No mundo diversos são os locais que nos encantam com suas belezas naturais e construídas e que ao observar fotos e conhecer suas histórias nos despertam aquela vontade de viajar e explorar os mais variados ambientes do mundo. Na natureza observamos paisagens perfeitas, outros nos encantam com seus mistérios e outros devido seu glamour e elegância, mas hoje vamos tratar sobre um local misterioso e que ainda não é totalmente conhecido pelo homem e que é o destino certo para quem ama se aventurar em viagens, vamos falar sobre a Caverna Krubera Voronia.
A caverna Krubera Veronia também é conhecida pelo nome de simplesmente caverna voronya e é localizada na república independente da Geórgia, na região do Caucaso, no maciço Arabika. Essa é uma caverna muito famosa por ainda não ser conhecida sua total profundidade e a entrada dessa se localiza a 2240 metros de altitude e a quinze quilômetros do mar Negro.
Anos De Exploração Da Caverna
O primeiro registro de exploração da caverna foi no ano de 1960, onde pessoas da Georgia identificaram a caverna e entraram 180 metros. Após vinte anos vieram outros exploradores que adentraram alguns metros a mais indo até seus 340 metros. Em agosto de 1999 foi realizado uma expedição com ucranianos que adentram 230 metros e fazem a descoberta de uma abertura que os conduzia a mais 700 metros de profundidade.
Em 2000 a exploração continuou por outra equipe e conseguiram atingir os 1200 metros e alguns meses depois atingiram 1410metros e após alguns meses atingiram outra abertura aos 1350 metros que conduzia o grupo a mais 1710 metros de profundidade.
A exploração não parou no ano de 2001, em agosto de 2003 uma nova exploração descobriu novas passagens conduzindo a novas profundidades e em 2004 uma dessas novas passagens conduziu a uma profundidade de 1810 metros. No mesmo ano novas passagens foram descobertas e alguns meses depois continuaram a descer por essas passagens os levando a uma profundidade de 2080 metros. Essa foi a primeira vez na história que pessoas conseguiram atingir uma profundidade tão grande, passando dos 2000 metros de profundidade.
No ano de 2005 outra equipe consegue atingir quase 2000 metros de profundidade novamente e a equipe que já tinha atingido os mais de 2000 metros ultrapassam a profundidade anterior e atingem os 2140 metros de profundidade. Foi durante os anos de 2004 e 2005 que a caverna atingiu o máximo de profundidade que conseguiu ser explorada até hoje.
Foi apenas em julho de 2012 que uma das equipes inicia estudos acerca da biologia do local, onde foi analisado detalhes desde a entrada da caverna até a região final dessa caverna. Foram dois biólogos principais que foram responsáveis por essa exploração: Ana Sofia Reboleira e Alberto Sendra.
A entrada para a caverna é bem estreita em alguns pontos, já em outros ela é mais larga. Muitos acreditam que essa não é uma caverna isolada, mas que faz parte de um sistema hidrológico que acaba por interligar outros locais na costa do Mar Negro. Para quem adora se aventurar e conhecer locais exóticos e cheios de adrenalina a caverna Voronya é uma excelente opção de destino.