vierem visitar nosso país.
O Que Falta
Sendo Roraima uma das fronteiras principais do Brasil com a Venezuela, José de Anchieta Junior que é o governador daquele Estado convidou o diplomata para que este visitasse Roraima e lá participasse das celebrações do Dia da Independência do Brasil. Nesta ocasião o embaixador disse estar o governo da Venezuela apenas ultimando os detalhes e acertando os últimos procedimentos desse acordo para que até o fim do ano comece a valer. Por certo a medida está agradando a ambos os lados, pois vai facilitar tanto a vida dos brasileiros como dos venezuelanos especialmente daqueles que vivem na fronteira e que viajam constantemente de um país para o outro.
Destaque Dado a Importância do Acordo
Tanto o diplomata venezuelano como o governador de Roraima deram destaque à importância deste acordo. Segundo o embaixador Arvelaiz sendo Roraima a porta de entrada para os venezuelanos no Brasil o interesse deles é grande tanto quanto ao fato de que a medida vai facilitar o cotidiano dos moradores dos dois lados da fronteira como há também um grande interesse no estreitamento de relações entre os dois países. Por sua vez Anchieta Junior deu ênfase ao acordo que foi firmado entre os países vizinhos. Segundo o governador a Venezuela e Roraima são grandes parceiras e esta relação entre as fronteiras deveria servir como exemplo a ser seguido por outros países em toda a América Latina.
Somente Documento de Identidade
Quando a obrigatoriedade de apresentação do passaporte tiver terminado entre os dois países, a Venezuela terá se igualado aos países do MERCOSUL, pois com estes países o Brasil mantém suas fronteiras livres no que se refere à circulação de pessoas e para passar de um lado para o outro é necessário somente a apresentação de um documento de identidade. Quanto ao visto de entrada, para circular entre os dois países, este já não vinha sendo exigido.