Viajar para o Rio de Janeiro nem sempre quer dizer gastar muito. Com algumas dicas baratas é possível se divertir bastante e o melhor, gastando pouco. Dá para conhecer o melhor da cidade sem precisar dever bastante depois das férias, e são pontos bem interessantes. O melhor do Rio de Janeiro é que tudo o que você quer visitar é possível ir de transporte público. Ônibus e metrôs são bem integrados e, ao contrário da Grande São Paulo, em curto intervalo de tempo e com preços de passagens acessíveis. Você pode comprar seus bilhetes de metrô a qualquer hora e o melhor, há ônibus 24 horas do dia, o que te garante sair de uma balada e voltar pagando pouco para casa.
Praia da Tijuca
A Barra da Tijuca é a parte nobre da orla carioca. A Tijuca é mais popular mas nem tão popular assim, com bares bacanas, bons restaurantes e o melhor é o preço baixo. Você pode comprar uma cerveja Itaipava geladinha a preços acessíveis, comer bastante e ainda curtir uma praia mais tranquila. Mesmo em feriados não é uma praia lotada, por isso é bacana para curtir com a família e ter uma bela visão do clima ameno do local. No caminho do centro até a praia de ônibus você ainda passa pelo casarão da apresentadora Xuxa, que mora em região próxima.
http://www.youtube.com/watch?v=CbrsR5XU3NQFeira dos Paraíbas
Você não precisa ser nordestino para visitar a feira dos Paraíbas, que na verdade se chama Feira de São Cristóvão mas ganhou este apelido porque seus frequentadores e vendedores são em sua maioria migrantes nordestinos. A feira é uma viagem a cultura de Estados que fazem a maioria da classe trabalhadora do Estado, como paraibanos, pernambucanos, baianos e outros. A feira acontece sempre de sexta a domingo, com intervalos apenas para dormir e as vezes nem isso quando há shows e festas como no caso dos eventos juninos, que são intensos no espaço. A feira acontece no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, espaço em homenagem aos nordestinos que criaram raízes em terras cariocas em busca de boas oportunidades. O turista não paga nada para entrar e pode ainda se deliciar experimentando alguns pratos típicos do nordeste como macaxeira com charque, cuscuz com leite e um bom cafezinho. Os preços são bem em conta e ainda dá para curtir um forró quase o ano todo.
Arcos da Lapa
Estar em terras cariocas curtir um bom samba regado com uma cerveja gelada é quase obrigatório. Isso você vai conseguir nos pés dos Arcos da Lapa, famoso ponto turístico da cidade que também proporciona uma bela vista dos arcos, com iluminação especial de um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Abaixo, uma série de barracas noturnas e bares são envoltos com uma trilha sonora especial: muito samba que fica até o sol nascer de novo. Você pode se deliciar com diversos espetinhos, que é um prato barato, com cerveja e ouvir ou cantar samba como preferir. O local é tão famoso que até tem cenas mundialmente conhecidas como no filme Amanhecer Parte 2, com o casal Bella e Edward gravando cenas de sua lua de mel por lá.
Shopping São Luiz
Shopping sempre convida a gastar, mas você pode dar apenas uma voltinha nesse e ver o que tem de novo nas ruas. Pode curtir um pouco de lojas que não existem em sua cidade, que não são poucas. Você pode curtir um pouco de descanso e ainda tirar umas fotos bacanas.
Museu de Arte do Rio
Ganhe cultura e ainda gaste pouco para conhecer um pouco mais sobre o universo da arte. O museu de arte do Rio é um dos mais capacitados do Brasil para contar a história de terras cariocas com exposição permanente. Você pode ver objetos restaurados e bem conservados contando a história do Brasil Império, de como o Rio se tornou a capital do Brasil por um tempo e o que ele teve de interessante quando ainda não éramos uma nação, e sim uma colônia de Portugal. Por muitos anos o Rio também foi a cidade mais badalada do Brasil, e tudo isso você confere no museu.
Jardim Botânico
Com uma bela vista verde, o Jardim Botânico do Rio é um dos espaços mais tranquilos para visitas. Famílias vão por lá apenas para relaxar e curtir o clima ameno, mas você pode ir para ter uma boa aula de botânica e rechear seu álbum de fotos também. Fica na zona sul da capital e é aberto ao público de terça a domingo.
Sambódromo do Rio
Ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o local onde o carnaval acontece e é transmitido para todo o mundo não tem graça. Você pode curtir apenas sonhar em ser sambista, pois festa mesmo apenas no carnaval, mas pode visitar o espaço que eventualmente realiza festas e eventos. O carnaval antes era realizado na rua, mas o espaço foi criado para organizar o festejo e é aberto a visitação durante o ano todo.
Pão de Açucar
Você vai andar de bondinho e ainda subir um dos morros mais altos do Brasil, que fica no coração da cidade e proporciona uma bela vista do Estado como um todo. É lindo e ainda tem direito a fotos de graça. Você pode curtir o clima ameno mas leve um casaco, pois quanto mais alto mais fria é a cidade.
Real Gabinete Português da Leitura
É um local tranquilo, turístico e ainda fica na frente da Praça Tiradentes, que é outro ponto bem conhecido e histórico da cidade. É um espaço para ler mas também para visitar e conhecer de perto um dos prédios que ainda estão de pé desde o tempo do Brasil império, quando tinhas um rei e uma rainha vivendo por aqui. O melhor: você paga um valor bem pequeno para entrar e pode tirar fotos.
Lagoa Rodrigo de Freitas
Ponto conhecido da cidade, você pode descansar e tirar muitas fotos em frente a lagoa mais famosa da cidade, que é segura de dia e bem movimentada, com famílias inteiras indo só curtir um bom clima e um local gratuito para visitar.