Após participarem de um curso de capacitação em turismo rural que faz parte do programa Cultivando Água Boa, a turma composta por 28 produtores assinaram Carta de Intenções para o Desenvolvimento do Turismo Rural, no dia 28 de outubro em Marechal Candido Rondon.
Essa assinatura marcou o termino do curso ministrado e que foi direcionado a produtores de ordem familiar não só de Candido Rondon como também de Quatro Pontes, Ouro Verde e Toledo, na região Oeste.
Objetivo Dessa Ação
O objetivo principal dessa que é uma ação voltada para o turismo rural é a promoção de oportunidades e alternativas de renda com a agricultura familiar para familiar que vivem na Bacia do Paraná. Nessa iniciativa temos como parceiros principais o Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA).
A Caixa econômica federal e ainda a Agencia de Desenvolvimento regional do Extremo Oeste do Paraná. De acordo com João José Passini que é o gestor do projeto Desenvolvimento Rural sustentável, que é um projeto que também faz parte do programa Cultivando Água Boa, o documento que assinaram contém os compromissos mais importantes dos produtores para que realmente cheguem ao desenvolvimento do turismo rural naquela região.
Quem São os Participantes do Curso
Foi a partir de discussões promovidas durante o curso de capacitação que esta carta de intenções foi elaborada. Sendo os participantes do curso pessoas que tem interesse especial no turismo rural a verdade é que cada um desses participantes já tem alguma iniciativa nesse segmento.
Através desse documento, eles numa aposta no turismo rural assumem um compromisso para que juntos trabalhem no sentido de conseguir recursos e apoio para dar continuidade a seus projetos que já estão em andamento e também possam contribuir para a elaboração de outros. Tudo isso não tem o objetivo apenas de fazer apenas um treinamento, se trata sim de uma forma de mobilização de grupos que se interessam na promoção do turismo rural.
Há Grande Potencial A Se Desenvolver
Na Itália o turismo rural tem muita força e observando-se tudo o que temos aqui no Brasil chega-se à conclusão que temos um potencial muito grande para desenvolver e fazer com que esse tipo de turismo aqui fique tão forte quanto na Itália. Muitas pessoas podem ser encontradas pelo interior do Brasil que já fazem isso, buscando desenvolver em sítios e outras propriedades rurais atividades afins a promoção desse turismo.
É grande o numero de pessoas que está começando a despertar para essa atividade como uma forma de aumentar a renda e começam a explorar turisticamente suas propriedades. Esse curso serviu para esclarecer e orientar os agricultores no sentido de buscarem alternativas viáveis para a realização de seus planos em relação ao desenvolvimento de atividades afins ao turismo rural.