Existem várias acrópoles pelo mundo, mas nenhuma delas é tão famosa como a de Atenas. Essa colina rochosa, no caso da Grécia, está localizada acima de 150 metros do nível do mar. O nome Acrópole de Atenas é fácil de ser entendido, pois ela está localizada na capital da Grécia e leva o seu nome. A sua importância e destaque entre outras acrópoles é que ela abriga duas grandes construções da Grécia, o Erecteion e o Pártenon.
Acrópoles Da Antiga Grécia
E já que estamos falando de Antiga Grécia, vamos explicar o que eram as acrópoles para os povos antigos. Eram as “cidades altas”, pois de fato, eram construídas nos pontos mais altos da cidade e não era por acaso, e sim, como forma de proteger-se do ataque dos inimigos. Além de ficarem no alta, as cidades altas eram rodeadas por grandes muralhas.
A segunda função que as acrópoles ganharam, ainda falando da Antiga Grécia, foi de tornaram-se sedes religiosas ou administrativas civis.
A Acrópole de Atenas foi erguida em 450 a.C. a pedido de Péricles, o estadista da época, que a dedicou a Atena, a deusa que protegia a cidade. O que restou dessa obra foram somente ruínas, o que se pode observar nos dias de hoje é o portal para entrada, o Propileu; também podemos ver o principal templo, o Pártenon; o templo dos deuses, Erecteu, ainda pode ser observado; e o Templo de Atena Nice, que servia para representar a harmonia da cidade.
Geologia Da Acrópole De Atenas
A Acrópole tem como uma das características principais, três degraus em cada um dos três lados. A subida deve ser feita caminhando e somente pelo lado oeste. A de Atenas tem uma ligação estreita com a colina do areópago.
A formação da Acrópole de Atenas é composta de pedras calcária azul-cinzenta e elas estão apoiados em camadas de xisto arenoso. Com essa formação, se observa fontes de água que ficam bem próximas do início da colina.
História Da Acrópole De Atenas
Segundo estudos sobre a composição da Acrópole de Atenas, na sua formação prevalecem artefatos do período Neolítico, porém, existem traços de cerca de 6000 a.C. Porém, no que diz respeito a Idade do Bronze, não se tem certeza, que existiu algum tipo de habitação no topo da colina. Acredita-se que se existiu, serviu para abrigar oficinas e lugares para cultos.
O que se tem certeza é que uma muralha cercava o lugar. A construção em torno media cerca de 6 metros de largura, feita com blocos de pedra largos e para agregá-los era usado argamassa feita de terra, cujo nome dado pelos gregos era “emplekton”.
O portão era oblíquo e a forma era micênica, típica da época nas construções, além disso, tinha um parapeito e a torre, que tinham como objetivo proteger o local e facilitar a defesa em caso de ataque.
No chamado Período Negro que passou a Grécia Antiga, dados históricos apontam que a a Acrópole de Atenas foi poupada da destruição quase massiva que sofreram outras construções da cidade. Porém, é uma fase e uma história que não se conhece muito. Mas, que uma outra parede teria sido construída e ajudou a mantê-la intacta dos grandes ataques.
Sobre A Época Arcaica Na Antiga Grécia
Em meados do século VI a.C. sabe-se que foi construído um templo para homenagear a padroeira da cidade, Atenas Polias e para tal foi usada a pedra calcária. Graças a essa construção foi possível manter muitas relíquias da época que ficaram protegidas nos ataques.
Esse templo teria sido o segundo construído sobre a Acrópole de Atenas. Em seguida foi construído um novo temploo, o Archaiios Naos, o Templo Antigo, seguido do AntigoPártenonn, este último erguido com mármore.
A construção do Antigo Pártenon começou quando terminou a Batalha de Maratona, em 490 a.C. Nesta época foi trocado o portal micênico, no seu lugar foi colocado o Propileu Antigo, que tinha características mais de um portão festivo do que algo que servisse para a proteção da construção. Porém, essas obras não foram concluídas, neste meio tempo, aconteceu a invasão persa e tudo foi destruído. Tudo aquilo que era considerado impuro, depois da guerra, foi queimado e enterrado. Entre esses objetos, muitos faziam parte da última construção e eram usados em cultos realizados nela.
Péricles E Suas Construções Na Antiga Grécia
Boa parte das construções que foram erguidas na época chama de “era de ouro” foram determinadas pelo líder da época, Péricles. A “era do ouro” compreende o período de 460 – 430 a.C., em Atenas. Os famosos escultores e arquitetos da Antiga Grécia, Calícrates e Fídias conseguiram reconstruir muito do que se havia perdido nas últimas batalhas na Acrópole de Atenas.
Porém, o trabalho final da Acrópole de Atenas só pode ser visto durante o século V a.C. A ordem para terminar as laterais que faltavam, que eram as muralhas, foi de Temístocles e Cimon. Por último, o Pártenon foi um encomenda de Péricles.
O Propileu, por sua vez, começou a ser construído em 437 a.C. por Mnésciles, o grnde portão com colunas feitas em mármore, que foi feito sobre o propileu Pisístrato. A obra terminou somente em 432 a.C. Entre o início e o fim da construção, a obra esteve parada por conta de uma guerra, a de Peloponeso.
Também foram erguidas no mesmo período o “balcão das cariátides”, com esculturas que substituíram as colunas, entre as figuras, Posidão, Atena Polias, Ericteu, entre outras.
O têmeno de Ártemis Baurônia ficou entre o templo de Atena Nice e Pártenon. Uma deusa que tinha um urso como sua representação. Além disso, próximo a essa estátua foi construída a Atena Promacos, erguida por Fídias. A escultura tinha 9 metros de altura e sua base, um metro e meio.
Do lado de fora da Acrópole de Atenas poderia ser observado o Teatro de Dionísio, que foi palco de grandes peças durante a Antiguidade. E ainda, o Teatro de Herodes Ático, bem perto.
O Teatro Dionísio teria ainda servido de palco para produções teatrais modernas, apresentado obras de Eurípedes, Ésquilo e Sófocles. O lugar abrigava milhares de pessoas e tinha uma acústica perfeita.
A Grécia é um dos lugares mais interessantes do mundo. Conhecê-la é desejo de muitos, principalmente daqueles que amam as artes, pois as arquiteturas gregas estão carregadas de histórias fascinantes, além de ser a Grécia o berço de uma antiga civilização, que serviu de modelo a muitas outras, até mesmo para Roma. Um dos locais mais visitados da Grécia é a Acrópole de Atenas.A Acrópole A Acrópole de Atenas é considerada a mais importante.
Sua construção ocorreu em 450 a.C., ordenada pelo estadista Péricles, em homenagem à deusa Atena, padroeira da cidade. Sua estrutura, no alto de uma montanha (por isso se chama Acrópole) destinava-se, principalmente à defesa da cidade, pois era possível observar melhor ao seu redor, evitando possíveis invasões inimigas. É a principal entre as cidades altas da Grécia Antiga e nela moravam pessoas de grande poder. Localiza-se em Atenas, capital da Grécia. Sem dúvida, um ponto turístico muito belo, que merece ser visitado.