De acordo com o Plano Estratégico de turismo um dos pontos que mais tem afastado os turistas da capital da Catalunha é sem a menor sombra de duvidas a sujidade da cidade e a insegurança que impera na capital.
Pontos de Atração
Temos possivelmente em La Rambla, nas obras de arquitetura de Gaudi, na Sagrada Família, os pontos de atração considerados mais importantes que existem, para os visitantes que buscam Barcelona como destino turístico, mas a verdade é que estes não bastam para que os turistas possam usufruir de todas as potencialidades que tem a cidade. Estes pontos apesar da grande importância que tem contrastam com muitos aspectos negativos como é o caso do barulho, da insegurança, da sujeira e pior ainda, da importância reduzida que é dispensada a muitos nichos que pertencem ao mercado turístico e que não são devidamente valorizados.
Conclusões do Plano Estratégico
O que foi citado acima são conclusões do Plano Estratégico de Turismo de Barcelona que foi proposto com o objetivo de garantir para o futuro uma procura turística maior. Por este motivo são feitos novos perfis de quem busca a cidade como opção em viagens e ao mesmo tempo é feita menção a falta total de atenção que é dada ao viajante de mochila nas costas ou o mochileiro como se costuma chamar no Brasil e também a desatenção aos turistas espanhóis.
Marcos de Importância
Turistas individuais, de mochila nas costas e ainda os casais sem filhos devem ser considerados como marcos de grande importância no que se refere ao turismo em Barcelona. Atualmente a capital da Catalunha tem a procura de pessoas de alto poder aquisitivo e com idade entre os 50 e 65 anos de idade, além é claro dos convencionais turistas e da geração de pessoas da terceira idade que se delicia comprando o que não podia em seus tempos de jovens.
Potencialidades Direcionadas
O Plano encontrou formas de direcionar as potencialidades turísticas da cidade para estas pessoas com uma antecipação as tendências do mercado incrementando os pontos considerados positivos e limitando os negativos ou apenas mais fracos. Entre os pontos importantes foi citado o fato de que muitos turistas retornam a cidade sendo que outro fato interessante é que estes turistas vêm dos mais diferentes destinos o que é também positivo para Barcelona.
Destaque ao Mercado Gay e Lésbico
Entre os produtos que o Plano indica que podem ser potenciados na cidade se destaca o mercado gay e lésbico uma vez que são grupos que tem na cidade grande aceitação. Também foi dado destaque as rotas que fazem entre várias regiões uma viagem única e também a iniciativa que tem o objetivo de atrair turistas que façam o triângulo Barcelona, Paris e Milão. Explorar a parte desportiva na cidade é outro ponto a ser potencializado.