Belém

Naturamente, quando se fala da capital do Pará, lembramos do Círio de Nazaré, do pato no tucupi e do mercado ver-o-peso, mas não é somente isso que Belém tem. Com características originais , mas em constante processo de revitalização, estamos falando de um dos mais belos destinos que você pode escolher dentro do Brasil.

Prefeitura

Revitalização e Arquitetura

No bom trabalho de recuperação das paisagens de Belém, está a Estação das Docas, um conjunto de armazéns que estavam em abandono, às margens do porto da baía de Guajará. O complexo outrora morada de andarilhos e insetos, ganhou fachadas envidraçadas e status de espaço cultural e gastronômico, com barzinhos, restaurantes, cinemas e exposições sobre arte. No mesmo conceito, reaproveitaram as instalações do presídio São José, onde se estabeleceu o Pólo Joalheiro, onde se localiza o Museu de Gemas e a Casa do Artesão. O Sobrado Onze janelas, uma bela obra arquitetônica que funcionou como hospital militar e que estava abandonado, ganhou status de Galeria de Arte.

Escolas

Ainda podemos falar do Theatro da Paz, obra suntuosa financiado com o dinheiro dos antigos barões da borracha e Belém ainda tem duas das mais belas obras arquitetônicas no formato de igrejas: a Catedral da Sé e a Basílica de Nazaré, que são os pontos de partida e chegada do Círio – com dois milhões de pessoa é a maior procissão do Brasil.

Belém

Mercado Ver o Peso

Não podíamos deixar de falar de Belém sem o tradicional mercado, que está firme e forte e é o ponto de encontro de muitas pessoas locais, e sem dúvida alguma, o melhor lugar para se aprender e experimentar as delícias da culinária regional. No interior do mercado, as barraquinhas vendem de tudo que o turista desejar: variadas frutas, inclusive as que só se encontram por lá, temperos, ervas e o tacacá, que é um caldo feito com goma de mandioca , uma erva chamada jambu, pimenta de cheiro e camarão. O tacacá é servido fervendo, irônico fato devido ao grande calor que assola a cidade o ano quase que inteiro.

Na culinária, a cidade ganhou muitos pontos com o passar dos últimos anos, acho que devido à revitalização do centro, vários restaurantes de diversos tipos de culinária chegaram à Belém, que fazem uma surpresa aos clientes com a diversidade dos ingredientes da culinária local.

Atrações Culturais

Na cidade velha o turista encontra a maior parte do preservado e significativo conjunto arquitetônico, conjunto herdado da época do período colonial, é especialmente formado por casarões com azulejos portugueses que estão abrigando museus e galerias culturais. O suntuoso casarão que abriga o Theatro da paz foi construído em 1878 com a verba financiado pelos barões da borracha. A melhor época para visitar esse teatro é em agosto, onde há o festival de ópera, com artistas internacionais fazendo exibições.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *