Lituânia
Procurando um país diferente para visitar em suas férias? Uma dica de viagem que temos para hoje é conhecer a Lituânia, um dos países bem diferentes do roteiro tradicional França, Itália e Inglaterra que todo mundo faz quando pensa em sair do continente americano. A Lituânia fica ao sul da Polônia é um belo país para se conhecer. O clima é ameno, tem muitos campos abertos e, por isso, pode ser uma ótima opção de viagem de férias. O país não é tão velho assim, tem menos de mil anos que é reconhecido como o país, mas nada disso tira o seu charme. Por lá se fala russo, mas não é incomum ver as pessoas falando inglês também, por causa dos turistas. A região tem uma boa gama de hotéis e restaurantes e com preços bem em conta, pois não faz parte do roteiro tradicional dos viajantes de carteirinha. Dá para fazer compras e curtir sem gastar muito.
Tunísia
Tunis é a capital da Tunísia e é um país que todos deveríamos conhecer uma vez na vida. Como os países árabes possuem uma cultura bem diferente da ocidental e bem antiga, são extremamente religiosos e culturais também, ótimos para aprender sobre o surgimento dos povos, enveredar por novos costumes e adquirir muito conhecimento. A Tunísia deve ser um dos países complicado para se viver, pois é bem interessante já nas suas ruas, com trânsito engraçado de tão caótico, com mão e contramão que jamais são obedecidos pela quantidade de carros nas ruas. O mais interessante é que ninguém sofre acidente! O centro de Tunis é o local com maior população e também onde fica a maior quantidade de hotéis e restaurantes. É uma cidade bem viva culturalmente, com muitas festas e eventos o ano todo e um povo bem convidativo para quem quer viver alguns dias e aprender um pouco de árabe (mas apenas um pouco, porque são vários dialetos!).
Zâmbia
A África é um dos continentes mais interessantes do mundo se você é um turista interessado em história. Em uma viagem ao redor do berço da humanidade você vai perceber o quanto cada país difere do outro, às vezes de uma forma tão gritante que nem parece que estamos no mesmo país. Quem conheceu a África do Sul vai parecer que mudou de continente ao ir visitar a Zâmbia, cuja capital é a cidade de Lusaka, um país ainda em evolução. A Zâmbia é um país que ainda não completou os seus 50 anos de liberdade, por isso ainda está evoluindo bastante em busca da maior aceitação do mundo de suas cidades como locais para turismo. É um enorme contraste observar a Zâmbia como um país para viajar, pois os prédios ainda estão em ampliação e nas ruas o comércio divide espaço com carros antigos, frutos de uma economia ainda se recuperando de anos de guerra civil.
Letônia
A Letônia tem um nome bem mais charmoso, que é República da Letônia e é uma das três Repúblicas Bálticas. É um país pequeno se compararmos ao Brasil, mas nem por isso quer dizer que é um país com menos importância. Ele é lindo, repleto de belezas naturais e também com bons pontos turísticos para visitar. Se você é um dos fãs do ecoturismo, vai curtir ainda mais uma viagem para a Letônia, pois as florestas cobrem quase metade do território, o que favorece o turismo ecológico e também para quem quer fazer um turismo fotográfico. A maioria da população da Letônia é de russos e este é o idioma que vigora por lá. É um país repleto de verde e um clima frio impera nos tempos de inverno. O país é bem pequeno, divido em apenas 26 distritos e longas estradas os cortando.
Kosovo
Kosovo tem seus dias contados para ser considerado um país, pois lutou por isso. Se fossemos tratar como um país apenas regiões grandes, com certeza não seria o caso de Kosovo, que ainda não é reconhecido pela Espanha e pela Rússia por sua independência. O país é bem menor do que São Paulo, mas nem por isso deixa de ser um ótimo local para conhecer, passar as férias e, quem sabe, aprender muito sobre história e conflitos éticos e culturais. A região de Kosovo é altamente problemática em relação à habitação por ter culturas diversas morando por lá e cada uma brigando por seu espaço. Entretanto, é um ótimo local para se conhecer e volta e meia somos agraciados com a sua grandeza cultural e seus costumes diferentes. Por lá até a alimentação é diferente da ocidental, eles comem uma carne quase crua como prato típico e frutas não fazem muito a sua praia.
Níger
A República do Níger está localizada no centro-oeste africano, tendo como maior cidade Niamei, que é também sua capital. Como limites têm Argélia, Benin, Burkina, Faso, Chade, Líbia, Mali e Nigéria. De acordo com um senso realizado há nove anos, sua população era então de 10.639.744 habitantes e a mortalidade chegava a 122,3 mortes a cada mil que nasciam. Este é mais um país africano aonde assusta o analfabetismo, que chega a 85% da população, e onde a média de vida é de, aproximadamente, 42 anos de idade. Quanto às crenças religiosas, 90% seguem o Islamismo e os restantes 10% tem outras crenças tradicionais. O idioma oficial do Níger é o Francês, entretanto fala-se também Hauçá, Djerma, Tuaregue e Fulani. A capital Niamei, construída junto à bacia do rio Níger, é uma das cidades que merece ser visitada, pois oferece muitos atrativos aos turistas, como é o caso do Museu Nacional, que mostra muito da história do país.
Namíbia
País da África Austral que se limita com Angola, Zâmbia, Botswana, África do Sul e Oceano Atlântico. Apesar da costa marítima, este é um país onde os desertos predominam. Com uma população de aproximadamente 1.500.000 habitantes, que se concentram na zona da capital Windhoek e no Norte do país, em certas regiões não se encontram moradores, ficando com uma densidade populacional que pode chegar a zero. Embora com uma natalidade alta, não é esperado um grande aumento da população, pois os soropositivos chegam a 15%. A média de vida na Namíbia não ultrapassa os 39 anos de idade, com uma mortalidade infantil média de 7,2%. Embora falem outras línguas, como africânes ou alemão, a língua oficial é o inglês. A capital Windhoek é reconhecida por sua segurança e limpeza e é uma das cidades mais procuradas pelos turistas que chegam a este que é um dos países mais fantásticos do Sul do continente africano.
Quênia
A África não é apenas um país, como todos costumam imaginar pela ausência de informação dos jornais e revistas. Este continente tem muitas belezas e um dos países que merece mesmo uma visita é o Quênia, cuja capital é Nairóbi e é um ótimo local. Fãs de ecoturismo com certeza já ouviram falar do Quênia, um país que possui riquezas animais conhecidas no mundo todo. Os maiores parques abertos do mundo estão no Quênia, onde é possível ver leões em reservas e andando ao natural em um safári. Os fotógrafos e turistas amantes da natureza possuem uma bela opção ao fazer um safári no Quênia, mas é preciso ter bastante cuidado porque não é tão simples assim. É preciso uma série de medidas, como vacinas e autorizações para partir em um jipe, porém, como é um roteiro comum, não é difícil conseguir. Visitar o Quênia pode ser uma ótima sugestão de férias com a família.