Cidades como Brotas e Socorro no estado de São Paulo escondem como destino turístico segredos como criatividade, associativismo e pioneirismo. Oferecem ainda turismo e acessibilidade numa importante troca de experiências com os empresários do setor.
Cidades são Pioneiras
Praticas turísticas como é o caso do rapel nas cachoeiras devem o pioneirismo a Brotas (SP), assim como a cidade de Socorro que também é paulista foi uma das primeiras a realizar as adaptações necessárias para fazer cumprir na integra a legislação garantindo acessibilidade às pessoas que possuem necessidades especiais ou que tem mobilidade reduzida.
Foi com muito empreendedorismo e criatividade a solta que estas duas cidades de São Paulo fizeram por onde mudar seu perfil em turismo e hoje se tornaram destaques quando o assunto em pauta é aventura e sustentabilidade.
Observar para Aprimorar
Com o objetivo de mais aprender com novas experiências, empresários do setor participaram da 3ª etapa do programa Benchmarking em Turismo 2010- Vivencias Brasil do Ministério do Turismo que a ABAV executou com a parceria do SEBRAE e da EMBRATUR.
Esse é um programa cujo objetivo é identificar em destinos referencias, praticas que sejam eficientes nas operações turísticas e que sirvam Omo exemplos para aquelas empresas que se encontram atuando no setor.
Foco de Observação
Entre os dias 2 e 6 de agosto aconteceu uma nova etapa do programa onde o foco foi a observação do turismo de aventura. O programa tem como objetivo viabilizar condições para que destinos semelhantes em outros pontos do Brasil possam fazer uso de estratégias semelhantes ou mesmo iguais aquelas usadas em Brotas e Socorro. Ressalvando-se aqui o fato de que poderão sofrer adaptações de acordo com as características da região.
Praticas de Promoções
Segundo Daniel Spinelli que é o coordenador técnico do projeto foi observado nas duas cidades praticas de promoção muito inteligente que podem também serem adotadas em outros destinos. Brotas se valeu de Daniel, o cantor sertanejo que nasceu naquela cidade para fazer a promoção de seus atrativos.
Quanto à cidade de Socorro fez uso do projeto piloto de acessibilidade para deficientes em referencia e vitrine para chegar a seus objetivos. A verdade é que a partir desta nova etapa e dessas duas cidades, destaque em sustentabilidade e aventura, o turismo de aventura ganha um novo horizonte.
Criação do Conselho de Turismo
Além da contribuição dos fatores naturais, boa parte do grande desenvolvimento em turismo de aventura e sustentável que se desenvolve em Brotas e Socorro se deve a criação do Conselho do Turismo (CONTUR), um conselho representativo e independente que deu voz, a operadores e agentes. Com isso chamou a atenção do Poder Público. Além disso, um conjunto de leis protege os empresários e exige acessibilidade em empreendimentos feitos.