Barra do Garças tem se destacado no cenário do estado de Mato Grosso como um importante pólo turístico regional, oferecendo aos turistas a oportunidade de desfrutar de suas paradisíacas nos meses de junho, julho e agosto, ou seja, em pleno inverno brasileiro. Neste artigo nós vamos saber um pouco mais sobre a cidade de Barra do Garças e sobre o seu potencial turístico.
Portal da Amazônia
Barra do Garças é também reconhecida como Portal da Amazônia, que tem como seu marco o obelisco que fica na entrada desta cidade demarcando o início da Amazônia legal, no paralelo 16.
A cidade tem mais de 100 mil habitantes e conta com uma extensão de 9.142,008 quilômetros quadrados, estando localizado a318 metros de altitude encravado nos pés da Serra Azul, uma extensão da Serra do Roncador, sendo banhado pelos rios Garças e Araguaia, além de vários córregos que circundam a serra e em seu caminhos formam inúmeras cachoeiras de incrível beleza.
A Serra do Roncador
Quando falamos em turismo nessa região do Estado do Mato grosso não podemos deixar de falar da Serra do Roncador, considerada como a meca nacional do turismo místico. A serra tem esse nome porque o vento ronca ao passar pelas entradas de pedras nos morros.
Comtam as lendas que a entrada para a civilização perdida de Atlântida fica no entorno da Serra do Roncador, e procurando esta entrada para as cidades subterrânias que existiriam no pé da Serra é que teria desaparecido o coronel Fawcet.
Pontos turísticos
A cidade de Barra do Garças devido a sua localização geográfica é privilegiada com atributos naturais, oferecendo aos moradores e turistas um espetáculo de inigualável beleza para todos os gosto.
O obelisco que demarca a entrada da Amazônia Legal é um marco importante da cidade, mas além disso ela é presenteada com uma natureza exuberante, com matas, cachoeiras, aguas termais em Caldas Novas, praias, turismo místico no pé da Serra do Roncador no local denominado Alto Paraíso, além de inumeras cachoeiras que se espalham por locais inusitados, formando um cenário idílico.
Existe na cidade também um discoporto, ou seja, um aeroporto para discos voadores.
A cidade – infraestrutura
O inicio de povoado se deu em 1924, porém foi em 15 de setembro de 1948 que o município se emancipou, com uma área de 212 mil quilometros quadrados, o que lhe dá o título de maior cidade do mundo em extensão territorial.
O município tem uma boa infraestrutura para receber os turístas e tem recebido investimentos do Governo Federal no sentido de desenvolver projetos voltados para o turismo, inclusive com a modernização do aeroporto local.
A visita a cidade de Barra do garça proporciona ao turista a oportunidade de conhecer locais incríveis, que mistura sonho e realidade. Independente de acreditar nas civilizações perdidas de Atlantida ou em discos voadores o clima que você encontra nesses locais é impressionante, e certamente vale a pena conhecer mais este pedaço do Brasil.
barra do garças e uma linda cidade so que tem 100 milhabitantes creceu muito em