A Linha Maginot

A Muralha da China

Se tornou famosa como a maior muralha já construída pelos homens. O que pouca gente sabe é que a França também já teve um sistema de proteção grandioso também, que alguns comparam com a muralha da China. No entanto, o que os franceses possuíam era um complexo de fortalezas gigantesco que era interligado e possuía o nome de Linha Maginot. Esse sistema de fortalezas começou a ser projetado em 1929 e visava ser um sistema intransponível. O objetivo era fortificar a fronteira com a Alemanha, que sempre foi um inimigo da França.

A Linha Maginot

Durante a Segunda Guerra Mundial, os franceses imaginavam que a Linha Maginot conseguiria conter o avança das tropas nazistas até que conseguissem desenvolver sua indústria bélica. Infelizmente todo esse preparo dos franceses foi em vão, pois os alemães decidiram invadir a França pela fronteira com a Bélgica, parte onde a linha Maginot ainda não havia sido terminada.

Estrutura da Fortaleza

A construção terminou quando a Segunda Grande Guerra se iniciasse. A fortaleza foi dividida em diversas unidades militares que ficavam distantes apenas 10 quilômetros uma da outra. Cada unidade ficava sob a terra, numa profundidade aproximada de 30 metros. Essas unidades tinham alojamentos para os soldados, depósitos para alimentos e armamentos e até miniusinas para que fossem independentes. Sobre a terra ficava apenas as baterias de artilharia, cada uma apoiada por casamatas de diversos tipos e postos de observação.

Fortaleza

A parte construída da Linha Maginot possuía um total de 200 quilômetros de extensão. No total existiam 50 grandes unidades para uso militar, cada uma contendo o necessário para manter os soldados. Os alojamentos para os soldados contavam com sistema de tratamento de esgoto (por produtos químicos), água corrente e camas. As entradas para munição e soldados ficavam do lado francês da linha, mas mesmo assim eram extremamente vigiadas. As unidades possuíam centrais telefônicas e aparelho transmissor-receptor de rádio. A artilharia estava sobre o solo e espalhadas por toda a extensão da Linha Maginot. Canhões também faziam parte da estrutura. O depósito para munição era dividida em três partes, para evitar que uma explosão provocasse grande perda.

A Linha Maginot possuía até uma estrada de ferro interna para transportar munições e homens, e cada unidade possuía geradores movidos a diesel para fornecer energia caso a energia elétrica fornecida pela França fosse cortada. A fortificação da fronteira era tão grande que antes mesmo de chegar à Linha, os soldados inimigos teriam que enfrentar valetas de 3 metros de profundidade, cercas de arame farpado, blocos antitanques e campos minados.

Estrutura

A Linha de Maginot Atualmente

Depois que os alemães invadiram a França foi constatado o fato de que a Linha não era instransponível, pois as modernas táticas de guerra foram mais eficientes do que fortificações estáticas. Hoje em dia a Linha Maginot virou uma área para o cultivo de variedades de cogumelo, além de servir como adega para vinhos ou ainda como ponto turístico da França.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *