O carnaval da cidade de São Paulo baseia-se no desfile das escolas de samba que acontece no Sambódromo do Anhembi, que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Os desfiles do grupo especial de São Paulo acontecem todos os anos na sexta-feira e no sábado
Em São Paulo temos cerca 200 agremiações carnavalescas entre escolas de Samba e blocos sejam esses atuantes ou extintos. Dentre essas 200 agremiações se destacam as escolas Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Camisa Verde e Branco, Unidos do Peruche e Nenê de Vila Matilde que são as consideradas mais tradicionais e vencedoras dentre todas.
Apesar de tamanha tradição, em 2011 tivemos como rebaixados para o grupo de acesso as escolas Unidos do Peruche e Nenê de Vida Maltide. A campeã em 2011 foi a Vai-Vai e subiram do grupo de acesso Camisa verde e branco e Dragões da Real.
A subida dessas escolas fará com que no carnaval de 2012 três escolas de samba que representam os grandes do futebol da cidade de São Paulo desfilarem concorrendo no sambódromo.