Israel nos últimos anos vem sofrendo um aumento considerável de vinícolas, principalmente em Jerusalém, o que vem aumentando significativamente o enoturismo ou seja, turistas que adoram vinho e procuram visitar as vinícolas e vinhedos para saber todos os detalhes da produção dessa deliciosa bebida.
Em alguns locais, há as chamadas butiques para os mais interessados, pois são pequenas vinícolas cujas uvas têm um sabor mais sofisticado, é o que garantem seus produtores. Esse aumento de fabricantes de vinho é decorrente do famoso festival do Vinho de Israel que ocorre em Jerusalém, há aproximadamente oito anos no Museu Israel.
Nos montes da Judeia, região que fica localizada ao redor de jerusalém, o turista pode contemplar a beleza dessas montanhas em locais privilegiados, com uma vista panorâmica, degustando um delicioso vinho proveniente do local. Uma curiosidade sobre o lugar, é que há mais de três mil anos foram criadas as primeiras prensas para que os produtores pudessem fabricar o vinho.
Salete Dias