O Centro Ian Potter, localizado em Melbourne, na Austrália, é casa de parte da coleção de arte da Galeria Nacional Vitoriana. Nele são exibidas mais de 20 mil peças entre pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, tecidos e roupas. Um de seus pontos fortes é a grande quantidade de obras de origem aborígene, tendo sido o primeiro a ter uma exposição permanente voltada para este tipo de arte.
O desenho do prédio foi encomendado ao Lab Architeture Studio, e ganhou diversos prêmios de design de interiores no país e no mundo. O projeto, através das pinturas e texturas usadas, assim como dos móveis escolhidos e divisões anteriores, foi pensado de forma a estimular o visitante, enfatizando a arte exibida, ao invés de competir com ela, como acontece em alguns museus mais antigos, especialmente os construídos em estilo neoclássico.
Além dos trabalhos que tem seu lar no centro, ele também abre espaço para exposições itinerantes, exibindo obras de arte de todo o mundo. A coleção da galeria é uma das mais antigas e mais conhecidas da Austrália.